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Home Destaques

PREMISSAS ERRADAS E FORA DAS NORMAS

identicon por Nora Gonzalez
23/01/2019
em Destaques, NG, Visão Feminina






Novamente fui levada a filosofar esta semana e, mais uma vez, a razão é o assunto desta coluna. A mais recente invencionice de autoridades municipais para interferir nas normas de trânsito aconteceu em Tietê, interior de São Paulo.

Pois é. A novidade é que a Prefeitura resolveu pintar o asfalto da cidade de azul claro. Sim, caros leitores, é isso mesmo. A ideia foi da Secretaria do Meio Ambiente que disse que o azul reflete mais do que a cor natural do asfalto, absorve menos calor e evita o superaquecimento do material. Técnica e teoricamente, as premissas não estão totalmente erradas. De fato, azul claro, como qualquer cor mais clara, reflete mais a luz do que as cores escuras. Então por que não pintaram de branco, que é a cor que mais reflete a luz? Segundo o secretário, porque geraria muita luminosidade e causa transtorno visual. Novamente, correto, mas o mesmo se aplica às cores claras como o azul ciano utilizado pela Secretaria. Alguém testou o conforto visual dos motoristas ou dos transeuntes? Não encontrei absolutamente nada sobre isso (Foto de abertura)

Outro problema com esta teoria é que ela parte de outra premissa errada. Segundo o secretário, ele percorreu a rua com um termômetro e alguns jornalistas e mostrou que no asfalto sem pintura a temperatura alcançava os 54 ºC, enquanto nos trechos pintados foram registrados 47 ºC. Ninguém que tenha conhecimentos mínimos de Física vai negar que no local haveria, de fato, uma redução da temperatura. Mas aí vem a pérola: segundo a autoridade, com a diminuição do calor, os moradores podem reduzir o uso de ventiladores e ar-condicionado. Segundo ele, a economia nas contas de energia poderia chegar a 10%. Hã?

Como meus caros leitores sabem, sou pragmática e adepta das provas. Por isso gostaria de saber por qu não fizeram a medição de temperatura próximo das casas, de preferência, dentro, que é onde os ventiladores e aparelhos de ar-condicionado são usados. Aposto que com essa única medida não deve ter havido a menor diferença de temperatura e ninguém vai deixar de ligar algum desses aparelhos no verão — sequer usá-los menos.

Incomoda-me (olha a ênclise da semana) o uso de argumentos falhos em nome de um bem maior. É claro que ninguém é contra a redução do consumo de energia, especialmente se não houver desconforto algum. Mas usar essa premissa para dizer que isso vai acontecer graças a algo que sequer foi provado é falta de conhecimento ou má fé.

Pela foto de abertura, percebe-se o baixíssimo índice de verde do mesmo quarteirão e confesso que não entendo como um secretário de Meio Ambiente prefere pintar asfalto em vez de plantar árvores. Árvores melhorariam efetivamente o conforto térmico da rua, baixando a sua temperatura, proporcionando sombra a pedestres e elevando a umidade do local o que, também, melhora o conforto térmico. Sem falar na oxigenação, para a qual a pintura não ajuda em absolutamente nada. E certamente não refletiriam luz alguma, o que é certeza de nenhum desconforto visual para motoristas, ciclistas, pedestres, ou seja, ninguém.

Um “especialista” consultado num jornal disse que a pintura mais clara é uma tendência em telhados, para diminuir a temperatura dentro das residências. Ora, o repórter não percebeu que uma coisa não tem nada a ver com a outra? Telhado reflete a luz para cima – portanto, não incomodaria motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas, etc, etc, etc. No máximo, um piloto de avião voando baixo, hehehehe… Pelo fato de um telhado refletir é que justamente proporciona menores temperaturas dentro da residência, já que ela costuma ficar sob o telhado, mas asfalto na rua, a metros de distância de uma casa e do lado de fora, acho que poderia até acontecer o contrário – refletir a luz para dentro dos imóveis. Estudei Exatas no ensino médio e lembro de alguma coisa chamada “refração da luz” e dos cálculos que fazíamos para saber para onde iam as barrinhas que mostravam onde acabava a luz refletida que se espalhava para cima e parte para os lados. Lembro que o resultado era algo mais ou menos semelhante aos raios de um guarda-chuva.

O secretário disse que a lata de 18 litros utilizada custou R$ 130. Não informou rendimento nem durabilidade, mas tenho muitos amigos motociclistas que vivem reclamando das tintas usadas nas ruas para sinalização pois são extremamente escorregadias. Portanto, reservo-me o direito de opinar, mas não me parece que tenha sido testado esse aspecto. O mesmo acontece com ciclistas e usuários de outros equipamentos com rodas.

A questão legal, é claro, não me escapou. Quem me conhece sabe como prezo o respeito às normas, mas autoridade deve ater-se a elas especialmente. O Anexo II do CTB e da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito n. 236/07, que versam sobre a sinalização horizontal, dizem expressamente no item 2.1.2. que a cor azul, na sinalização horizontal, deve ser “utilizada nas pinturas de símbolos de pessoas portadoras de deficiência física, em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque”. Não há nenhum tipo de autorização para uso do azul fora desses casos, embora muitas prefeituras tenham começado a pintar faixas de travessia de pedestres com essa cor. Aliás, sobre isso o Conselho Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Cetran/SP) manifestou-se em julho de 2016 num parecer bastante enxuto, mas que conclui dizendo: “Assim, e levando-se em consideração o princípio da legalidade estrita, segundo o qual a Administração pública somente pode fazer o que é taxativamente previsto na lei, há de se entender que NÃO É CORRETA a pintura na cor azul do fundo da faixa de pedestre, o que, infelizmente, tem sido comum em muitos municípios, sob o (falso) argumento de que, por inexistência de norma, seria permitido.”

O Código de Trânsito Brasileiro já é bem claro quando fala sobre as cores da sinalização horizontal, elas são cinco:

Branca: faixas em via de sentido único, faixa de pedestres, de estacionamento, símbolos e legendas;
Amarela: via de mão dupla, proibição de estacionamento e marcação de obstáculos;
Azul: símbolos em áreas especiais, embarque e desembarque;
Vermelha: ciclovias e símbolos de emergência, hospitais;
Preta: para dar contraste entre o pavimento e a pintura.

Assim como vocês, não encontrei azul claro (ou ciano, para ser mais precisa) e o azul que consta é específico para sinalização de embarque e desembarque.

Como já mencionei aqui nesta coluna há três anos sobre liberalidades autoconcedidas nesses casos, ressalto que o artigo 80, § 2º, do CTB admite exceções, ao estabelecer que “o Contran poderá autorizar, em caráter experimental e por período prefixado, a utilização de sinalização não prevista neste Código”. Sinceramente, não vi qualquer ato normativo permissivo para este caso como ainda não vi para outros como faixas de pedestres com fundo vermelho. De resto, também vemos que o “caráter experimental” acaba de prolongando por anos, sem que sequer haja medição sobre os resultados. Lembro dos consertos que meu avô fazia na casa dele, os tais “provisórios” que duravam 10 anos.

Em Los Angeles, tinta clarinha, mas muitas árvores (Foto foxnews.com)

Sempre defendi que olhássemos para fora para ver o que está sendo feito e aprender com os erros e acertos dos outros. Em Los Angeles algumas ruas começaram a ser “pintadas” totalmente de cinza bem claro, quase branco em abril do ano passado. Portanto, algo ainda experimental. Não há 100% das ruas, como cheguei a ler por em alguns comentários postados em algum desses artigos.

Mas vejam, caros leitores, a quantidade de árvores que tem). E grama! Quanto verde! A medida, segundo a prefeitura, foi mais uma para reduzir a temperatura. Não a única, nem a primeira a ser adotada. Os resultados mostraram uma redução de 10 graus Farenheit (5,55 graus Celsius). Mas, como tudo que é divulgado, não se trata apenas de uma tinta, como em terras tupiniquins.

Eles usam o CoolSeal, uma emulsão asfáltica à base de água (e não polímeros, como a cobertura de proteção usada no asfalto convencional) que tem duração de… sete anos.  Alguém acha que a tinta usada por aqui durará isso? É claro que o produto norte-americano é bem mais caro, mas ele foi testado e aprovado em testes de derrapagem e de escorregamento mesmo no molhado. A aplicação também não é para amadores: são duas camadas, cada uma com 50 micra de espessura sobre o asfalto. Isso sem entrar na questão de que a legislação da Califórnia permite isso – a nossa não). Parece algo óbvio fazer as coisas dentro da legislação, não?

Veja o resultado nos EUA. Muito melhor do que o nosso, não? (Foto: foxnews.com)

Outra vez, incomodei-me com a falta de questionamento e até mesmo de pesquisa por parte da imprensa. Alegremente, ouviram o secretário, fizeram fotos e escreveram textos sem sequer checar se isso está dentro da lei ou não. Sem verificar por que essa solução tão incrivelmente fantástica não foi usada em outros lugares. Ora, como é que Dubai não importa a tecnologia da progressista Tietê e reduz as temperaturas que facilmente ultrapassam os 43 ºC? Ah, lembrei. Eles tem muito verde, apesar de ser um deserto. Usam irrigação artificial nos inúmeros canteiros que se espalham pela cidade que, além de ficar mil vezes mais bonito do que esses manchões azuis, ajudam a manter a umidade. Ou será que é porque os Emirados Árabes Unidos são pobres e não conseguem pagar R$ 130 uma lata de tinta? Acho que deve ser esse o motivo…

Mudando de assunto: autoentusiasta de verdade sempre sofre quando vê um carro sendo maltratado. Mas como vocês sabem, adoro uma piada infame. Então aqui vai uma em pleno verão tropical de enchentes:

NG

Foto de abertura: g1.globo.com

A coluna “Visão feminina” é de exclusiva responsabilidade de sua autora.





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Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

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