• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    ALFA ROMEO STELVIO Q4, PARADIGMA QUEBRADO

    NOVO HYUNDAI HB20S DIAMOND PLUS 1,0 TURBO 2020 EM “OS ESPECIALISTAS”

    Foto: Divulgação Mercedes-Benz

    MERCEDES-BENZ AMG: POTÊNCIA E TECNOLOGIA NA PISTA

    Fotos: autor

    AUDI Q3: A EVOLUÇÃO DO COMPACTO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    ALFA ROMEO STELVIO Q4, PARADIGMA QUEBRADO

    NOVO HYUNDAI HB20S DIAMOND PLUS 1,0 TURBO 2020 EM “OS ESPECIALISTAS”

    Foto: Divulgação Mercedes-Benz

    MERCEDES-BENZ AMG: POTÊNCIA E TECNOLOGIA NA PISTA

    Fotos: autor

    AUDI Q3: A EVOLUÇÃO DO COMPACTO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae AEROentusiastas

COMO UM ACIDENTE CRIOU UMA CIA. AÉREA

identicon por Juvenal Jorge
17/01/2019
em AEROentusiastas, Destaques, Destaques - AEROentusiastas, JJ


Caro leitor ou leitora,

Essa história me chegou por WhatsApp, desconheço a autoria, mas resolvi publicar por achá-la muito interessante e merecer ser com partilhada com você.
Se for reivindicada autoria terei o maior prazer em dar o devido crédito e, em caso de o autor não concordar, retirarei a matéria.

Juvenal Jorge
AEROentusiastas – editor-chefe

______________________________________________________________________________

COMO UM ACIDENTE CRIOU UMA CIA. AÉREA
Autor desconhecido

Em 12/7/1954 uma tripulação da FAB voava no C-47 matrícula 2041, levando carga do Rio para Porto Alegre, uma distancia considerável na época. A rota prevista estava sobre densa camada de nuvens, sem se poder conferir referências no solo. Naquela época o instrumento de navegação mais usado era o radiogoniômetro. Como muitos sabem, esse instrumento captava a direção de onde provinham ondas de radiofaróis ou emissoras de rádio comerciais, e um ponteiro apontava para onde a aeronave deveria ir (essa a razão pela qual as rádios comerciais tinham que transmitir seu nome e prefixo a intervalos regulares).

Mas eis que o bendito radiogoniômetro deu problema e tiveram de se orientar pela bússola. Bússola, vento de traves e sem referência no solo resulta quase sempre em desvio de rota, em especial em grandes distâncias. O resultado é que se viram perdidos, sem conseguir mais contato de rádio com as bases previstas e o combustível foi acabando. Resolveram furar a camada e pousar de barriga.

Por sorte não encontraram um morro pelo caminho e acabaram pousando num milharal. Naquela época o C-47 era um valioso avião, e a FAB terraplanou uma pista ao lado de onde pousaram, montaram um pequeno hangar e em dois meses recuperaram o C-47, deixando para trás uma pista e um pequeno hangar.

Naquela cidade existia um frigorífico que vendia muito para São Paulo, mas perdia vários embarques pelas estradas muito ruins do caminho. Resolveram tentar levar suas carnes mais nobres de avião — e a coisa deu certo. Como os aviões voltavam vazios, começaram a trazer passageiros na rota inversa e descobriram um nicho de mercado que nem desconfiavam.

A cidade próxima do local onde pousaram se chamava Concórdia. E o frigorífico era a Sadia. Estava criada a Sadia Transportes Aéreos, que mais tarde se tornaria a Transbrasil.

O começo sa Sadia Transportes Aéreos (Foto: Prefeitura de Erechim)

Coisas de radiogoniômetro.

Tripulação do C-47 2041
Cmte – Maj Av Ernesto LEBRE
Copiloto – Maj Av Aroldo VELOSO
Mecânico de bordo – 2S QAv Severino ANDREIS

 

JJ

Foto:Arquivo da FAB provavelmente



Anterior

ATENÇÃO COM OS CINTOS

Próximo

SIMCA NA AMÉRICA LATINA (REPUBLICAÇÃO)

identicon

Juvenal Jorge

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

Próximo

SIMCA NA AMÉRICA LATINA (REPUBLICAÇÃO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto: Paulo Keller

FIM DO CÂMBIO AUTOMATIZADO: JÁ VAI TARDE…

23/03/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

ALFA ROMEO STELVIO Q4, PARADIGMA QUEBRADO

08/12/2019

NOVO HYUNDAI HB20S DIAMOND PLUS 1,0 TURBO 2020 EM “OS ESPECIALISTAS”

08/12/2019
Foto: Flickr

KEN TYRRELL E SEU PROJETO 001

07/12/2019

DESIGN – ERGONOMIA NO AUTOMÓVEL

07/12/2019

PUBLICIDADE

Fotos: autor

ALFA ROMEO STELVIO Q4, PARADIGMA QUEBRADO

08/12/2019

NOVO HYUNDAI HB20S DIAMOND PLUS 1,0 TURBO 2020 EM “OS ESPECIALISTAS”

08/12/2019
Foto: Flickr

KEN TYRRELL E SEU PROJETO 001

07/12/2019

DESIGN – ERGONOMIA NO AUTOMÓVEL

07/12/2019

AE NO INSTA

Siga!

  •  fernandocalmonoficial nos levou para um teste r  pido com o Golf GTE h  brido  Veja l   nos stories alguns coment  rios r  pidos  E aproveite para seguir o Calmon   fernandocalmonoficial  Bom domingo a todos   golfgte  vwgolfgte
  • Agradecemos a todos os seguidores que junto com o nosso autoentusiasmo s  o a raz  o da nossa exist  ncia  E tamb  m agradecemos o incans  vel  marciosalvo   nosso video maker  que teve um papel importante no alcance desses 100 000 seguidores
  • Voc   j   se inscreveu no YouTube do AE   Estamos quase nos 100 000  S   falta voc
  •  carrodoleitorAE  caioprendini
  • Aston Martin no novo filme do 007  Os Cl  ssicos DB5 e V8 Vantage  o DBS Superleggera e o Valhalla    007  NoTimeToDie
  •  gersonborini trabalhando duro   curvaAE
  •  carrodoleitorAE  jpcomenale   motodoleitorAE  curvaAE

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Portal AE

  • Todos
  • MOTOentusiastas
  • Falando de Fusca & Afins
  • Fernando Calmon

ALFA ROMEO STELVIO Q4, PARADIGMA QUEBRADO

Fotos: autor

Fotos: autor

por Roberto Agresti
08/12/2019
SharePinSendSend

Parceiros AE

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In