• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

BINO MARK II, UM GRANDE VENCEDOR

Com mecânica Renault, foi um dos brasileiros que mais venceu corridas

identicon por Douglas Mendonça
27/01/2019
em Destaques, DM, Perfume de Carro
(mavericknahistória.blogspot.com

(mavericknahistória.blogspot.com







A década de 60 foi marcante para a Renault no Brasil. Tivemos no final de 1959, praticamente em 1960, o lançamento do Renault Dauphine, um carro pequeno e econômico para atender os anseios e necessidades das famílias brasileiras. No final de 1961, chegou a família Interlagos, esportivos construídos com uma carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro e plataforma mecânica totalmente baseada no Renault Alpine A108. Depois, em 1962, chegou o Gordini, praticamente uma versão mais potente do Dauphine (32 cv ante 26 cv), um carro familiar para aqueles que ansiavam mais potência. E para saciar melhor estes, dois anos mais tarde veio o Renault 1093, de 42 cv. Essas três versões de Renault tinham motor 4-cilindros de três mancais e 845 cm³. Em paralelo a todos esses lançamentos Renault, a Equipe Willys de Competição, brilhava nas pistas de corrida com o Gordini e o Interlagos.Berlineta Um sucesso de muitas vitórias e conquistas.

Mas o sucesso da Renault nas pistas não parou por aí. Os Interlagos  da equipe de fábrica, pintados nas cores verde e amarelo, com a chegada dos importados nas competições precisavam de reforços. Por isso, a Equipe Willys importou no final de 1965, três Renault Alpine A110, modelo que deveria se transformar no novo Willys Interlagos, para ser lançado na segunda metade da década de 60. Dois deles foram parar nas mãos do prestigiado e competente construtor de automóveis e protótipos Toni Bianco, que os modificou para adaptá-los às nossas pistas e competições, os protótipos receberam novas bitolas; melhoras na ventilação do motor traseiro, por causa das temperaturas mais altas do nosso clima; e nas suspensões, que ficaram mais adequadas aos nossos pneus e asfalto. Os resultados foram tão bons, que os protótipos da Renault fizeram dobradinha na Mil Milhas de 1967, vencendo carros de motores bem mais potentes que os 130 cv do motor 1300 Renault Gordini.

Esses protótipos vencedores foram batizados pela Equipe Willys de Mark I. No transcorrer de 1967, o mago Toni Bianco trabalhou duro desenvolvendo o novo carro, que receberia toda mecânica Renault dos protótipos Renault Alpine A110 ou Mark I, como a Willys o chamou. O novo carro tinha um chassi tubular próprio, com suspensão independente nas quatro rodas, baseado em um chassi de Lotus 47. A carroceria foi totalmente moldada em plástico reforçado com fibra de vidro, freios eram a disco nas quatro rodas e a direção, do tipo pinhão e cremalheira, semelhante à do Renault Alpine A110.

O câmbio era Hewland de 5 marchas e o motor era traseiro-central para melhorar a distribuição de peso. O motor Renault, já o de cinco mancais, desenvolvido na França por Amedée Gordini, tinha cabeçote câmaras de combustão hemisféricas com comando no bloco. Com cilindrada de 1.300 cm³, o motor era alimentado por dois carburadores horizontais de corpo duplo Weber e coletores de escapamento individuais especialmente construídos para o carro. Com essa configuração, esse motor desenvolvia 130 cv a 7.000 rpm, resultado que dava ao pequeno motor francês a impressionante performance de 100 cv/litro. Um resultado impressionante para a época.

No segundo semestre de 1967, finalmente o protótipo estava pronto e foi batizado de Bino Mark II. Mas ele poderia também ser chamado de protótipo Renault Alpine A110. O sucesso do Bino Mark II foi tão grande que até hoje ele é tido como um dos carros que mais venceu corridas no Brasil, com Luiz Pereira Bueno como seu principal piloto. Esse resultado positivo de conquistas e sucessos certamente também foi fruto da excelente performance do conjunto motor/câmbio que impulsionava o protótipo. Um carro que nasceu fadado às vitórias.

DM

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor





Anterior

“PRECISA FECHAR? FECHE!”

Próximo

HONDA ACCORD TOURING, SEDÃ QUE AGRADA EM TODOS OS SENTIDOS (COM VÍDEO)

identicon

Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 44 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. Tem 63 anos, é casado e tem três filhos homens, de 16, 28 e 31 anos.

Próximo

HONDA ACCORD TOURING, SEDÃ QUE AGRADA EM TODOS OS SENTIDOS (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Renault

RENAULT EMBARCA NA “NOUVELLE VAGUE”

15/01/2021
Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Renault

RENAULT EMBARCA NA “NOUVELLE VAGUE”

15/01/2021
Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In