• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

BINO MARK II, UM GRANDE VENCEDOR

Com mecânica Renault, foi um dos brasileiros que mais venceu corridas

identicon por Douglas Mendonça
27/01/2019
em Destaques, DM, Perfume de Carro
(mavericknahistória.blogspot.com

(mavericknahistória.blogspot.com







A década de 60 foi marcante para a Renault no Brasil. Tivemos no final de 1959, praticamente em 1960, o lançamento do Renault Dauphine, um carro pequeno e econômico para atender os anseios e necessidades das famílias brasileiras. No final de 1961, chegou a família Interlagos, esportivos construídos com uma carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro e plataforma mecânica totalmente baseada no Renault Alpine A108. Depois, em 1962, chegou o Gordini, praticamente uma versão mais potente do Dauphine (32 cv ante 26 cv), um carro familiar para aqueles que ansiavam mais potência. E para saciar melhor estes, dois anos mais tarde veio o Renault 1093, de 42 cv. Essas três versões de Renault tinham motor 4-cilindros de três mancais e 845 cm³. Em paralelo a todos esses lançamentos Renault, a Equipe Willys de Competição, brilhava nas pistas de corrida com o Gordini e o Interlagos.Berlineta Um sucesso de muitas vitórias e conquistas.

Mas o sucesso da Renault nas pistas não parou por aí. Os Interlagos  da equipe de fábrica, pintados nas cores verde e amarelo, com a chegada dos importados nas competições precisavam de reforços. Por isso, a Equipe Willys importou no final de 1965, três Renault Alpine A110, modelo que deveria se transformar no novo Willys Interlagos, para ser lançado na segunda metade da década de 60. Dois deles foram parar nas mãos do prestigiado e competente construtor de automóveis e protótipos Toni Bianco, que os modificou para adaptá-los às nossas pistas e competições, os protótipos receberam novas bitolas; melhoras na ventilação do motor traseiro, por causa das temperaturas mais altas do nosso clima; e nas suspensões, que ficaram mais adequadas aos nossos pneus e asfalto. Os resultados foram tão bons, que os protótipos da Renault fizeram dobradinha na Mil Milhas de 1967, vencendo carros de motores bem mais potentes que os 130 cv do motor 1300 Renault Gordini.

Esses protótipos vencedores foram batizados pela Equipe Willys de Mark I. No transcorrer de 1967, o mago Toni Bianco trabalhou duro desenvolvendo o novo carro, que receberia toda mecânica Renault dos protótipos Renault Alpine A110 ou Mark I, como a Willys o chamou. O novo carro tinha um chassi tubular próprio, com suspensão independente nas quatro rodas, baseado em um chassi de Lotus 47. A carroceria foi totalmente moldada em plástico reforçado com fibra de vidro, freios eram a disco nas quatro rodas e a direção, do tipo pinhão e cremalheira, semelhante à do Renault Alpine A110.

O câmbio era Hewland de 5 marchas e o motor era traseiro-central para melhorar a distribuição de peso. O motor Renault, já o de cinco mancais, desenvolvido na França por Amedée Gordini, tinha cabeçote câmaras de combustão hemisféricas com comando no bloco. Com cilindrada de 1.300 cm³, o motor era alimentado por dois carburadores horizontais de corpo duplo Weber e coletores de escapamento individuais especialmente construídos para o carro. Com essa configuração, esse motor desenvolvia 130 cv a 7.000 rpm, resultado que dava ao pequeno motor francês a impressionante performance de 100 cv/litro. Um resultado impressionante para a época.

No segundo semestre de 1967, finalmente o protótipo estava pronto e foi batizado de Bino Mark II. Mas ele poderia também ser chamado de protótipo Renault Alpine A110. O sucesso do Bino Mark II foi tão grande que até hoje ele é tido como um dos carros que mais venceu corridas no Brasil, com Luiz Pereira Bueno como seu principal piloto. Esse resultado positivo de conquistas e sucessos certamente também foi fruto da excelente performance do conjunto motor/câmbio que impulsionava o protótipo. Um carro que nasceu fadado às vitórias.

DM

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor





Anterior

“PRECISA FECHAR? FECHE!”

Próximo

HONDA ACCORD TOURING, SEDÃ QUE AGRADA EM TODOS OS SENTIDOS (COM VÍDEO)

identicon

Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 44 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. Tem 63 anos, é casado e tem três filhos homens, de 16, 28 e 31 anos.

Próximo

HONDA ACCORD TOURING, SEDÃ QUE AGRADA EM TODOS OS SENTIDOS (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021
Foto enviada por Yel Feu

NOVO CAUSO: TEMPO EM QUE TUDO DAVA ERRADO…

19/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ EQS É O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DE LUXO DA MARCA

19/04/2021
Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021
Foto enviada por Yel Feu

NOVO CAUSO: TEMPO EM QUE TUDO DAVA ERRADO…

19/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ EQS É O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DE LUXO DA MARCA

19/04/2021
Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In