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Home Destaques

SANDERO R.S.: UM DOS ÚLTIMOS ESPORTIVOS À MODA ANTIGA

Um carro feito para quem gosta de carro

identicon por Douglas Mendonça
30/12/2018
em Destaques, DM, Perfume de Carro






O Sandero R.S. é um daqueles carros em que a eletrônica age discretamente, e por isso ainda é considerado um esportivo à moda antiga, para aqueles que gostam de pilotar. Quando o assunto é carros esportivos ou de competição, a seriedade de tratamento dos franceses para com esses produtos especiais é tão dedicada e absoluta que a marca francesa criou uma divisão interna batizada de Renault Sport, que cuida desde os bólidos de Fórmula 1 até os esportivos que serão oferecidos aos apaixonados por carros de alto desempenho em todo o mundo.

A Renault do Brasil sabe o que tem na mão e costuma promover eventos em autódromos reunindo proprietários de R.S., como na foto de abertura,

A Renault Sport foi a responsável desde o lançamento da marca na Fórmula 1, inaugurando a era dos motores turbo na categoria em 1977, até carros esportivos inesquecíveis, como o Renault 5 Turbo nos anos 1980 e o Clio Williams dos anos 1990, passando por outras versões R.S. que encantaram o mundo aliando performance ao prazer de dirigir. Um desses carros é o Mégane R.S., que teve matéria no AE, Foi altamente elogiado pela equipe. Pena que a Renault não o tenha importado,como era  plano.

Aqui no Brasil, a Renault Sport apresentou na segunda metade de 2015 o Renault Sandero R.S., um verdadeiro esportivo em um mercado repleto de carros fantasiados com adereços esporte, mas com uma mecânica idêntica à do carro normal de produção, os chamados esportivados. Ao contrário dos fantasiados, o Renault Sandero R.S. foi cuidadosamente elaborado pela Renault Sport na França, que transformou o pacato e econômico hatch Sandero em um valente e brigador esportivo.

Toda a mecânica foi revista e refeita e todos os conceitos de engenharia voltados ao silêncio, conforto e economia foram revistos pelos técnicos franceses, que transformaram essas qualidades familiares em rapidez nas curvas, além de um ronco instigante em seu motor e uma performance digna de um R.S.

Todo o Sandero foi repensado visando unicamente o desempenho. Novos componentes se agrupam no carro: Motor 2,0 16v; câmbio manual de 6 marchas; suspensões refeitas e recalibradas; freios a discos de grande potência nas quatro rodas; e até recursos aerodinâmicos que aumentam o downforce, melhorando a sua estabilidade nas velocidades acima de 150 km/h.

Renault Sandero 2,0 Racing Spirit (Foto: Renault)

O motor 2.0 16v foi retrabalhado pelos técnicos e ganhou um novo coletor de admissão que permite a tomada de ar fresco frontal e um novo coletor de escapamento que melhora o fluxo e uma tubulação de diâmetro maior de todo o escapamento com saída dupla na traseira. Além disso, a admissão recebeu recursos que permitem a variação de comprimento no coletor, melhorando as respostas do motor nas baixas rotações e, ao mesmo tempo, permitindo que ele respire melhor nos altos regimes de rotação. O resultado prático foi o de um motor flex que produz saudáveis 145/150cv e gera um torque máximo de 20,2/20,9 m·kgf.

Claro que para esse nervoso motor, a Renault Sport não ia deixar por menos: Atrelou a ele um bom câmbio manual de 6 marchas encurtadas e de relações numericamente próximas entre elas (close ratio) que promovem respostas imediatas ao comando do acelerador e enchem de alegria quem sai acelerando empilhando marchas. E para complementar a ré é sincronizada.

Para quem acha pouco, a Renault Sport disponibilizou outro segredo: um pequeno botão com a sigla R.S. no console central, em que o motorista pode optar por uma condução normal e econômica; uma condução mais esportiva, que altera até mesmo a calibração de resposta de comando do acelerador eletrônico e de outros comandos de injeção e ignição do motor, tornando a sua condução bem mais vigorosa; e, ainda, uma terceira opção, que além das mudanças anteriores, desativa os controles eletrônicos de estabilidade e tração, deixando a condução do Sandero R.S. na mais pura forma esportiva.

Nas suspensões, tudo foi alterado pela Renault Sport pensando unicamente no desempenho: Molas, amortecedores e barras estabilizadoras têm calibragem destinada ao desempenho em curvas e frenagens. Os freios, com enormes discos de 280 mm de diâmetro na dianteira e 260 mm de diâmetro na traseira, provêm uma enorme capacidade de frenagem para o esportivo da Renault sem que o fading passe sequer perto desse potente sistema.

Tudo foi pensado pela Renault Sport, até as condições de nossas ruas e estradas. Para quem trafega em condições ruins de piso, as recomendações vão para as rodas de 16 polegadas com pneus de perfil 55. Para quem anda mais frequentemente por ruas e estradas com piso melhor, as belas rodas de 17 polegadas com pneus de perfil 45 são a melhor opção.

É claro que a Renault Sport não descuidou do visual e, por isso, o Sandero R.S. pode ser prontamente reconhecido por onde quer que passe. Seu visual moderno, aerodinamicamente eficiente, com rodas grandes, bancos personalizados, volante idêntico ao dos Renault europeus esportivos e painel de instrumentos com grafia mais esportiva, dão ainda mais destaque ao RS.

Só para que se tenha uma ideia, ele é capaz de fazer uma volta rápida no autódromo de Interlagos cerca de 10 segundos mais rápido que outros esportivos famosos no cenário nacional, como Gol GTI, Kadett GSi, Uno Turbo, entre outros. Um esportivo que pode ser reverenciado nos dias atuais e que possui ainda como grande destaque um preço de mercado bastante atraente, o que acaba resultando em uma ótima relação custo-beneficio para aqueles que buscam um esportivo puro.

Posso afirmar que o Sandero R.S. é um daqueles esportivos para quem gosta de carro, mas que, em contrapartida, não quer disponibilizar mais que R$150 mil para comprar um carro de alto desempenho. O Sandero R.S. 2,0 tem preço público sugerido de R$ 66.790 e o Racing Spirit 2,0, R$ 69.690. Este vem com pneus Michelin PS4 205/45R17 (RS. 2,0,195/55R16) e pinças de freio pintadas de vermelho

Veja ou reveja esta matéria publicada em setembro do ano passado no AE, que trata do Sandero R.S. participando de uma etapa do Torneio de Regularidade Interlagos, com o editor de testes do AE, Arnaldo Keller, pilotando. O carro foi cedido ao AE especialmente para esse finalidade, já que eu sei que carros de teste de imprensa não podem ser utilizados em nenhum tipo de competição.

O Renault Sandero R.S. é efetivamente um carros pensado em quem gosta de carro.

DM

Foto de abetura: Divulgação Renault

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





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Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 44 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. Tem 63 anos, é casado e tem três filhos homens, de 16, 28 e 31 anos.

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