• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

LIVRO: E-TYPE, FIM DE UMA ERA, DE CHRIS HARVEY

Para conhecer melhor a vida com um mito

identicon por Juvenal Jorge
28/12/2018
em Destaques, JJ, Livros recomendados






Muito mais que contar a história de um modelo, o livro do inglês Chris Harvey é mais útil. Mostra o que se deve fazer para usar e manter corretamente o Jaguar E, isso escrito pouco tempo depois que o carro deixou de ser fabricado em fevereiro de 1975.

O livro foi publicado em 1977, quando já se tinha a certeza que o E-Type era um clássico. E hoje essa certeza só aumenta, dado tudo que o carro trouxe de importante quando lançado e tudo que representa hoje, talvez melhor entendido do que quase 50 anos atrás.

Mas passando à praticidade, Harvey separou os assuntos em capítulos, e os títulos explicam do que se trata em poucas palavras. Alguns deles: Tributo ao E Type, Testes de revistas de época, Os E Type de corrida, E Types de produção, Pontos fortes e fracos, Problemas comuns, Intercambiabilidade de peças, Melhorias possíveis, Comparação com concorrentes, Do belo ao bizarro, Porque o E-Type teve que acabar.

Se você quer saber muitos detalhes sobre a história do carro, seu nascimento e desenvolvimento, esse não é o livro, mas é muito informativo se um detalhamento não é desejado. Se você quer saber como é ter um E-Type, esse é o livro. Claro que estamos falando de uma época pré-internet. Para isso, ela ajuda muito. Mas há mais de quatro décadas a confusão era outra, e se precisava de ajuda que não se conseguia sentado em casa, com o amigo Google diante de você,

Para ajudar nessa tarefa que é tortura para pessoas comuns mas absoluto prazer para quem abre um capô sem real motivo, há 40 páginas de desenhos das partes do carro, motor, carroceria, suspensões, freios e outros, retirada de manuais de manutenção e de peças, desenhos feitos pela fábrica. Ocupam páginas inteiras e são bem úteis para entender o E-Type, apesar de não terem explicações.

O volume tem desde dicas simples para evitar a tão comum corrosão, passando por vazamentos de óleo que precisam ser reparados e os com que se pode conviver, até os porquês de trocar o capô e para-lamas por um de alumínio ou de compósito de fibra de vidro, além de mostrar as razões do motor 6-cilindros ser melhor para o carro do que o V-12, Harvey explica com clareza e humor britânico os prazeres e agruras de possuir aquele que é considerado por muitos como o mais belo carro de todos os tempos.

As três séries ou gerações do carro são explicadas, e o modelo feito para o mercado americano, o 2+2 com portas mais compridas e altas e mais espaço no banco traseiro é mostrado e criticado na medida certa, deixando claro que os americanos compraram 2/3 dos Jaguares E produzidos, mantendo o carro em produção com lucros saudáveis para a fábrica, mas que as exigências de testes de impacto foram as principais responsáveis pelo fim do carro.

Pela construção da carroceria monobloco com partes de chassis na frente onde se monta motor e suspensão, os impactos com barreiras rígidas não mostravam bons resultados, e modificar tudo era fora de cogitação pelo custo. Estavam contados os dias do “mais belo carro jamais fabricado”, como disse um certo Enzo Ferrari ao vê-lo pela primeira vez.

Sem dúvida Enzo Ferrari sabia o que dizia quando afirmou que o E-Type era o mais belo carro do mundo (Wikipedia)

Na parte de comparações, são analisados o Corvette, Aston Martin DB4, Porsche 911, Triumph TR-4, Austin-Healey 3000, Facel Vega II, Mercedes 190 SL e 300 SL, Ferrari 250 GT e Maserati Mistral. Nenhum deles vencia o Jaguar em todos os quesitos, e os dois mais próximo, o Ferrari e o Aston, eram muito mais caros, junto com o 300 SL. E os que tinham desempenho superior ao Jaguar (não muito) consumiam muito mais gasolina. A proporção dava sempre o Jaguar como melhor escolha, independente do gosto pessoal pelo desenho do carro.

Tudo posto em perspectiva, é o que já sabemos de vários textos publicados ao longo de anos. O E-Type foi o melhor carro esportivo fabricado por muitas décadas, considerado seu preço e o que oferecia. Há um ótimo texto sobre ele aqui nesse link.

Um breve resumo dos principais personagens que criaram o carro é muito bem escrito, com as devidas homenagens a Malcolm Sayer, engenheiro aeronáutico especialista em aerodinâmica e que foi o principal definidor das linhas externas e das formas aerodinâmicas;  Bill Heynes, o líder da engenharia de produto, responsável pelo motor de seis cilindros, 3,8-litros e duplo comando de válvulas acionado por corrente, que desenvolvia 269 cv logo no primeiro modelo, e pouco mais de de 220 km/h de velocidade máxima, com aceleração de 0 a100 km/h em 7 segundos, ambas marcas fabulosas para 1961. Houve uma polêmica sobre velocidade máxima ser de 240 km/h, mas apenas uma vez um teste foi publicado pela revista Autocar onde se atingiu esse número.

Obviamente Sir William Lyons, um dos fundadores da fábrica e o grande responsável por tudo que dela saiu no período áureo, é devidamente comentado.

Chris Harvey tem autoridade suficiente para a obra ser considerada valorosa para curiosos e colecionadores do carro ou apenas interessados. Tem muitos livros publicados sobre várias marcas e longa carreira como jornalista da área. Ele teve, até o momento da publicação, três modelos E, portanto, desmontar e montar não vem de observação, mas de “fazer você mesmo”.

O fato é que Harvey adquiriu três E-Type em dez anos. O primeiro foi um de 3,8 litros de 1961 com suspensão de um modelo Lightweight, de corrida. O carro foi comprado em 1967 e andou com ele três anos e 110 mil km, até que bateu com um furgão do jornal The Sun, onde Harvey trabalhava. Coincidência cômica, se não fosse trágica.

Ele guardou o que sobrou, comprou um 4,2-litros de 1966 com 100 mil km, mas bastante cansado. As peças do carro destruído foram sendo transferidas para o mais novo. O motor ficou, mas foi depois irremediavelmente danificado andando em alta velocidade na França. Então ele resolveu pegar o motor do primeiro carro, melhorá-lo com peças mais novas e um balanceamento, instalando-o no carro mais novo.

Seu terceiro Jaguar E, que também era um carro vítima de acidente, foi comprado em 1972, sendo um modelo fabricado em 1964 com motor 3,8. Várias peças dos carros 1961 e 1966 foram colocadas nele, que depois foi vendido.

E é o segundo carro que ele comprou e manteve por muito tempo o que aparece na foto abaixo, com pintura que presta homenagem a um carro que venceu várias corridas.

E-Type, End Of An Era, pode ser encontrado facilmente na Amazon, no eBay e às vezes até mesmo na Estante Virtual. Não é um livro caro, pois teve grande tiragem. Mas vale bem mais que seu preço se você gosta desse carro fabuloso.

JJ





Tags: E-TypeJaguarJJ
Anterior

HONDA CIVIC Si NO USO (COM VÍDEO)

Próximo

HONDA HR-V EXL EM TESTE NO USO (COM VÍDEO)

identicon

Juvenal Jorge

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

Próximo

HONDA HR-V EXL EM TESTE NO USO (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In