• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

GROSSERIA DE MR. TRUMP DESTRAVA LÍNGUA DE HERR DIESS

Inconfidência do presidente mundial da VW revela que acordo com a Ford vai muito além da anunciada parceria de projetos para veículos comerciais

identicon por Boris Feldman
17/12/2018
em BF, Opinião de Boris Feldman






A guerra tarifária entre EUA e China atingiu a indústria automobilística no fígado. Não só pelo aumento nos impostos de importação dos automóveis, como também do alumínio e aço, dois itens de peso relevante no custo final de sua produção.

Além do aumento nos custos da produção, as fábricas de automóveis nos EUA contabilizam uma redução nas exportações devido às novas tarifas impostas pela China. Para tentar amenizar o problema, antes da trégua estabelecida entre os dois países há duas semanas, presidentes das principais fábricas de automóveis nos EUA se reuniram no gabinete do ministro de Trump encarregado dos negócios externo. Presentes na reunião os principais executivos da Ford, GM, FCA, Volkswagen, Mercedes e BMW.

Em certo momento, sem que nenhum assessor do ministério tivesse anunciado a entrada de alguém, abre-se a porta e entra o presidente Trump. Que cumprimenta com certo mau humor (até aí nenhuma novidade…) o grupo, é apresentado a cada um e, quando chega em Herbert Diess, presidente mundial da Volkswagen, em vez do  tradicional “Nice to meet you” (“prazer em conhecê-lo”) ele sapecou, sem rodeios:  “O senhor por aqui? Achei que já estivesse preso!”

Desnecessário mencionar o mal-estar geral no grupo que poderia ter imaginado qualquer comentário, exceto este provocado pelo escândalo do “dieselgate”, apelido da manobra (que veio à tona em setembro de 2015) feita pela Volkswagen nos EUA para ludibriar o limite de emissões de NOx dos motores diesel.

Trump fez a brincadeira (de mau gosto) certa com a pessoa errada. O presidente da VW  conivente com a maracutaia das emissões foi Martin Winterkorn, forçado a renunciar quando estourou o escândalo. Foi substituído por Matthias Müller, que ficou na presidência apenas por três anos: em abril de 2018 foi demitido e substituído por Herr Diess no comando da empresa. Além disso, Diess não não teve nada a ver com o “dieselgate”, pois entrou para a VW (vindo da BMW) apenas em 2015. Trump provavelmente o confundiu com o engenheiro Oliver Schmidt, outro alto executivo da VW que trabalhava nos EUA e preso no início deste ano na Florida. Winterkorn também foi condenado pela justiça norte-americana e, se pisar de volta nos EUA, vai direto para atrás das grades…

Diess, totalmente desconcertado e, na tentativa de amenizar a situação, comentou que sua empresa e a Ford tinham estabelecido uma parceria para entre, outras, a Volkswagen utilizar capacidade ociosa das fábricas da Ford na produção conjunta de alguns modelos. Imaginou que estaria conquistando a simpatia de Trump, aborrecido naquele momento pelo anúncio da GM de estar fechando fábricas nos EUA e Canadá e demitindo cerca de 15 mil funcionários.

Mas o tiro meio que saiu pela culatra, pois o que as duas empresas tinham anunciado era uma parceria exclusivamente para o desenvolvimento conjunto de novos projetos de veículos comerciais. Mas desenvolviam outros acordos mantidos estrategicamente sob sigilo para não prejudicar as negociações em andamento. Pelo menos um deles (produção conjunta) veio à tona com a língua de Herr Diess destravada pela grosseria de Mr Trump. O que, obviamente, incomodou profundamente os diretores da Ford.

Previsões pouco animadoras para o futuro e dificuldades que se avizinham para o setor estão provocando o estabelecimento de alianças, parcerias e fusões de fábricas de automóveis em todo o mundo. Todas conscientes da necessidade de se adequar para não sucumbir diante de novos modelos de negócios e mobilidade cada vez mais próximos.

Não é por acaso o registro de movimentos similares aos anunciados pela Ford e Volkswagen entre diversos outros grupos da indústria automobilística correndo atrás de eficiência e competitividade. E, por mais que possam despertar a ira de Mr. Trump, empresas irão fechar fábricas e demitir funcionários, por uma simples questão de sobrevivência.

BF

Foto:wsj.com

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor;

Mais Boris? autopapo.com.br





Anterior

ÓLEO DO MOTOR E CÂMBIO, MITOS, POLÊMICAS

Próximo

FORD ESCORT COMPLETA 50 ANOS (COM VÍDEO)

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

FORD ESCORT COMPLETA 50 ANOS (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

19/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

19/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In