• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae História

VIDA DE DESIGNER – CADA FOTO UMA HISTÓRIA II

identicon por Luiz Alberto Veiga
12/11/2018
em História, LV







O mundo da mesmo voltas não é?

Temos visto neste fim de 2018 falar-se de uma grande fusão da Volkswagen com a Ford, mas nós tivemos esta experiência 37 anos atrás, e pelo menos para mim foi uma fase muito criativa, onde aprendemos muito tendo a oportunidade de criar derivados para as duas marcas.

Na foto acima vemos a visita do Sr. Hartmut Warkuss (de gravata amarela) que foi o primeiro designer-chefe do Grupo Volkswagen, grupo este que encampava várias marcas além da própria VW como Škoda, Seat, Audi, Bugatti, Porsche e, mais tarde, Bentley e Lamborghini. Na ocasião estávamos mostrando todas as ações que envolviam o Design, as que já tinham acontecido, e as que estavam por vir.

O mais importante da vista foi para nós termos mostrado a potencialidade de criação e execução de novos produtos, mesmo com um estúdio pequeno, mas flexível e completo. O Sr. Warkuss veio a ser um grande aliado na aprovação do Fox pela diretoria alemã, ideia nossa que ele tomou como um desafio político e conceitual, já que ele sempre sonhou com um carro nos mesmos padrões.

Aprendi muito com ele quando fiquei mais de um ano trabalhando na família Gol em Wolfsburg, e ele, pelo seu lado, se apaixonou pelo Brasil e nos fez várias visitas durante sua gestão, coisa que ele não fazia em outros estúdios satélites do Grupo.

Ao lado direito dele, o Antônio Ferreira, chefe de protótipo, testes, e modelação técnica, um pouco atrás o Cláudio Menta, chefe de Engenharia, e meio escondido o Dr. Bernd Wiedemann, que foi nosso chefe de Engenharia e mais tarde presidente da Volkswagen do Brasil.

No centro, de camisa branca, o Sr. Wolfgang Winkler, meu chefe alemão na época, que acabou mais tarde entrando em conflitos políticos com o Warkuss e acabou retornando à Alemanha contra vontade. Eu era o “peão” no meio destas feras, aprendendo com eles como nasce um automóvel na vida real.

Proporção e atitude

Confesso que não sei a marca deste carro acima, possivelmente um Cadillac, mas esta foto é’ uma de minhas prediletas para citar a questão da personalidade de um automóvel, que é composta pelos elementos de design, mas não só isso, pois a proporção e atitude são questões cruciais para um bom Design.

O automóvel fabricado em massa, hoje a maioria com tração dianteira e mais pacotes de segurança e ergonomia, tornou-se limitados em proporções, elas não são as mais esguias, elegantes e dinâmicas (não vale para os superesportivos de luxo).

Analisando a foto, vamos as estas características:

• Note que a lateral não tem praticamente nenhum elemento de design, a não ser duas linhas quase paralelas que corre por toda sua extensão, da frente até a traseira.

• A linha de abertura de porta que sai da coluna “A” está bem longe da caixa de roda dianteira, coisa proibida nos dias de hoje. Isso “puxa a cabine mais para trás,
aumentando consideravelmente a área de capô (power feeling).

• A caixa de roda dianteira não e’ simétrica, mas sim com recorte inclinado induzindo a dinâmica.

• A caixa de roda traseira foi fechada para não atrapalhar o visual aerodinâmico e não cortar a principal superfície lateral.

• Mas o principal elemento de força estrutural é a coluna “C” se apoiar visualmente sobre a roda traseira.

Na grande maioria hoje os sedãs e notchbacks têm uma coluna “C” que está deslocada para trás da roda traseira, apoiada visualmente no nada.

Depois vem o longuíssimo balanço traseiro, que muitas vezes esconde um porta-malas com pouco volume, mas ajuda na sensação visual de velocidade, como um avião.

Embora a área envidraçada seja alta em relação a área de chapa, em comparação com carros de hoje, a proporção não chega a “irritar”.

E para finalizar, a atitude, deixando o carro mais “embicado”, que também aumenta a dinâmica visual e rodas e pneus com maior tala, porém ainda com aros pequenos, que acabam caindo muito bem na composição.

Enfim, os clássicos são mesmo obras de arte e ficarão para sempre no imaginário automobilístico.

Esta caixa de cerveja Leuchtturm recebeu um recheio de um motor de 200 cm³ do seu proprietário alemão, com certeza aposentado da indústria automobilística.

Fiz a foto em um dos muitos encontros de clássicos no norte da Alemanha que se realizam durante todo o verão europeu.

Conforme o próprio construtor e piloto, o dispositivo pode ser muito perigoso, já que tem uma força incrível para peso transportado e por isso mesmo é’ muito fácil de se ser arremessado fora da “sela” graças a sua pouquíssima estabilidade e centro de gravidade muito alto, porém mesmo assim uma peca muito desejável.


A primeira vez que estive na China nosso Santana alongado fazia um baita sucesso e Xangai estava sediando o primeiro Salão do Automóvel de nível internacional.

Naquela época o meio de transporte popular era a bicicleta, que você via às centenas nas ruas.

Este triciclo me chamou a atenção, e confesso que ainda acho uma solução inteligente em termos de ergonomia e relativo conforto, protegido do tempo e com, eu diria, o máximo de aproveitamento do espaço público para o transporte individual.

Hoje só se encontra este tipo de transporte nas províncias mais profundas do país. Interessante que já viajei por muitos países, inclusive o oriente, mas este formato só vi na China.

Lá pelos meus 20 anos de idade comprei meu primeiro Fuscão. O programa era descer para Ubatuba, e olha que não era uma viagem com alto nível de dificuldade, principalmente à noite.. Mas as aventuras com os Fuscas (tive três) sempre foram incríveis.

Numa delas nos perdemos nos arredores da praia de Pernambuco no Guarujá. À noite subimos uma montanha por uma trilha imaginária iluminada somente pelos dois sealed beams e passamos a noite em volta de uma fogueira, bebendo e curtindo um som e uma maravilhosa noite de luar sobre o mar.

No dia seguinte surge um pequeno problema: a trilha imaginária nunca existiu, e voltar para a estrada deu bastante trabalho, já que trazer o Fusca para baixo pela superfície do morro não foi nada fácil…

LV

Nota: A partir de agora as matérias do Luiz Alberto Veiga serão quinzenais. A próxima, portanto, será no sábado 24 de novembro.





Anterior

FALECE ROBERTO NASSER

Próximo

NASSER, IN MEMORIAM: CHOCOLATE, ALFACE...

identicon

Luiz Alberto Veiga

Iniciou sua carreira de designer na VW do Brasil em 1976 onde ficou até 2016. Durante esse tempo trabalhou ou foi responsável pelo design de inúmeros modelos da VW incluindo o Gol (gerações 2,3,4,5 e 6), Fox, Polo Sedan, além de vários outros projetos nos estúdios da VW AG Design Center em Wolfsburg, Estúdio Avançado de Potsdam em Berlim, Modern Design em Detroit e Ghia Design em Turim (Logus e Pointer).

Próximo

NASSER, IN MEMORIAM: CHOCOLATE, ALFACE...

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In