• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Clássicos

TRÊS LETRAS, DOIS TEMPOS E UMA PAIXÃO – PARTE 2

identicon por Portuga Tavares
28/11/2018
em Clássicos, PT






Este texto da continuação sobre o Blue Cloud 2018 (foto de abertura) já estava pronto quando numa manhã de sexta-feira acordei com diversas mensagens informando o passamento de um dos meus Mestres, meu amigo Roberto Nasser. O nobre jornalista, quem sempre admirei pelo conhecimento e belos textos, deu-me a honra de brindar este “escriba luso-brasileiro” com sua amável e atenciosa amizade, entre as oportunidades que ele me ofertou está a de dirigir, pela primeira vez, uma DKW-Vemag Vemaguet com embreagem automática  Saxomat.

Roberto Nasser posando ao lado do seu Landau Presidencial 1982, que serviu à Presidência da República de 1985 a 1991 (Foto: Veteran Car Club – MG)

Para contar esse breve relato, precisamos nos transportar ao ano de 2007, quando o Galaxie brasileiro completou 40 anos. Em meu ofício de escrever e abordar a história dos automóveis, procurei o prestativo amigo Nasser para incluir na pauta uma das peças de sua coleção, o Landau presidencial que estava no acervo do Museu Nacional do Automóvel, em Brasília. Como deslocamentos sempre aumentam o valor de investimento em pautas, temos o hábito de aproveitar para fazer mais de uma matéria, e mais uma vez o Nasser colaborou me indicando o seu amigo José Mattos, de Brasília, e sua DKW-Vemag Vemaguet 1967 — uma das últimas produzidas, em novembro daquele ano— sem pedal de embreagem. Foi assim tive a oportunidade de dirigir o carro.

DKW-Vemag Vemaguet 1967, com embreagem automática Saxomat, de José Mattos (Foto: Instagram F1ponto8s)

De volta a 2018, uma semana antes do Blue Cloud deste ano, passei por Botucatu para visitar grandes amigos e comemorar o aniversário do piloto e colecionador Dimas de Mello Pimenta Filho. A festa, na Fazenda Dimep, seria só no domingo e aproveitei o sábado com amigos da cidade passeando com um Galaxie 500 1967, e eis que me encontro com o Marcelo, que é apaixonado por DKW-Vemag Fissore e tem o pitoresco costume de instalar o Saxomat em seus carros. Então dirigi mais um DKW com este sistema que elimina o pedal de embreagem, mas dessa vez um Fissore.

O Saxomat apenas dispensa o pedal de embreagem, na realidade o câmbio e boa parte do sistema é o do conjunto de mudanças convencional do câmbio manual de quatro marchas. A embreagem é acionada de duas maneiras. Uma, por um platô especial com massas centrífugas em conjunto com um volante de motor específico. Em marcha-lenta essas massas estão recolhidas e a placa de pressão do platô é afastada do disco, desacoplando a embreagem. Pode-se engatar a primeira normalmente. Ao acelerar as massas se expandem e a placa de pressão aproxima-se do disco, iniciando o movimento do carro.

Porém, estando o motor girando acima da marcha-lenta as massas estão expandidas e a embreagem está acoplada. Para que ela desacople e permita as trocas de marchas, há um servo a vácuo para desacoplá-la. Para o servo funcionar, uma válvula eletromagnética (solenoide) é atuada por um microinterruptor elétrico na base da alavanca de câmbio, comunicando assim o vácuo do coletor de admissão com a câmara de vácuo do servo. A cada troca de marcha, ao tocar na alavanca a embreagem é imediatamente desacoplada, igual ao que seria feito pelo pedal da esquerda.

O sistema era fabricado pela fabricante alemã de embreagens e fornecedora da indústria automobilística Fichtel & Sachs e aplicado em veículos de várias marcas, como Mercedes-Benz, Opel e Borgward.

Algo parecido foi usado, mais tarde, em 1999 no Mercedes Classe A e início dos anos 2000 em carros como o Fiat Palio Citymatic e Chevrolet Corsa Autoclutch, mas não havia mais a  parte centrífuga do platô, o controle era totalmente eletroeletrônico. Mas, incompreensivelmente, não teve sucesso junto aos consumidores, pois eliminava o mais cansativo no trânsito anda e para, o uso da embreagem, e não ficou muito tempo em produção.

Matéria de fevereiro de 2000 comparando o Fiat Palio ELX com câmbio manual convencional e o Citymatic (Foto: Revista Quatro Rodas, reprodução)

Chegou a data do Blue Cloud e com ela o tema da minha publicação anterior aqui no AEs. Chegou, também, a admiração ao evento que não frequentava há muitos anos e nunca tinha vivenciado de maneira tão intensa. Lá conheci um grupo de argentinos que veio para o Brasil, uma parte já estava há uma semana em terras brasileiras e hospedados com o Marcelo, os demais vieram rodando com seus maravilhosos DKW fabricados na Argentina pela Indústria Automotriz Santa Fé, sob licença da Auto Union GmbH — como foi com a brasileira Vemag — de 1960 a 1969.

DKW-Vemag Fissore de Marcelo, exposto no Blue Cloud 2018 (Foto: autor)

No evento, em Poços de Caldas, também reencontrei o Roberto Fróes, mais um amigo que fiz por conta de matérias e que mora no Rio de Janeiro. A primeira vez que o vi foi por conta do seu DKW-Vemag Belcar usado num dos clipes do cantor Gabriel, O Pensador, mas dessa vez o carioca levou à estância turística de Minas Gerais um outro modelo, reprodução do DKW “carretera” de pista modificado pela Vemag, bastante aliviado de peso e com teto rebaixado para reduzir a área frontal. Achei uma maneira muito criativa de salvar um veículo que prestou nobres serviços como doador de peças e agora retrata um outro capítulo da história brasileira, dessa vez, o automobilismo.

DKW Carretera do Roberto Froes, do Rio de Janeiro (Foto: autor)

Por falar em automobilismo, os frutos do Blue Cloud foram tão bons que levaram ao Tiago Songa a projetar para o ano de 2019 um encontro que, também, será uma prova de DKWs. O evento serána Fazenda Dimep e terá o nome de Pé-Na-Tábua Dois Tempos, uma versão ainda mais dinâmica do tradicional encontro da galera que curte a fumaça azulada. Recebi a notícia do, meu grande Irmão, Ricardo Ferron, que me fez o convite para cobrir o Blue Cloud. Se depender dos entusiastas por DKW a fumaça azul estará sempre relembrando a paixão por essas pequenas maravilhas, assim como o saudoso Roberto Nasser sempre manteve viva a paixão por carros, incluindo os antigos.

PT





Anterior

DESIGN – CONCURSO TALENTO DESIGN DA VOLKSWAGEN DO BRASIL

Próximo

CONVERSA PARA BOI DORMIR…

identicon

Portuga Tavares

Jornalista automobilístico e um grande autoentusiasta, tem carros antigos, entre eles um Galaxie com motor 302 ano 1981. É diretor técnico da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e presidente do Galaxie Clube do Brasil.

Próximo

CONVERSA PARA BOI DORMIR…

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021
Foto enviada por Yel Feu

NOVO CAUSO: TEMPO EM QUE TUDO DAVA ERRADO…

19/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ EQS É O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DE LUXO DA MARCA

19/04/2021
Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021
Foto enviada por Yel Feu

NOVO CAUSO: TEMPO EM QUE TUDO DAVA ERRADO…

19/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ EQS É O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DE LUXO DA MARCA

19/04/2021
Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In