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Home Colunas Conversa de Pista

F-1 DESEMBARCA NO BRASIL

identicon por Wagner Gonzalez
08/11/2018
em Conversa de Pista, WG






Jovens kartistas marcarão presença no grid de domingo

Categoria mais divulgada do automobilismo, a F-1 desembarca esta semana em Interlagos para a disputa do Grande Prêmio do Brasil, a penúltima etapa do Campeonato Mundial de 2018. Com o título já decidido em favor do inglês Lewis Hamilton — agora empatado com o argentino Juan Manuel Fangio, ambos com cinco títulos —, pode-se esperar disputas mais acirradas, já que nem Valtteri Bottas, tampouco Kimi Räikkönen, serão compelidos a fazer jogo de equipe para seus pares nas equipes Mercedes e Ferrari. Novidade do grid de domingo será a presença de kartistas das categorias mirim e cadete para cumprir o papel outrora preenchido por jovens escolhidas pela beleza e pelo sorriso.

Sainz faz sua penúltima corrida pela Renault e, sugestivamente, aparece dirigindo um carro da marca, o Floride, fabricado de 1958 a 1968. Em 2019 vai pilotar para a McLaren (Renault)

O espanhol Carlos Sainz, que faz sua penúltima corrida pela equipe Renault, diz que uma volta em Interlagos “é quase igual a uma montanha russa”; note que ele nem era nascido quando mudaram o traçado original de 7,960 km para o de 4,309 km que existe hoje.  Outro que não conheceu Interlagos antigo e que está de partida de sua equipe atual é Rob Smedley, o engenheiro inglês que acompanhou Felipe Massa na Ferrari e na Williams, de onde se desliga ao final do ano.

Rob Smedley deixa a Williams no final do ano, oficialmente para passar mais tempo com a família (MSA)

Outrora um dos circuitos mais longos do mundo e com um traçado que demandava um acerto de chassi capaz de manter rendimento equilibrado em curvas em aclives e declives e de alta, média e baixa velocidades, Interlagos teve seu percurso mutilado em 46% em nome das demandas de TV, dos serviços de supervisão de pista, de atendimento de segurança, e de mercado. Pior, sem que tenha sido conservado o traçado original, o que seria perfeitamente possível, ficando então três circuitos — antigo, anel externo e novo.

O percurso que era completado em dois minutos e meio em 1978, a partir de 1994 passou a durar só 1’20″, tempo que este ano deverá ser reduzido em mais 10 segundos. Isso faz do Autódromo Municipal José Carlos Pace, o nome oficial de Interlagos, um dos percursos mais curtos do calendário: só ganha de Mônaco e do México.

Nem por isso as surpresas durante as 71 voltas (ou 305,909 km) da competição estão imunes a vários tipos de surpresas: o tempo instável já ajudou a definir o título de 2008 na penúltima curva da última volta em favor de Lewis Hamilton e prejuízo de Felipe Massa, que disputavam o título, lembrando que o vencedor da prova foi o brasileiro.

A largada deste ano já garante uma novidade: a pedido dos organizadores da prova a Federação de Automobilismo de São Paulo selecionou 20 kartistas das categorias Mirim e Cadete para se postarem à frente de cada um dos 20 carros que irão ao grid. É uma decisão que incentiva jovens valores do esporte e economiza alguns trocados aos promotores do evento: contratar grid girls envolveria o pagamento de cachês, algo que os pilotos em início de carreira não receberão. Tal qual a mudança do traçado paulistano, sinal de tempos cada vez mais classificados como politicamente corretos…

Hamilton selou no México a conquista do Campeonato Mundial, o quinto de sua carreira (Mercedes)

Situado a cerca de 800 metros acima do nível do mar, Interlagos também demanda trabalho reforçado do que agora é chamado “unidade de potência” e antigamente era apenas “motor”. Atualmente o centenário motor a combustão funciona ligado a duas unidades de recuperação de energia, uma funcionando com esquema térmico e outra, cinética, o que caracteriza uma máquina híbrida, algo tão em moda no automóvel contemporâneo.

Segundo a fabricante de freios Brembo, no asfalto paulistano a energia térmica é recuperada em três freadas fortes a cada volta: S do Senna (a mais forte, onde se reduz de 338 km/h para 101 km/h, segundo dados coletados no ano passado), curva Chico Landi , no final da reta oposta (341 km/h para 172 km/h); e na Junção (284 km/h para 132 km/h). É exatamente neste ponto que boa parte do 1,78 kW·h ou 2,42 cv·h (índice que deverá ser  maior este ano) acumulado cada volta será usada para ajudar a superar a íngreme subida dos boxes e iniciar o trecho mais veloz do traçado. A força do turbo é ainda mais importante nesse trecho.

Os índices da Pirelli para aderência do asfalto, pressão aerodinâmica, abrasividade, desgaste e força lateral

Tal qual os motores, digo, unidades de potência,  chassis, aerodinâmica e pneus também evoluíram nos últimos 12 meses,, estes últimos  serão mais macios que os usados em 2017, embora mantenham a mesma denominação: médios (detalhes laterais em branco), macios (amarelo) e supermacios (vermelho). Para comparar, o macio de 2017 é o médio de 2018, e assim por diante. Entre os quatro montados no carro, o traseiro direito é o que sofre o maior desgaste e tanto quanto o consumo o tempo instável é outro grande vilão na hora de escolher os borrachudos para a corrida.  Se a chuva não vier da represa, como insiste aquele locutor, espere um único pit stop para troca de pneus, de supermacios para macios.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Tags: Carlos SainzGP do Brasil de F-1 2018Lewis HamiltonPirelliRob Smedley
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Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

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