• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 3ª SEMANA

    TOYOTA LANÇA NOVO MIRAI

    Captação de vídeo: Nissan/ALI Produtora; edição de vídeo: Márcio Salvo; fotos: autor

    NISSAN KICKS 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 2ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 3ª SEMANA

    TOYOTA LANÇA NOVO MIRAI

    Captação de vídeo: Nissan/ALI Produtora; edição de vídeo: Márcio Salvo; fotos: autor

    NISSAN KICKS 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 2ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

TRATADO DE EMPURROTERAPIA

identicon por Boris Feldman
21/10/2018
em BF, Opinião de Boris Feldman






As críticas são recebidas com incentivos. Às vezes com pedrada…

 

A reação de certos mecânicos — classe profissional que respeito e admiro — às críticas de empurroterapia são as mais diversas. Alguns incentivam e ressaltam a importância de se acusar as maracutaias. Outros vestem a carapuça e jogam pedra…

Quando o carro é levado à oficina com sinais de fumaça mais colorida pelo escapamento (foto de abertura), tem mecânico que logo sugere o motor seja desmontado e enviado para a retífica. Tem o mais competente (e honesto) que, antes, verifica não se tratar de um mero retentor de válvula danificado.

Se chega fazendo fumaça pelo capô, tem o que vai direto na válvula termostática e a arremessa teatralmente para a lata de lixo. E, a seguir, o discurso de sempre: “Essa válvula só é necessária em países europeus que vivem congelados e com temperaturas abaixo de zero grau. No Brasil, país tropical, ela só serve para fazer a água ferver”. E diz ao atônito dono do carro que ele pode ir embora, sem nada cobrar pelo “serviço”. Admirado com a “competência” do mecânico, nem imagina que a água não vai mais ferver, porém o motor vai trabalhar em temperatura abaixo da ideal, aumentando consumo e emissões. Ou será que a fábrica mantém o custo de um componente desnecessário?

O dono do carro com motor a gasolina reclama que seu custo sobe sem parar no posto e pensa em trocá-lo por um flex para abastecer com álcool — ou etanol, como a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) resolveu há quase dez anos renomeá-lo. O mecânico tem pronta na gaveta uma opção muito mais em conta: um chip que “converte” o motor para álcool. Minutos depois o carro sai para abastecer com o produto oriundo da cana-de-açúcar. E o motor funciona sem problemas, pois o chip “engana” a central eletrônica. Mas não engana o sistema de alimentação, que vai se corroer e enferrujar, pois não foi projetado para receber água contida no álcool hidratado, muito menos o agressivo combustível. E o motor terá baixa eficiência energética, pois a taxa de compressão não foi alterada para aproveitar a elevada resistência do álcool à detonação.

Fiz há tempos uma pesquisa sobre o comportamento de oficinas especializadas em alinhamento de rodas. Um carro apesar de novo (frota de fábrica), foi levado a uma concessionária para conferir os ângulos das rodas, que estavam corretos. E correu, então, dez oficinas, escolhidas aleatoriamente, para orçar um eventual serviço. Três delas não orçaram, pois “o alinhamento estava correto”. Outras seis emitiram orçamento, pois julgaram necessário o procedimento. Entre estas, a matriz de uma rede de oficinas. O carro foi levado também a uma de suas filiais que orçou um valor quase o triplo da matriz, alegando “eixo traseiro empenado”…

A troca da correia dentada revela quem é quem, pois muitos mecânicos defendem a troca simultânea do seu tensionador, que tem um rolamento. Esta troca não é prevista em nenhum manual de fábrica, à exceção dos Renault que têm esse sistema de acionamento do comando de válvulas (motores SCe de 1 e 1,6-L são por corrente). Exceto se o rolamento apresentar um envelhecimento precoce, fácil de ser diagnosticado por um mecânico competente e honesto. Ou se o “especialista” for adepto da empurroterapia…

Só que se esse e muitos “especialistas” desconsideram o fato de os incontáveis rolamentos dos carros durarem incomparavelmente mais que os dos tensionadores e que os motores Ford tricilindro são isentos de manutenção da correia dentada, que é encapsulada e em banho de óleo, por toda a vida do motor.

Por falar em empurroterapia, este é um capítulo recheado tantas as práticas discutíveis nas oficinas. Entre as mais cotadas no ranking, a limpeza de bicos, sonda lambda e até o tanque de combustível. Ou a lubrificação da suspensão e (acreditem…) das maçanetas e dobradiças das portas. Descarbonização do motor que não está carbonizado é outra bem posicionada no ranking. E várias outras, de acordo com a criatividade e “esperteza” do brasileiro. Uma inacreditável: concessionária cobrou pela troca do fluido da direção hidráulica de um carro… com direção eletroassistida!

Faturar desnecessariamente é um mal que aflige indistintamente diversos setores da economia. A ética nem sempre impera.

Mas, ainda pior é a oficina que cobra pelo serviço não executado. São inúmeras as possibilidades, mas algumas podem ser classificadas como criminosas. Já vi anúncio de reparação de airbag deflagrado, absolutamente impossível de se fazer. O mecânico simplesmente cobre o espaço (vazio) dele com a tampa original. E inventa um sisteminha elétrico para fazer a luz de alerta do airbag no painel se acender e apagar para enganar o motorista. Pode?

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Mais Boris? autopapo.com.br





Anterior

TOYOTA YARIS 1,5 XLS SEDÃ – 3ª SEMANA

Próximo

MOTOR DO CORVETTE ZR-1 PODE SER COMPRADO AVULSO

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

MOTOR DO CORVETTE ZR-1 PODE SER COMPRADO AVULSO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: jornalvs.com.br

DEZ PRINCIPAIS DÚVIDAS DO MOTORISTA AO ABASTECER COM GASOLINA

06/03/2021
Foto: pt.wikipedia.org

ERRO DE CONDICIONAMENTO ASSASSINO

06/03/2021
Foto: divulgação Toyota

CÉLULA A COMBUSTÍVEL, COMO FUNCIONA

05/03/2021
Fotos: autor

FIAT STRADA VOLCANO CD – 3ª SEMANA

05/03/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: jornalvs.com.br

DEZ PRINCIPAIS DÚVIDAS DO MOTORISTA AO ABASTECER COM GASOLINA

06/03/2021
Foto: pt.wikipedia.org

ERRO DE CONDICIONAMENTO ASSASSINO

06/03/2021
Foto: divulgação Toyota

CÉLULA A COMBUSTÍVEL, COMO FUNCIONA

05/03/2021
Fotos: autor

FIAT STRADA VOLCANO CD – 3ª SEMANA

05/03/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In