• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

ECONOMIZADOR É PROPAGANDA ENGANOSA?

identicon por Boris Feldman
07/10/2018
em BF, Opinião de Boris Feldman






Maioria dos dispositivos oferecidos no mercado para reduzir consumo de combustível pode ser pura enganação.

 

Vamos dividir os economizadores em duas categorias: os que se compram no mercado de peças, que anunciam “até 20% de redução de consumo” mas que não funcionam. E os dispositivos colocados pelos próprios fabricantes, que realmente reduzem o consumo. Fácil entender que qualquer sistema desenvolvido por mecânico ou técnico que funcionasse de fato, despertaria imediato interesse do fabricante. Que investem uma “grana preta” e se consideram realizados ao obter uma redução de 2% a 3% no consumo.

PROVAVELMENTE FALSOS

São três tipos de dispositivos encontrados no mercado, em casas de peças ou pela internet. O primeiro apregoa ampliar a faísca na vela, resultando em melhor combustão da mistura ar-combustível. É colocado no sistema elétrico do motor, em geral nos cabos da bobinas ou das velas.

O segundo interfere na mistura ar-combustível. Há os que contam com um magnético poder de “orientação molecular das células do combustível” (foto de abertura) e dizem provocar um aumento do poder de combustão. São dispositivos magnéticos colocados em volta das mangueiras de combustível ou no tanque. Outras “mágicas” preferem interferir no ar que será misturado ao combustível. Criam dispositivos que provocam uma espécie de espiral antes de chegar ao filtro, otimizando (é como explicam…) a eficiência da combustão. Outro mais recente aproveita a energia contida nos vapores exalados pelo tanque de combustível que seriam normalmente dirigidos ao cânister, um filtro que elimina sua nocividade. A mágica, neste caso, é de dirigi-los diretamente ao motor, enriquecendo a mistura. Com dois problemas: alteram a relação  entre ar e combustível (estequiométrica) e podem provocar uma explosão.

Tem outra que já mereceu até reportagem de tevê: coloca-se um tanque de água e, por uma eletrólise, obtêm-se o H2 (hidrogênio), um combustível dirigido ao motor. Reduz efetivamente o consumo, mas a conta não fecha, pois exige da bateria uma energia maior do que a fornecida ao motor…

Finalmente, a sofisticada interferência no mapeamento da central eletrônica. Pode-se, empobrecer a relação ar-combustível ou mudar o ponto e o avanço de ignição. Com riscos de aumentar a temperatura de combustão e danificar pistões, aumentar o índice de emissões e outros.

A rigor, o motor permite milhares de ajustes em sua operação. A engenharia da fábrica investe milhares de horas em dinamômetros,  simulações e testes de rodagem para estabelecer máxima eficiência. É, sim, possível interferir nos parâmetros estabelecidos pelo fabricante para aumentar desempenho ou reduzir consumo. Mas sempre se paga um preço, pois ganha-se cá, mas perde-se acolá…

Tem sempre um “professor pardal” inventando uma maracutaia. A maioria testada pelas fábricas, laboratórios e revistas especializadas, sempre com o mesmo resultado: nenhum ou perto de zero.

 

CERTAMENTE VERDADEIROS

Turboalimentação – Número cada vez maior de  motores são dotados de turbocompressores pelas fábricas para aumentar desempenho sem interferir no consumo. Não tem “mágica”: supera-se a eficiência volumétrica e aumenta-se a eficiência térmica ao se aproveitar uma energia desperdiçada no motor aspirado a dos gases de escapamento.

Stop/Start – Sistema eletrônico que desliga e liga automaticamente o motor quando o carro para por qualquer motivo, por exemplo num semáforo. Chega a reduzir consumo e emissões em até 15% no trânsito urbano.

Econômetro – Infalível, pois atua no equipamento entre o volante e o banco. Por meio de um instrumento no painel, alerta-se o motorista para o excesso de “chumbo” no pé direito. Ou um sistema de setas que o orienta a subir a marcha para o motor girar na faixa ideal de rotações, com máxima eficiência.

TPM –  Sistema de monitoramento da pressão dos pneus já obrigatório em alguns países. Importante para a segurança e para o consumo, pois avisa ao motorista (com luz de alerta) em caso de redução superior a 20% da calibragem recomendada. O pneu “murcho” reduz a estabilidade, capacidade de frenagem e aumenta consideravelmente o consumo, pois o motor tem que vencer um atrito maior entre pneu e asfalto.

Manutenção – Sensores indicam problemas operacionais do motor e seus periféricos, acendendo luzes de alerta no painel. Além deles, itens de manutenção devem ser observados pelo motorista, como troca de velas, cabos e outros.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Mais Boris? autopapo.com.br





Tags: BFBoris FeldmanEconomizadoresSistemas de fábrica
Anterior

DEZ MELHORES PERUAS NACIONAIS

Próximo

PEGA NO MELHOR ESTILO DOS ANOS '90 ENTRE ESCORT XR3, GOL GTi E KADETT GSi

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

PEGA NO MELHOR ESTILO DOS ANOS '90 ENTRE ESCORT XR3, GOL GTi E KADETT GSi

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: extremetech,com

QUEM PRECISA DE TODA ESSA TECNOLOGIA NO AUTOMÓVEL?

10/04/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

10/04/2021
(Divulgação)

O QUE NINGUÉM CONTA SOBRE OS CARROS ELÉTRICOS

10/04/2021
Fotos: Divulgação Hummer

GMC HUMMER E CHEVROLET SILVERADO ELÉTRICOS SERÃO PRODUZIDOS

10/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: extremetech,com

QUEM PRECISA DE TODA ESSA TECNOLOGIA NO AUTOMÓVEL?

10/04/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

10/04/2021
(Divulgação)

O QUE NINGUÉM CONTA SOBRE OS CARROS ELÉTRICOS

10/04/2021
Fotos: Divulgação Hummer

GMC HUMMER E CHEVROLET SILVERADO ELÉTRICOS SERÃO PRODUZIDOS

10/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In