• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

DESIGN – O PODER DAS LINHAS

identicon por Luiz Alberto Veiga
06/10/2018
em Destaques, História, LV






Outro dia estava eu aqui pensando com meus botões sobre o automóvel e como ele é complexo como produto, um dos mais complexos que o homem já criou.

Graças a ele o homem evoluiu muito, desenvolvendo novos materiais, processos, máquinas fantásticas, sistemas diversos, não só físicos como uma linha de montagem robotizada, mas também, graças à tecnologia digital, temos programas incríveis que nos ajudam a desenvolver superfícies matemáticas complexas, assim como programas de predições que possibilitam um resultado tão perfeito como os testes físicos reais.

Mas, como tudo isso começou? Qual foi a ferramenta que possibilitou o desenvolvimento desta inteligência, e que ainda hoje está presente em qualquer produto, seja ele um clipe de  papel, um transatlântico, um castelo, um avião ou um carro?

Pois afirmo que essa ferramenta se chama DESENHO.

Sem o desenho nenhum produto físico poderia se criado, incluindo este belo telefone celular que está à sua frente ou no seu bolso.

No automóvel não é diferente. Desde os primeiros sketches, feitos à mão com esferográficas sobre papel, até os desenho finais de engenharia, sejam desenhos físicos ou em 3D nos computadores, sem os desenhos nada pode ser feito.

E agora vou lançar o tema principal desta conversa.

– Do que são feitos os desenhos?
Resposta: de LINHAS!

– E quais são os principais tipos de linhas que compõem o desenho de automóveis?
Resposta: as CURVAS!

Sim, isso mesmo, toda parte visível, portanto de responsabilidade do Design, é construída 90% partir de curvas.

Outros tipos de linhas que também usamos são: retas (poucas no design de automóveis) e segmentos de círculo, ou raios.

Vamos ser bem claros: na parte técnica/mecânica as linhas mais usadas são retas, círculos e raios.

Motores (fora o engine design, que cuida da parte visível, quando se abre o capô), câmbios, suspensão, e tudo mais que está escondido debaixo da “pele” do carro é desenhado usando-se basicamente estes dois elementos. É o que popularmente chamamos de desenho ortogonal.

Nas linhas de montagem também são usadas, na sua maioria esmagadora, o desenho ortogonal.

Dispositivos de montagens, robôs, dispositivos de transporte e controles de qualidade usam retas e círculos/raios para serem projetados e produzidos.


Tudo que está atrás do “palco”, que é o design, usa somente estes dois elementos. Já a parte do design usa as CURVAS, que são compostas de vários segmentos de raios para serem formadas.

As curvas variam seus vários raios, de infinitas maneiras. Mais abertos, muito longos, com tensões controladas pelo que chamamos em 3D de “pontos de controle” da curva. Aí você pensa, “mas um carro não tem somente curvas, ele tem superfícies.”

Pois é, aí é que está! As superfícies são geradas também por curvas, normalmente 4 curvas e o grande desafio para atingir a “beleza” está em saber manipular este  elementos.

Muitas vezes, leigos podem pensar que alguma linha lateral de um carro seja reta (e até pode ser em um certo ponto de vista), mas quando se olha por cima (vista de planta) a curva está lá.

O corpo de uma mulher (de um homem também) é feito de curvas. Não existe nenhuma reta no corpo humano, e é rara na natureza (cristais, por exemplo).

Uma prancha de surfe é feita de curvas (biônico). Um celular normalmente ainda é feito de retas e raios (mecânico).

Plantas, ondas do mar, seres marinhos e terrestres são feitos de curvas (biônico). É por isso que chamamos a superfície final de Design de superfície classe A, e para partes mecânicas, classe B.

No design de arquitetura, mobiliário, utensílios domésticos, ainda são utilizados praticamente desenhos mecânicos, e aí eu vejo um enorme potencial para o futuro do design de uma maneira global.


Observar e aplicar soluções baseadas na superfície e outras características extraordinárias, como texturas que dissipam calor, cores mutantes, flexibilidade e resistência impressionantes que encontramos na natureza. Esta deve ser a tendência da tecnologia nas próximas décadas.

Com novos processos, principalmente calcados em tecnologia digital, como as impressoras 3D, será possível ultrapassarmos barreiras até agora intransponíveis e impensáveis.

Com as novas impressoras digitais, que já imprimem em metal, poderemos conceber peças que até agora seriam impossíveis de serem fabricadas, graças à lei da “saída de ferramenta”, que em caso de contra-saída não permite que a peça seja extraída da ferramenta, seja ela de prensagem ou injeção convencional.

Com a impressão em 3D não precisamos mais de ferramentas ou moldes, mas sempre precisaremos do Desenho.

Portanto para finalizar o tema de hoje, nosso querido automóvel sempre foi e sempre será o produto mais complexo e sofisticado que um ser humano (pessoa física, indivíduo) pode adquirir.

E é por essas e outras que nós amamos estas “máquinas”.

LV





Tags: DesignImpressão 3DLinhas curvasLinhas retasLuiz Alberto Veiga
Anterior

FORD MODELO T COMPLETA 110 ANOS

Próximo

DEZ MELHORES PERUAS NACIONAIS

identicon

Luiz Alberto Veiga

Iniciou sua carreira de designer na VW do Brasil em 1976 onde ficou até 2016. Durante esse tempo trabalhou ou foi responsável pelo design de inúmeros modelos da VW incluindo o Gol (gerações 2,3,4,5 e 6), Fox, Polo Sedan, além de vários outros projetos nos estúdios da VW AG Design Center em Wolfsburg, Estúdio Avançado de Potsdam em Berlim, Modern Design em Detroit e Ghia Design em Turim (Logus e Pointer).

Próximo

DEZ MELHORES PERUAS NACIONAIS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Renault

RENAULT EMBARCA NA “NOUVELLE VAGUE”

15/01/2021
Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Renault

RENAULT EMBARCA NA “NOUVELLE VAGUE”

15/01/2021
Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In