• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

TODT QUER PASTEURIZAR MOTORES

identicon por Wagner Gonzalez
11/09/2018
em Conversa de Pista, WG






Presidente da FIA defende fórmula única para várias categorias

O francês Jean Todt, presidente da Federação Internacional do Automóvel, não se cansa de semear propostas peculiares de padronização no automobilismo mundial. Se em algumas categorias de base tal proposta pode ter cores de sensatez, a recente declaração do dirigente em propor a adoção de um motor que possa ser usado tanto na F-1 quanto em outras modalidades é no mínimo curiosa. Fatores que vão desde o posicionamento de mercado até as diferentes demandas de cada categoria podem sucumbir com a possível pasteurização de um universo que luta para ser a referência em tecnologia de ponta contra fatores puramente frios e calculistas.

Jean Todt defende motor único em várias categorias para reduzir custos (FIA)

O atual regulamento da F-1 é obra de Todt e demonstra sua atração pela padronização: desde sua introdução em 2014 é cada vez mais limitado o número de mudanças no projeto homologado a cada ano. O fato de serem usados menos motores por carro a cada temporada não reduziu os custos de produção e desenvolvimento, tampouco tornou a categoria mais equilibrada. A imposição de um teto de gastos também é outro ponto muito debatido e com poucos resultados positivos comprováveis.

Ilustração mostra a variedade de conceitos, a maioria montada em torno do motor Cosworth (auto-retro)

A ideia de explorar a trilha da economia de escala no que diz respeito aos motores da F-1 não é nova e, de fato, há exemplos de padronização, o mais comum deles o que diz respeito ao fornecimento de pneus. A história mostra que a adoção do motor 3-litros aspirado criou uma fórmula básica que poderia justificar a proposta de Todt, os chamados kit cars, proposta que permitiu o surgimento de várias equipes e corroborou para o crescimento da F-1 no período entre 1967/1990. Isso foi alcançado graças à combinação do motor Ford Cosworth, câmbio Hewland, amortecedores Koni e freios Girling, situação onde os motores Ferrari, Matra e Weslake e a genialidade de engenheiros como Colin Chapman, Gordon Murray, Mauro Forghieri, Patrick Head e pilotos como Jack Brabham e Bruce McLaren foram basilares para evitar a unanimidade que Nelson Rodrigues e ditadores de plantão atestam como algo burro.

Mais recentemente, no início dos anos 2000, voltou-se a fecundar a proposta de um motor único e a empresa inglesa de engenharia Ricardo chegou a ser consultada sobre a possibilidade de fornecer um equipamento padrão para a categoria. Felizmente a ideia não prosperou: por mais que seja possível enxergar um viés de racionalidade na defesa dessa proposta, não resta dúvida que tal caminho seria um atalho para desmistificar ainda mais a aura já bastante desgastada e marcada por uma restauração de quinta categoria. Padronizar o coração de um carro de F-1 soa como aproximá-la perigosamente em uma versão efetivamente internacional da F-Indy.

Protos: proposta de F2 com chassi de madeira, em 1970, não vingou (auto-retro)

Em categorias menores justifica-se a adoção de técnicas de reserva de mercado: longe vão os dias em que as fórmulas 2 e 3 eram disputadas por marcas de origens e filosofias diversas: quem não se lembra das disputas entre Ralt e Reynard, Tecno e Matra, Alfa Romeo, BMW, Mercedes, Renault, Toyota e VW nos grids que ainda tinham espaço para propostas tão peculiares como o chassi de madeira de um Protos? Atualmente pode-se ver a homologação de chassis e motores únicos em inúmeras categorias internacionais, com variações pontuais de acordo com o mercado em questão. Na F-4, por exemplo, são impostos limites até mesmo nos preços de peças de reposição e revisões mecânicas.

F-4: categoria adota padronização de motor, chassi e pneus em nível regional (KSP)

Por mais que o mundo tenha mudado e a indústria automobilística adote cada vez mais a adoção de soluções planetárias para determinados sistemas como caixas de câmbio, airbags e sistemas de injeção a manutenção do fator “livre mercado” ainda é vital para evitar o mal do monopólio, doença que acaba com neurônios saudáveis e alimenta o mal maior destes tempos, o politicamente correto. Salvemos o autoentusiasmo.

 

Calendário de 2019 pronto para ser anunciado

A Liberty Media já divulgou a relação das 19 datas da temporada de 2019, que inicia dia 17 de março, com o GP da Austrália e termina dia 1o de dezembro com a etapa de Abu Dhabi. A relação a seguir deverá ser homologada no início de outubro pela FIA.

17/3 – Melbourne, Austrália
31/3 – Sakhir, Bahrein
14/4 – Xangai, China
28/4 – Baku, Azerbaijão
12/5 – Barcelona, Espanha
26/5 – Monte Carlo, Mônaco
9/6 – Montreal, Canadá
23/6 – Paul Ricard, França
30/6 – Spielberg, Áustria
14/7 – Silverstone, Inglaterra
28/7 – Hockenheim, Alemanha
4/8 – Budapeste, Hungria
1/9 – Spa-Francorchamps, Bélgica
8/9 – Monza, Itália
22/9 – Marina Bay, Cingapura
29/9 – Sochi, Rússia
13/10 – Suzuka, Japão
27/10 – Cidade do México, México
3/11 – Austin, EUA
17/11 – São Paulo, Brasil
1/12 – Yas Marina, Abu Dhabi

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Tags: Calendário F1 2019F-4ford cosworthJean TodtProtos F-2
Anterior

AE 10 ANOS: UMA HISTÓRIA DE QUE VIM A FAZER PARTE

Próximo

CHERY TIGGO 2 GANHA CÂMBIO AUTOMÁTICO

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

CHERY TIGGO 2 GANHA CÂMBIO AUTOMÁTICO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: lucasdorioverde.portaldacidade.com

UMA DEFICIÊNCIA INACEITÁVEL

17/04/2021
Fotos: divulgação Ford

FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

16/04/2021
Fotos: Duda Barros

TCR FEZ SHAKEDOWN NA PISTA DA PIRELLI

16/04/2021
Foto: autor

A DACON E SEUS PASSATS FANTÁSTICOS

16/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: lucasdorioverde.portaldacidade.com

UMA DEFICIÊNCIA INACEITÁVEL

17/04/2021
Fotos: divulgação Ford

FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

16/04/2021
Fotos: Duda Barros

TCR FEZ SHAKEDOWN NA PISTA DA PIRELLI

16/04/2021
Foto: autor

A DACON E SEUS PASSATS FANTÁSTICOS

16/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In