• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae História

LIVRO: CORVETTE 1963-1967, DE LARRY M. GALLOWAY

identicon por Juvenal Jorge
26/09/2018
em História, JJ, Livros recomendados






Pequeno, com capa pouco atraente, e apenas 84 páginas, é quase por milagre que se encontre esse livro numa prateleira de livraria. Ao folheá-lo, aquele prazer maravilhoso de ter encontrado algo diferente, não pelo título, mas pelo conteúdo.

Larry M. Galloway é formado em Matemática e Industrial Arts, um curso equivalente aos ministrados nos Liceus de Artes e Ofícios em nosso país, ou abrindo mais a explicação, um curso técnico de mecânica, algo que sempre será básico para que se entenda como funciona qualquer mecanismo.

Depois de lecionar algum tempo em faculdades, o autor foi trabalhar na General Motors, na fábrica de St. Louis, estado do Missouri, onde o Corvette era fabricado. Sua função inicial era na área de qualidade da fábrica, e isso o fez conhecer em detalhes toda a fabricação e o projeto desse carro. E é exatamente aí que mora a diferença desse livro. Não se trata de falar do carro, mas sim como o carro era feito, onde estavam os problemas, de onde eles surgiam, o que era problema de projeto ou de fabricação — seja de ferramental e moldes — ou vinha defeituoso de algum fornecedor.

(goodreads.com)

E Galloway mostra com algumas poucas fotos e desenhos aquilo que todo mundo que gosta de carros, sejam novos ou antigos, já percebeu. Há partes de carroceria que simplesmente não concordam umas com as outras, notado principalmente nas portas e tampas. O Corvette não era melhor nisso que a maioria dos carros da época, agravado pelo fato de ter as partes visíveis da carroceria feita em compósito de fibra de vidro. É impossível saber hoje, com certeza total, se havia alguma marca que produzia carros de forma industrial que tivesse uma boa qualidade de execução de superfícies das suas partes, e a concordância delas de maneira a não parecer tortas. O Corvette era um, com vários desalinhamentos.

Os pontos principais mostrados são as junções da curvatura superior das portas e do teto, as entradas de água no conversível e nos vidros traseiros do cupê, principalmente do mais valioso deles, o 1963, as vibrações do cardã e o mecanismo de abertura dos faróis.

O problema do teto está bem explicado no livro. O molde que formava o teto foi feito errado. A superfície que deveria ser a externa do teto do carro foi fabricada no lado do molde que formava a superfície da parte interna, resultando num erro de medida de 1 décimo de polegada (2,54 mm). O teto era mais baixo em 2,54 mm do que deveria ser. Quando isso foi descoberto, depois de mais de um ano de produção, era tarde e caro demais para ser corrigido, e se conviveu com o problema até o fim da vida dessa carroceria que foi de 1963 a 1967.

Para ficar mais complicado, uma boa parte da produção de carrocerias foi contratada da DowSmith, e o restante era feito dentro da GM. As brigas resultantes das comparações entre uma e outra estão brevemente descritas no livro, com algumas boas anedotas típicas de fábricas de carros.

Devido ao conhecimento acumulado em mais de  quatro anos nessa atividade e também como engenheiro de qualidade de fornecedor — função que visa garantir que os componentes comprados estejam de acordo com o projeto —  Galloway há vários anos é membro da NCRS (National Corvette Restorers Society, Sociedade Nacional dos Restauradores de Corvette), organização americana que visa, entre outros, divulgar informações e ajudar pessoas a não cometerem erros quando estão reformando qualquer Corvette.

Fica bem evidente que, antes de tudo, as pessoas são o maior valor de qualquer empresa, pois não importa quanto se gaste em equipamentos, se não se entende perfeitamente o que as máquinas fazem, como fazem e onde podem acontecer erros.

Também a relação dos funcionários com o Corvette é abordada, mostrando que havia um grande orgulho da maioria em produzir aquele que por muito tempo foi considerado o único carro esporte americano. Mesmo assim, conflitos e problemas causados por sabotagem de funcionários descontentes aconteciam, mas nesse ponto Galloway não entra em detalhes, visto que muitas dessas pessoas que podem ter criado problemas ainda estão vivas.

O assunto é vasto, e pelo livro ser bem pequeno, nota-se facilmente que deveria ter havido mais tempo dedicado a ampliar a obra. Quem gosta desse tipo de história e é ávido por detalhes fica um pouco decepcionado, mas de qualquer forma é um livro fora dos padrões de adoração incondicional a carros de outra época que, comparados aos atuais, são quase em sua totalidade nitidamente inferiores em qualquer aspecto técnico ou qualitativo. Não estou querendo dizer que um Duesenberg – apenas um exemplo – não tenha qualidade a olhos de hoje, mas o preço dele era fora dos padrões de carros construídos em grandes indústrias.

O livro pode ser encontrado na Amazon, apenas em inglês, tanto em formato digital quanto com capa brochura e capa dura, mas recomendo uma visita ao site do autor, que tem mais informações interessantes, e alguns vídeos sobre o Corvette, além de um em que Larry Galloway  faz uma apresentação sobre sua experiência na fábrica, explanando sobre vários detalhes do carro.

https://www.cartipsandbits.com/

JJ





Tags: Chevrolet CorvetteJJLarry Galloway
Anterior

RESGATE DO MACACO

Próximo

F-1 CHEGA À RÚSSIA EM CLIMA DE GUERRA FRIA

identicon

Juvenal Jorge

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

Próximo

F-1 CHEGA À RÚSSIA EM CLIMA DE GUERRA FRIA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021
Fotos: Divulgação Audi

AUDI APRESENTA VERSÃO ELÉTRICA DOS Q4 E Q4 SPORTBACK

18/04/2021
Foto; AE

NOVA COLUNA NO AE

18/04/2021
Vai encarar o Gomzalez e o Famgio? (Foto: reddit.xom)

LANCES DO FANGIO

18/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021
Fotos: Divulgação Audi

AUDI APRESENTA VERSÃO ELÉTRICA DOS Q4 E Q4 SPORTBACK

18/04/2021
Foto; AE

NOVA COLUNA NO AE

18/04/2021
Vai encarar o Gomzalez e o Famgio? (Foto: reddit.xom)

LANCES DO FANGIO

18/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In