• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

CAR SHARE FOI-SE TÃO RÁPIDO QUANTO CHEGOU…

identicon por Boris Feldman
20/08/2018
em BF, Opinião de Boris Feldman






As transformações de usos e costumes andam em velocidades muito rápidas. Tanto na adesão a uma novidade, como em seu descarte.

 

Não tem muito tempo que se começou a falar em “Car Share”. Pois, na ponta do lápis, a posse de um automóvel é péssimo negócio. A rigor, seu custo pode ser adequado ao saldo bancário do dono. Mas, considerando-se o tempo diário de utilização, custa mais que um avião. Noves fora os que usam o carro como ferramenta de trabalho (prestadores de serviço, taxistas, vendedores, etc), ele não é utilizado mais que duas ou três horas por dia. E olhe lá…

Mas tem o investimento inicial, impostos, seguros, desvalorização do capital, taxas e manutenção pelas 24 horas. Ideia que surgiu simultaneamente em diversos países foi o compartilhamento. Você se registra na empresa de “car share” e tem o direito de pegar o carro num de seus estacionamento e rodar quanto tempo quiser. Devolve-o no mesmo local e seu cartão é debitado pelo número de horas (ou dias) utilizadas.

Teoricamente, um ideia genial. Mas pouco convincente por não atender exatamente as exigências do usuário. Talvez não se tenha imaginado que o car share viria a ser atropelado pelo Uber ou outros aplicativos do gênero. Primeiro, porque o cliente tem que buscar o carro num de seus estacionamentos. Segundo, porque continua tendo dificuldade para encostá-lo nos dois, três ou mais pontos de destino, antes de devolvê-lo no local de partida.

O Uber, ao contrário, vem buscá-lo onde estiver e deixa-o no destino, despreocupado com estacionamento. Não tem que pagar, como no car share, sequer os minutos parados na porta da farmácia ou do supermercado. É a ideia da posse rebatida pela da utilização levada às últimas consequências.

O conceito de trocar a propriedade de um automóvel pela sua simples utilização está ganhando adeptos em todo o mundo. Durante a semana, em cidades com bom serviço de metrô, ônibus ou trem, a mobilidade se resolve conjugando-se o Uber com o transporte público. No fim de semana, com o carro de uma “Rent-a-Car” para o turismo familiar.

Se o usuário enfrenta diariamente grandes deslocamentos, lança mão do carro alugado para o trabalho. De preferência, um compacto de baixo custo. No final de semana, troca-o na locadora por uma van ou SUV para passear com a família. Ou um esportivo de dois lugares para sair com a namorada. Nas férias, se a ideia é se embrenhar pela natureza,  aluga um 4×4…

Sempre existirá o motorista que não abre mão do prazer de dirigir. Que exige desempenho e esportividade. Ou requinte e conforto. Poderá manter seu próprio automóvel na garagem para momentos especiais. Mas, se não faz questão de estar sempre ao volante da sua própria “máquina” e até curte variar de modelos,  locadoras no Brasil já oferecem automóveis premium como Mercedes, BMW, Audi, Jaguar, Volvo e Land Rover.

Num futuro não muito distante, as fábricas vão se dedicar a atender grandes frotas de locadoras e aplicativos do tipo Uber. Empresas com know-how na compra e administração de estoque de milhares de veículos. Especialistas no atendimento do cliente ao alugar o novo e vender o seminovo. Em lidar com a manutenção para evitar problemas com os usuários.

As grandes empresas de locação e aplicativos já estão cruzando sistemas e se preparando para gerenciar a mobilidade individual a médio ou longo prazo. Em mercados com ou sem elétricos ou híbridos. Com ou sem autônomos.

Eu conversava outro dia com um amigo do setor de locação de automóveis. E lhe perguntei o tamanho da encrenca que administra no dia a dia. “Quer ter ideia das nossas dimensões? Somando as duas pontas, da compra de novos e venda de seminovos, negociamos mais de 1.000 automóveis diariamente”. Ou seja, pronto para assumir os novos tempos que apontam muito mais para o uso do que a posse do automóvel.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

Mais Boris? autopapo.com.br





Anterior

É SÓ UM CARRO DE PEDREIRO!

Próximo

O PRIMEIRO CARRO 0-km A GENTE NUNCA ESQUECE

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

O PRIMEIRO CARRO 0-km A GENTE NUNCA ESQUECE

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

23/07/2017

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: abc.com

TESLA SE ENVOLVE EM NOVA POLÊMICA

22/04/2021
Fotos: Divulgação VW

VOLKSWAGEN POLO 2022

22/04/2021
Fotos: reginaldodecampinas.com.br

FALANDO DO VW 22-160 V-8 A ÁLCOOL

21/04/2021
Foto: autor do livro, salvo indicado  diferentemente nas fotos

DO FUSQUINHA AO FÓRMULA 1

21/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: abc.com

TESLA SE ENVOLVE EM NOVA POLÊMICA

22/04/2021
Fotos: Divulgação VW

VOLKSWAGEN POLO 2022

22/04/2021
Fotos: reginaldodecampinas.com.br

FALANDO DO VW 22-160 V-8 A ÁLCOOL

21/04/2021
Foto: autor do livro, salvo indicado  diferentemente nas fotos

DO FUSQUINHA AO FÓRMULA 1

21/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In