• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

VONTADE DE DIRIGIR UM ÔNIBUS

identicon por Bob Sharp
05/07/2018
em Análises, BS






A coluna da Nora Gonzalez de hoje me levou a refletir sobre o lugar favorito num veículo e reacendeu um antigo desejo, o de dirigir um ônibus rodoviário típico. Sentir sua massa, sua inércia, analisar sua manobrabilidade e, por que não, seu comportamento dinâmico.

Mais de 20 anos atrás tive essa experiência, mas foi com um ônibus urbano de motor dianteiro. Estava eu e o fotógrafo Luca Bassani com a novidade BMW Z3 fotografando-o num então novo condomínio industrial no distante bairro Jaraguá, em São Paulo. Era teste da revista Autoesporte, onde fui editor de testes e técnico.

Eu só conhecia esse condomínio por ter estado lá pouco antes, em 1994, para a inauguração do Cesvi Brasil, o braço brasileiro da organização espanhola dedicada ao tema segurança viária. Só havia o prédio do Cesvi, o resto eram muitas ruas típicas dos condomínios para esta finalidade, todas largas e bem pavimentadas. Para fotos em movimento era perfeito, além de não haver tráfego praticamente algum. Um total sossego.

Eu disse praticamente porque havia um veículo lá, um ônibus-escola de uma empresa fazendo treinamento de seus motoristas. Não sei por que me deu vontade de guiá-lo.

Não demorou para que se aproximasse do ponto onde eu e o Luca estávamos (o coletivo ficava circulando o tempo todo). Ao chegar mais perto gesticulei como se estivesse segurando um volante e alternando com uma das mãos apontando para mim, esperando que o motorista ou quem estivesse nele entendesse a mensagem “eu quero dirigir”.

O ônibus encostou imediatamente, minha mensagem havia sido captada. E entendida, com eu saberia em seguida.

O ônibus que dirigi era desse tipo (Foto: skyscrapercity.com)

Do ônibus salta uma pessoa que estava no banco do lado oposto ao do motorista e, com um cordial sorriso, se apresentou. Era o instrutor. Nos apresentamos também, explicamos o que estávamos fazendo. Ele de imediato perguntou se eu gostaria de dirigir o ônibus!Respondi claro que sim.

Lá fui eu para o “meu lugar favorito”, o instrutor no banco dele e pelo menos uns dez “passageiros”, os motorista em treinamento. Entre eu e o instrutor estava a tampa do motor e ao alcance da minha mão direita, a alavanca de câmbio, longa, pois o câmbio fica depois do motor. Vire-me para trás e falei para os meus “passageiros” que não reparassem qualquer erro, era a minha primeira vez ao volante de um ônibus.

Arranquei, fui empilhando as marchas sem nenhuma dificuldade, comandando o ônibus como se fosse um velho conhecido. No percurso havia um trecho em leve subida mas que para um ônibus antigo era forte. Foi preciso baixar marcha e, claro, dando a aceleração interina (punta-tacco, impossível). A fazer a redução sem nenhum tranco eles aplaudiram, um deles disse “Eh, já dirigiu ônibus antes sim!”.

E assim foi, fiz o circuito completo, uns dois quilômetros, e parei de onde havia saído, com o Luca e o Z3 ao lado.

“Você me deu muita alegria permitindo que eu dirigisse o ônibus, e em retribuição você agora vai dirigir o BMW”, eu disse ao instrutor. A expressão dele, misto de surpresa e alegria, não esqueço.

O BMW Z3 que eu estava testando e que proporcionou enorme alegria ao instrutor da empresa de ônibus era igual a esse (Foto: walldevil.com)

Pulamos para o Z3, ele “no lugar favorito” e saímos. Ela parecia uma criança abrindo um presente de Natal. E com uma condução impecável, nada lenta porém cuidadosa, operando o câmbio manual à perfeição. Estava tão feliz quanto eu minutos atrás. Estava dirigindo um carro de marca renomada que era novidade no mundo, disse-lhe enquanto rodávamos no mesmo circuito do ônibus-escola. Eu havia feito algo que nunca havia feito. O exemplo da troca-troca perfeita.

Daquele dia em diante me interessei mais por ônibus e também passei a respeitá-los no trânsito, sempre facilitado-lhes e não dificultando-lhes passagem, desenvolvi paciência com eles (hoje útil quando topo com um desses grandalhões articulados), enfim, acabou qualquer estresse relativo aos ônibus no trânsito de todo dia.

E a partir daquele dia foi plantada em mim a ideia do começo desta matéria.

Os ônibus rodoviários estão em avançado estágio de desenvolvimento. O “lugar favorito” tem muito de automóvel hoje, até o volante de direção está com diâmetro que não exige mais debruçar sobre ele tirando as costas do encosto do banco. Até o quadro de instrumentos está mais para automóvel. Até os câmbios estão cada vez mais do tipo robotizado.

Desse modo, a operação em si acredito ser bastante fácil hoje. O que realmente eu gostaria de sentir, como disse no começo, é o efeito da inércia, tanto linear quanto nas curvas, avaliar o quanto de aceleração lateral os pneus geram. Analisar também a modulação do freio, com este responde ao comando. Por último, também importante, sentir como são sua aceleração da imobilidade e retomadas de velocidade.

Preciso mesmo saciar essa vontade!

BS





Tags: BMW Z3Bob SharpBSCesviônibus rodoviário
Anterior

MEU LUGAR FAVORITO

Próximo

AU REVOIR, BOUILLER; CHEGA MAIS, GIL

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

AU REVOIR, BOUILLER; CHEGA MAIS, GIL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Wagner Gonzalez

OBITUÁRIO: JOSÉ ALOIZIO CARDOZO BASTOS

14/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ SL COMPLETA 50 ANOS

13/04/2021
Foto: Lamborghini

F-1: SPRINT RACE É A RECEITA PARA CORRIDAS CURTAS E LUCRO LONGOS

13/04/2021
Foto Radschool Association Magazine - Vol 28

VW KOMBIS TORRES DE CONTROLE

12/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Wagner Gonzalez

OBITUÁRIO: JOSÉ ALOIZIO CARDOZO BASTOS

14/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ SL COMPLETA 50 ANOS

13/04/2021
Foto: Lamborghini

F-1: SPRINT RACE É A RECEITA PARA CORRIDAS CURTAS E LUCRO LONGOS

13/04/2021
Foto Radschool Association Magazine - Vol 28

VW KOMBIS TORRES DE CONTROLE

12/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In