• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home JJ

FORD KA 2019 GANHA MOTOR 1,5-L TRICILINDRO

identicon por Juvenal Jorge
18/10/2018
em JJ, Lançamentos






O Ka brasileiro responde por 45% das vendas da marca Ford no Brasil e isso mostra o quão ele é importante para a empresa.

Para quem gosta de colocar suas mãos num volante, mover um carro e se responsabilizar por sua condução de maneira inteligente, o menor Ford é um grande carro. Desde o primeiro modelo, lá nos idos de 1996, se notabilizou pelas suas características dinâmicas elevadas, se não na força de seus motores, na capacidade de fazer curvas de todo tipo em velocidades acima da maioria dos outros carros.

A versão XR com o mesmo motor da picape Courier era e ainda é desejado por muitos  Na Europa ele se manteve como um carro de entrada, mas com projeto bem diferente, pela maior facilidade de acomodar tecnologia onde os impostos são menores. Por aqui, sabemos nossa realidade de taxas, encargos e impostos, e a vida dos fabricantes é tentar colocar tudo que o cliente deseja no carro sem fazê-lo mais caro do que o razoável. Uma tarefa hercúlea, claramente.

As versões e seus preços

Versão R$
Hatchback S 1,0 – só manual 45.490
Hatchback SE 1,0 – só manual 45.990
Hatchback SE Plus 1,0 – só manual 48.490
Hatchback SE 1,5 manual 51.990
Hatchback SE 1,5 automático 56.490
Hatchback SE Plus 1,5 manual 54.490
Hatchback SE Plus 1,5 automático 58.490
Hatchback Titanium 1,5 – só automático 68.990
Hatchback FreeStyle 1,5 manual 63.990
Hatchback FreeStyle 1,5 automático 67.990
Sedã SE 1,5 manual 55.490
Sedã SE 1,5 automático 59.990
Sedã SE Plus 1,5 manual 57.990
Sedã SE Plus 1,5 automático 62.490
Sedã SEL 1,5 – só manual 65.990
Sedã Titanium 1,5 – só automático 70.990

 

Tanto o hatchback quando o sedã (a Ford usa o termo ‘sedan’, no AE preferimos sedã) são oferecidos nas versões SE e SE Plus com motor 1-litro e câmbio manual ou motor 1,5-litro com câmbio manual ou automático. As versões S 1,0 e FreeStyle 1,5 são exclusivas do hatchback, enquanto a SEL é restrita ao sedã.

A dotação de equipamentos de cada uma pode ser vista ao final desta matéria.

O novo Ka 2019 agora mostrado tem poucas mudanças visuais, mais simplificadamente, para-choques, grades de radiador e faróis, e alguns detalhes de decoração internamente. O melhor ficou para a montagem das versões de hatchback e sedã, que é extensa, e que não deixou de lado o câmbio manual, minha preferência e de muitos no mundo dos carros, pelo que a Ford merece todo o aplauso.

A carroceria mais versátil, a hatch, com sua porta de carga que abre totalmente, tem em todas as versões, desde a mais simples até a completa, banco traseiro com encosto bipartido (60:40), permitindo levar um passageiro atrás e tendo bagagem que não cabe apenas no porta-malas. Ponto positivo que deveria ser seguido por todos os fabricantes. E o sedã — antes chamado Ka+ — não ficou de fora dessa decisão, tendo também essa solução de encosto do banco traseiro.

Outros equipamentos que os clientes pediram estão agora também no hatchback, como o câmbio automático epicíclico, sistema SYNC 3 de multimídia e a versão FreeStyle, já mostrada anteriormente em lançamento à parte.

Os motores são de 1 litro e de 1,5 litro, ambos de três cilindros e já existentes, mas o 1,5 não era aplicado ao Ka e faz um carro muito diferente. Afinal, 128/136 cv (a 6.500 rpm) em um carro de 1.064 kg (manual) é significativo pela relação peso-potência de 8,3/7,82 kg/cv.

Esse motor, que chegou à linha Ford brasileira inicialmente no EcoSport, era importado da Índia, mas desde abril passado é produzido na fábrica de motores da Ford em Taubaté, no interior paulista (vale do Paraíba). Ele entra no lugar do 4-cilindros Sigma 1,5-l de 107/110 cv, portanto, agora são 21/26 cv a mais. Com ele o Ka (SE/SE Plus manual acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos.

O torque deste tricilindro de 1.497 cm³ é 15,3 m·kgf de 3.500 a 5.000 rpm com gasolina e de 3.000 a 6.000 rpm, com álcool. Isso com câmbio manual, com câmbio automático o torque é maior: 15,6/16,1 m·kgf a 4.750 rpm.

Nele são usados coxins hidráulicos, que junto com as melhorias na direção eletroassistida reduziram em 28% os impactos sentidos no volante. Esse sistema tem compensação de torque no volante para pisos com grande caimento, como nas rodovias em que este é acentuado para evitar alagamentos. Há também o controle que absorve pequenas vibrações no volante, como as causadas por desbalanceamento sutil de rodas ou ao trafegar sobre pisos muito rugosos.

O motor menor entrega 80/85 cv de 6.300 a 6.500 rpm e 10,2/10,7 m·kgf  a 3.500 rpm com gasolina e a 4.500 rpm, com álcool. Acelera de 0 a 100 km/h em 14,8 segundos (versão S).

Há dois câmbios, o manual MX65 e o automático epicíclico 6F15. O manual, de cinco marchas,  tem 65 mm de distância entre centros das árvores primária e secundária, daí o nome. Pesa apenas 30 kg, tem as três primeiras marchas com sincronizadores duplos e até a ré é sincronizada. Na segunda e terceira e no diferencial, é feito um processo de usinagem e acabamento chamado power honing, com 6 micrômetros (6 milionésimos de metro) de tolerância, para funcionamento suave e silencioso, além de mais durabilidade pela menor folga. São marchas de força em uso urbano, as mais usadas em trânsito pesado, fato comum em muitos lugares do Brasil.

Na caixa automática de seis marchas, o fluido hidráulico é previsto para rodar 240 mil km (padrão de duração mínima da Ford para motores e câmbios), podem ser trocas manuais sequenciais por tecla no pomo da alavanca estando em modos D (normal) ou S (esportivo), e tem lógica adaptativa, entendendo a forma como o motorista usa o acelerador e mudando os momentos de troca para maior eficiência energética.

Na carroceria, mudanças invisíveis para o usuário. Reforços nas colunas centrais (B), soleiras, nas barras anti-invasivas das portas e nas longarinas do teto, aumentaram a rigidez torcional em 5,3% no hatch e 9,2%, no sedã, permitindo novos ajustes mais precisos nos componentes da suspensão.

Isso faz o Ka muito bom andando rápido, e por isso a Ford nos colocou no autódromo Velo Città, em Mogi-Guaçu (SP) para explorá-lo na sua plenitude.

Há também menos ruído, devido à camada de polivinil butiral do para-brisa laminado, que agora incorpora material antirruído em sua composição, e buchas da suspensão traseira com isolamento ampliado. Há valores divulgados de nível de ruído medido no banco traseiro, na posição da cabeça dos ocupantes. Para o hatch, o ruído diminuiu de 78 para 77,4 dBA, e no sedã, de 79,5 para 79,2 dBA — lembrando que a escala de decibéis é logarítmica, por isso pequenas diferenças na realidade são maiores.

Nas alterações externas de estilo, algumas melhorias também. O Cx do hatch baixou de 0,34 para 0,33 (no sedã continua 0,32) com a nova capa de para-choque, a grade e pequenas alterações nas lanternas traseiras, que mantém a camada de ar colada em maior área, diminuindo o arrasto.

O controle de estabilidade chega ao Ka, sendo o único de seu segmento com esse item. Há também câmera de ré, engates Isofix para dois bancos infantis, encaixe para smartphone no topo do painel, bem alojado junto ao porta-objetos, partida do motor por tecla com chave de presença, bolsas infláveis laterais e de tipo cortina, de longe o mais importante por proteger a cabeça — órgão mais sensível do corpo humano — nos impactos laterais, os mais perigosos. E claro, as duas bolsas frontais obrigatórias.

 

Andando com o Ka

O Ka hatch e sedã com os dois motores estavam à disposição, bem como alguns modelos da concorrência, e a comparação nesse ambiente que tem muito pouco a ver com o uso em rua se fez favorável ao Ford, pela notória característica de serem carros desenvolvidos por um time que gosta de dirigir e se empolga em fazer um carro que provoque sorrisos em cada curva tomada de forma mais entusiasmada — como eu gosto de fazer (e mais um monte de gente, quando falamos de nossos caros leitores e seguidores).

Fiz um vídeo curto dirigindo o sedã de motor 1,5 litro e câmbio automático, onde se pode ver um pouco como o carro se comporta. No vídeo digo que as versões 1-litro têm câmbio automático: não têm, somente manual de cinco marchas.

No vídeo é bem clara a aptidão do Ka, o sedã no caso, para efetuar curvas em alta velocidade que dificilmente poderiam ser feita numa rua ou estrada sem representar risco em razão dos imprevistos.

A linha Ka 2019, especialmente a de motor 1,5-litro, ganhou atributos como o câmbio automático que nunca teve, e novo câmbio manual,  e que por isso tem tudo para cativar o consumidor, apreciador ou não da marca, e que, sem dúvida, continuará tendo lugar de destaque no nosso mercado.

JJ

 

FICHA TÉCNICA FORD KA SEDÃ SE PLUS
Manual Automático
MOTOR
Denominação Ford 1,5 l TiVCT Flex
Tipo 3 cil. em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada encapsulada em banho de óleo, variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, árvore contrarrotativa de balanceamento, flex
Diâmetro e curso (mm) 84 X 90
Cilindrada (cm³) 1.497
Taxa de compressão (:1) 12
Potência (cv/rpm, G/A) 128/136/6.500
Torque (m·kgf/rpm, G//A) 15,3/3.500-5.000//15,3/3.000-6.000 15,6/16,1/4.750
Comprimento da biela (mm) 143
Relação r/l 0,314
Corte de rotação (rpm) 6.750
Formação de mistura Injeção no duto
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo manual Ford MX65 de 5 marchas + ré, todas sincronizadas, tração dianteira Transeixo automático Ford 6F15 de 6 marchas + ré,  tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 3,727; 2ª 2,095; 3ª 1,345; 4ª 0,971: 5ª 0,775; Ré 3,727 1ª 4,584; 2ª 2,964; 3ª 1,912; 4ª 1,446; 5ª 1,000. 6ª 0,746
Relação do diferencial (:1) 3,94 3,44
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção 30%, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mín. de curva (m) n.d.
Voltas entre batentes 2,8
FREIOS
Dianteiros A disco ventilado
Traseiros A tambor
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem
Circuito hidráulico Duplo-circuito em diagonal
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 6J x 15
Pneus 195/55R15
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, sedã. 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto 0,32
Área frontal (calculada, m²) 2,164
Área frontal corrigida (m²) 0,692
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.275
Largura (sem/com espelhos) 1.774/1.911
Altura 1.525
Distância mínima do solo 140
Distância entre eixos 2.490
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 445
Tanque de combustível 51,6
PESO (kg)
Em ordem de marcha 1.072 1.115
Carga útil 398 425
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) n.d./9,9 n.d./10,6
Velocidade máxima (km/h, G/A) n.d. n.d.
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE
Cidade (km/l, G/A) 12,9/8,4 11/7,8
Estrada (km/l, G/A) 14,8/10,3 14,2/10,1
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 última marcha (km/h) 35,7 42,4
Rotação a 120 km/h últ. marcha (rpm) 3.360 2.830
Rotação à vel. máxima (rpm) n.d. n.d.

 

EQUIPAMENTOS FORD KA HATCHBACK 2019
Motor 1,0 1,5
Versão S SE PacoteSE Plus SE PacoteSE Plus Titanium FreeStyle
Alarme volumétrico – – – – – • –
Altura elevada do solo – – – – – – •
Ar-condicionado • • • • • • •
Assistente de partida em aclives – – – – – • –
Banco do motorista com ajuste de altura • • • • • • •
Banco traseiro dividido 60:40 • • • • • • •
Bancos de couro – – – – – • –
Bolsas infláveis laterais e de cortina – – – – – • •
Câmbio só automático – – – – – • –
Câmbio só manual • • • – – – –
Câmbio manual ou automático – – – • • – •
Câmera de ré – – – – – • –
Central multimídia SYNC 3 com tela flutuante de 6,5″ – – • – • • •
Compartimento para celular no painel do MyFord Dock – • • • • • •
Computador de bordo • • • • • • •
Controle de cruzeiro (c/ câmbio automático) – – – – • • •
Controle de estabilidade e tração – – – – – • •
Direção eletroassistida • • • • • • •
Duas entradas USB de carregamento rápido – – • – • • •
Engates Isofix para dois bancos infantis • • • • • • •
Faróis de neblina – – • – • • •
Iluminação do porta-luvas • • • • • • •
Maçanetas e retrovisores na cor do veículo – • • • • • •
Partida por botão – – – – – • –
Quatro alto-falantes • • • • • • •
Rack (estrado) de teto funcional – – – – – – •
Rádio MyConnection com Bluetooth • • • • • • •
Repetidoras de setas nos espelhos – – – – – • –
Retrovisores elétricos – – • – • • •
Rodas de aço de 14″ • – • – • • •
Rodas de aço de 15″ – – • – • • •
Rodas de liga de alumínio de 15″ – – – – – • •
Sensor de estacionamento traseiro – – • – • • •
Suspensão reforçada – – – – – – •
Travas elétricas das portas • • • • • • •
Vidros dianteiros com acionamento elétrico • • • • • • •
Vidros traseiros com acionamento elétrico – – • – • • •

 

EQUIPAMENTOS FORD KA SEDÃ 2019
Motor 1,5
Versão SE PacoteSE Plus SE Pacote SE Plus SEL Titanium
Alarme volumétrico – – – – • •
Ar-condicionado • • • • • •
Assistente de partida em aclives – – – – • •
Banco do motorista com ajuste de altura • • • • • •
Banco traseiro dividido 60:40 • • • • • •
Bancos de couro – – – – – •
Bancos parcialmente de couro – – – – • –
Bolsas infláveis laterais e de cortina – – – – • •
Câmbio só automático – – – – – •
Câmbio só manual • • – – • –
Câmbio manual ou automático – – • • – –
Câmera de ré – – – – • •
Central multimídia SYNC 3 com tela flutuante de 6,5″ – • – • • •
Compartimento para celular no painel do MyFord Dock • • • • • •
Computador de bordo • • • • • •
Controle de cruzeiro (c/ câmbio automático) – – – • – •
Controle de estabilidade e tração – – – – • •
Direção eletroassistida • • • • • •
Duas entradas USB de carregamento rápido – • – • • •
Engates Isofix para dois bancos infantis • • • • • •
Faróis de neblina – • – • • •
Iluminação do porta-luvas • • • • • •
Maçanetas e retrovisores na cor do veículo • • • • • •
Partida por botão – – – – – •
Quatro alto-falantes • • • • • •
Rádio MyConnection com Bluetooth • • • • • •
Repetidoras de setas nos espelhos – – – – • •
Retrovisores elétricos – • – • • •
Rodas de aço de 14″ – • – • – •
Rodas de aço de 15″ – • – • – •
Rodas de liga de alumínio de 15″ – – – – • •
Sensor de estacionamento traseiro – • – • • •
Travas elétricas das portas • • • • • •
Vidros dianteiros com acionamento elétrico • • • • • •
Vidros traseiros com acionamento elétrico – • – • • •





Tags: câmbio automáticoFordFord KaFreeStyleJJKa HatchbackKa Sedã
Anterior

DRAMA DE UM, SORTE DO OUTRO

Próximo

URGENTE: FALECE SERGIO MARCHIONNE

identicon

Juvenal Jorge

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

Próximo

URGENTE: FALECE SERGIO MARCHIONNE

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In