• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

DRAMA DE UM, SORTE DO OUTRO

identicon por Wagner Gonzalez
25/07/2018
em Conversa de Pista, WG






Erro de Vettel facilita a vida de Hamilton em corrida maluca

Foi daqueles fins de semana em que as surpresas não pararam de acontecer. Lewis Hamilton alinhando no fundo do pelotão, previsão de tempo tão incerta quanto as consequências de um piso úmido, um erro antológico de Sebastian Vettel e resultado da prova digno de tapetão. Balanço dessa história: o inglês venceu, recuperou a liderança do Campeonato Mundial de Pilotos, para tristeza do alemão, que viveu um fim de semana perfeito até cometer um erro que marcará sua carreira por muitas e muitas voltas, as primeiras delas, no próximo fim de semana, quando a temporada prossegue com a disputa do GP da Hungria.

Sebastian Vettel, foi quase perfeito. Erro em pista molhada manchou seu fim de semana (Ferrari)

Até então praticando um jogo de cena diferente da Ferrari, seu principal adversário, a Mercedes adotou uma postura bastante semelhante à Scuderia durante o que os alemães chamam de Grosser Preis zu Hause (Grande Prêmio em Casa). Primeiro anunciou a renovação e contrato de seus dois pilotos, ironicamente surpreendendo mais pela permanência do finlandês Valtteri Bottas do que pelo contrato milionário com Lewis Hamilton, algo equivalente a cerca de R$ 10 milhões por corrida numa temporada de 20 provas. Com isso, uma das portas interessantes para Daniel Ricciardo e Estebán Ocón foram fechadas sem maior cerimônia; o australiano amargou um fim de semana onde seu carro o deixou novamente na mão.

Se o sempre sorridente Ricciardo buscasse um conforto poderia olhar com a atitude da Mercedes em impor claras ordens de equipe ao comunicar a Bottas que evitasse disputar a liderança da prova com Hamilton. Mesmo com Vettel fora da prova, mesmo correndo em casa não era hora para arrojo e espetáculo, o momento impunha garantir 25 pontos e transformar a vitória em 17 pontos de vantagem sobre o piloto da Ferrari.

Bottas e Hamilton disputarão terceira temporada como companheiros de equipe (Mercedes)

Se o alemão cometeu um erro que pode ser muito bem usado para lembrar o motorista comum dos perigos de guiar em uma pista que não está seca nem totalmente molhada, o inglês quase por tudo a perder quando iniciou o procedimento de entrar no boxe e mudou de ideia na metade do caminho. Se em outras ocasiões a manobra valeria uma punição de alguns ou muitos segundos acrescentados ao seu tempo de prova, desta vez os comissários desportivos optaram por não estragar a festa alemã na casa de uma das grandes equipes da categoria. “O incidente foi muito diferente do que aconteceu com Kimi Räikkönen no GP do Azerbaijão em 2016. Naquela ocasião havia dois carros andando próximos e em alta velocidade.”, alegaram os comissários.

Lewis Hamilton celebrou vitória três horas antes do resultado ser confirmado (Mercedes)

Em outras palavras, o que foi considerado errado em uma corrida não necessariamente é errado em outra, ambas usando o mesmo regulamento esportivo.

Já sem sombra de dúvidas, o calendário de 2019 não terá o GP de Miami cantado em verso, prosa e, certamente, nas pinturas coloridas de Romero Brito, artista brasileiro radicado no balneário ao sul da Flórida e sempre ávido por capitalizar momentos de fama. Como as autoridades locais optaram por postergar a decisão para setembro, a Liberty Media optou por adiar a corrida para, possivelmente, 2020. Dessa forma é praticamente certo que as 20 provas do ano que vem sejam as mesmas deste ano, com a já confirmada ausência do GP da Alemanha. O GP da Grã-Bretanha deverá ter mais uma edição em Silverstone e, apenas em 2020, poderia perder lugar para uma corrida nas ruas de Londres, algo cada vez mais improvável por questões de segurança contra os sempre possíveis e repugnantes ataques terroristas.

Daniel Ricciardo mantém as mãos longe de um novo contrato com a Red Bull (RBCP/Getty Images)

Com relação ao mercado de pilotos, a situação tende a permanecer inalterada nas três principais equipes, onde persistem dúvidas quanto à permanência de Daniel Ricciardo na Red Bull e Kimi Räikkönen na Ferrari.  Apesar de suas próprias indicações de que pode ficar onde está, o australiano ainda não assinou a renovação e seu nome foi ventilado como possível primeiro piloto da Renault, junto com Estebán Ocón. O franco-catalão, cria do programa de jovens pilotos da Mercedes, não se saiu bem na prova de classificação e deixou no ar se tal desempenho fraco teria sido consequência da manutenção de Bottas em uma vaga que se acreditava estar reservada para ele. Pior ainda: comentários de que a família Stroll estaria disposta a assumir a equipe Force India indicam que o caçula Lance pilotaria ao lado de Sérgio Perez ou de Greg Russell.

Sérgio Pérez ganhou destaque o mercado de pilotos;Haas pode tirá-lo da Force India (Sahara Force India)

Pérez, ventilou-se no paddock, estaria no radar da equipe Haas: sua imagem junto ao público e empresas mexicanas seria muito bem-vinda para uma equipe que ainda não tem patrocinadores médios nem grandes e precisa reforçar seu caixa para continuar crescendo. Há poucas dúvidas de que, se isso acontecer, o candidato a mudar de CEP é o franco-suíço Romain Grosjean.

Na Ferrari, a permanência de Räikkönen ganhou uma nova rodada de negociações graças a um fato inesperado: o súbito afastamento de Sergio Marchionne do comando geral da FCA e da Ferrari. Acredita-se que o executivo ítalo-canadense estaria em um hospital suíço em consequência de complicações em uma operação no ombro. Versões não confirmadas dão conta que Marchionne estaria em coma após um tratamento malsucedido para tratar de um câncer pulmonar.

Afastamento de Sergio Marchionne pode afetar definição do segundo pilotos da Scuderia (Ferrari)

Seja qual for a causa de sua internação, o fato da FCA ter anunciado seu afastamento do trabalho de forma oficial e anunciado os nomes dos quatro profissionais que repartirão sua agenda de trabalho reflete a preocupação em preservar o valor de mercado das marcas Abarth, Chrysler, Dodge, Ferrari, Fiat, Iveco, Jeep, Maserati, RAM e outras incontáveis subsidiárias. Marchionne sempre foi um apoiador da carreira de Charles Leclerc e seu afastamento pode alterar o plano de voo do jovem monegasco.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: Daniel RicciardoGrande Prêmio da Alemanha 2018Lewis HamiltonSebastian VettelSergio MarchionneSergio Perez.Valtteri Bottas
Anterior

SBCTRANS CRIA INÉDITO SERVIÇO EXPRESSO DE VANS

Próximo

FORD KA 2019 GANHA MOTOR 1,5-L TRICILINDRO

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

FORD KA 2019 GANHA MOTOR 1,5-L TRICILINDRO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021
Foto enviada por Yel Feu

NOVO CAUSO: TEMPO EM QUE TUDO DAVA ERRADO…

19/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ EQS É O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DE LUXO DA MARCA

19/04/2021
Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021
Foto enviada por Yel Feu

NOVO CAUSO: TEMPO EM QUE TUDO DAVA ERRADO…

19/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ EQS É O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DE LUXO DA MARCA

19/04/2021
Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In