• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home JJ

CHEVROLET SPIN ACTIVE7, TESTE NO USO (COM VÍDEO)

identicon por Juvenal Jorge
02/08/2018
em JJ, Testes






Depois de alguns anos sem utilizar uma Spin, foi uma grata alegria dirigi-la novamente. Um grande volume interno é a mais importante característica desse carro, que o coloca como um modelo sem concorrentes pelo seu preço. A Activ7 testada tem preço público sugerido de R$ 83.490.

A versão avaliada é a de topo, Activ7, que tem o banco adicional fixado ao assoalho do porta-malas, e que leva mais dois passageiros além dos cinco nos bancos dianteiros e traseiros.  É a chamada terceira fileira, cujo acesso só pode ser feito pela porta traseira do lado direito. Os bancos dessa terceira fileira não escamoteáveis, ou seja, não se escondem no assoalho como na antiga Zafira. É uma solução mais barata, mas que rouba espaço no porta-bagagem. Caso precise transportar mais volume, o dono deve procurar uma concessionária para remover o banco.

O banco da segunda fileira, menor, só para uma pessoa, rebate o encosto para frente e depois bascula inteiro  na vertical, abrindo espaço para as pernas passarem com folga no acesso à terceira fileira.

Já a parte maior do banco, o 60%, não tem o movimento de basculamento. Importante notar que a terceira fileira e esse banco individual da segunda devem ser presos com o elástico com gancho na haste do encosto de cabeça do banco da frente. Sem ele, o balanço pode gerar ruído e forçar demais a estrutura.

Um ponto muito positivo é novidade para 2019; os bancos da segunda fileira contam com ajuste longitudinal. O curso é de 110 mm e aumenta a versatilidade para combinar carga e passageiros. Solução muito boa e que funciona muito bem.

 

Desde seu lançamento em 2012 a Spin caiu rapidamente no gosto de taxistas e de quem precisa de bastante espaço interno em um carro sem gastar muito dinheiro. Junto disso, quem se dedica a prestar atenção no comportamento dinâmico logo percebeu que tinha nas mãos um veículo com mais atributos do que o tipo e aparência faziam supor.

Derivado do Cobalt (mesma família do Onix), pelas suas maiores dimensões, principalmente altura, a engenharia da GM acertou na calibração de suspensão, resultando num comportamento muito agradável e sem nenhum problema. Pode-se até andar forte com ele em curvas, a estabilidade chega a surpreender. Carregado, o comportamento também é bom, mas é claro que não se deve andar rápido com muito peso.

Sempre confortável e firme nos balanços de carroceria, é um carro que deixa o motorista satisfeito, sendo muito bom mesmo de dirigir.

As alterações feitas na parte mecânica estão bem detalhadas na matéria de lançamento, lá pode-se conhecer os números da Spin, mas o que posso atestar é que o funcionamento de motor e câmbio estão em ótimo padrão, tanto de conforto como economia. Desempenho puro — acelerações, retomadas, velocidade máxima — não é de carro rápido, mas a Spin não foi pensada para isso, nunca teve esse objetivo. É um crossover ou van pequena (ou seria perua crescida?) com missão de transporte, não de diversão.

O motor Família 1 de  1.796 cm³ desenvolve apenas 106/111 cv a 5.200 rpm e 16,6 m·kgf a 2.800 rpm e 17,7 m·kgf a 2.600 rpm, mas provê excelente elasticidade e baixo consumo de combustível, como veremos adiante.

A calibração do câmbio automático privilegia silêncio e economia, com baixas rotações sempre que possível. Não há redução de marcha a qualquer pequeno aumento de gradiente da pista, só o fazendo quando a velocidade começa a cair sensivelmente. Isso se a posição do pé do acelerador não mudar. Claro que ao se pisar mais, as reduções são comandadas, e de forma suave.

Mesmo assim, anda liso e econômico todo tempo. Vi números muito bons no computador de bordo, e precisei repetir alguns trajetos, confirmando o baixo consumo.

Por exemplo, andando em cidade com gasolina, trânsito bem pesado de uma sexta-feira pela manhã, mas sem congestionamentos, o carro fez 13,2 km/l. Com muitas paradas em trânsito pesado e trajeto longo de cidade, 7,3 km/l com ar-condicionado todo o tempo.

Andando em ruas e avenidas livres, é fácil fazer 14 km/l, e na estrada, mais de 17 km/l também é fácil de obter. Claro que não são usos acelerando forte, mas apenas acompanhando o fluxo, efetuando ultrapassagens apenas para desentalar o tráfego — sempre muito lerdo pelo medo da indústria da multa, essa praga que não nos deixa.

Com carga de cerca de 300 kg, fiz o mesmo trajeto algumas vezes, e obtive entre 9 e 10,5 km/l dependendo de hora e volume de tráfego. Muito bom para um veículo desse porte com câmbio automático.

O uso dessa versão Activ7 pode ser misto de asfalto e terra, sem grandes problemas. Tem uma altura livre do solo um pouco maior que carros normais, e os pneus Pirelli Scorpion , de uso geral, preveem rodar fora da estrada. Eu e o Paulo Keller não resistimos à cor amarela batizada de Stone (pedra), e buscamos uma paisagem sem asfalto para algumas fotos e vídeo. O carro combinou bem com o local, e vai agradar a quem precisa andar um pouco afastado da pavimentação.

O acabamento interno da Activ tem costuras amarelas nos bancos, além do emblema emborrachado aderido ao tecido, muito interessante de ver e tocar. Combina tecido nas áreas de contato com o corpo com vinil nas laterais. Tem boa oferta de porta-objetos, iluminação nos comandos (faltou no espelho retrovisor externo), no porta-luvas, porta-malas e bastante interessante, acende a luz de placa assim que se toca a mão na abertura do porta-malas, iluminando onde se pisa.

O para-brisas bem inclinado acaba por aceitar muitos reflexos do painel, que atrapalha um pouco em algumas condições. A visibilidade é excelente pelos vidros e espelhos, sendo fácil de manobrar. Apenas as bases das colunas A requerem um pouco de atenção em algumas condições de manobras, pois são bem largas.

O Spin deixou ótima impressão e certeza de continuar sendo um sucesso. Algumas pessoas disseram o famoso “Aí sim!!!”, se referindo ao novo estilo, principalmente da dianteira que melhorou bastante. Mas o carro tem bem mais que isso, e não desagrada a quem o tem ou terá, pode ter certeza.

JJ

Assista ao  vídeo:

 

FICHA TÉCNICA CHEVROLET SPIN ANO-MODELO 2019
LS/LT LTZ ACTIV
MOTOR
Denominação 1,8 ECO Flex
Tipo 4 cilindros em linha, transversal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, correia dentada, duas válvulas por cilindro, injeção no duto, aspiração atmosférica, flex
Diâmetro dos cilindros e curso dos pistões (mm) 80,5 x 88,2
Cilindrada (cm³) 1.796
Taxa de compressão (:1) 12,3
Potência (cv/rpm, G/A) 106/111/5.200
Torque (m·kgf/rpm, G/A) 16,6/2.800//17,7/2.600
SISTEMA ELÉTRICO
Bateria (V) 12
Capacidade (A·h) 50
Alternador (A) 100
TRANSMISSÃO
Tipo Transeixo dianteiro com câmbio manual ou automático epicíclico, 6 marchas mais ré, tração dianteira
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço transversal em “L”, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora integral ao eixo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
FREIOS
Atuação Hidráulica com duplo-circuito em diagonal
Controle ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/n.d.
Traseiros (Ø mm) Tambor/n.d.
RODAS E PNEUS
Rodas Aço estampado 6Jx15 com calotas ou liga de alumínio 6Jx15 Liga de alumínio 6,5Jx16
Estepe Roda de aço estampado 4Bx15 – –
Pneus 195/65R15 205/60R16
Estepe T115/70R16 – –
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.416 4.415
Largura sem/com espelhos 1.735/1.953 1.764/1.953
Altura Manual 1.687; automático 1.609 1.689
Distância entre eixos 2.620
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) LS 1.167; LT 1.186 Man. 1.207; aut. 1.235 1.271/1.293
Tanque de combustível 53
Porta-malas (L), até borda superior do encosto do banco/até o teto
7 lugares – 162/199
7 lugares com 3ª fileira de bancos rebatida – 553/864
7 lugares com 2ª fileira de bancos rebatida – 952/1.608
5 lugares 710/1.021 – 710/1.021
5 lugares com 2ª fileira de bancos rebatida 1.068/1.841 – 1.068/1.841

 

EQUIPAMENTOS CHEVROLET SPIN 2019
LS 5 lug LT 5 lug LTZ 7 lug Activ 5 Activ 7
Manual Manual Autom. Manual Autom. Manual Autom.
SEGURANÇA
Alarme antifurto • • • • • • •
Alças de teto (4) • • • • • • •
Alerta de pressão beixa do pneus • • • • • • •
Aviso sonoro de cinto desatado • • • • • • •
Bolsa infláveis duplas (obrigatórias) • • • • • • •
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis • • • • • • •
Faróis de neblina • • • • • • •
Freio ABS (obrigatórios) e distribuição eletrônica das forças de frenagem • • • • • • •
Imobilizador de motor • • • • • • •
Luz de posição em LED – – – • • • •
Luz traseira de neblina • • • • • • •
Regulagem de altura do facho dos faróis • • • • • • •
Repetidoras de setas nos para-lamas dianteiros • • • • • • •
Travas p/ crianças nas portas traseiras • • • • • • •
APARÊNCIA
Adesivo de coluna na cor preta (exceto na cor preto Ouro Negro e azul Blue Eyes • • • • • • •
Alavanca do freio de estacionamento com detalhe cromado • • • • • • •
Carcaça dos expelhos externos na cor da carroceria – • • • • – –
Carcaça dos espelhos externos na cor preto brilhante – – – – – • •
Carcaça dos espelhos externos pretas • – – – – – –
Grade frontal com detalhes cromados – – – • • – –
Grade frontal com detalhes cromados escurecidos – – – – – • •
Grade frontal com detalhes em prata “Link Silver” • • • – – – –
Lanternas com superfície interna escurecida – – – – – • •
Maçanetas externas na cor do veículo • • • • • •
Maçanetas internas cromadas – – • • • •
Manopla da alavanca de câmbio com detalhe na cor preto brilhante “High Gloss” – – – • • • •
Molduras de proteção lateral na cor preta – – – – – • •
Painel de instrumentos em preto “Jet Black” • • • • • • •
Para-choques bicolores (cor do veículo e preto) com detalhes em prata brilhante – – – – – • •
Para-choques pintados na cor do veículo • • • – – – –
Para-choques pintados na cor do veículo com detalhes traseiros cromados – – – • • – –
Rack de teto – • • • • – –
Rack de teto de barra dupla com design exclusivo Activ – – – – – • •
Roda de aço aro 15″ com calotas integrais • – – – – – –
Rodas de liga de alumínio 15″ • – – – – – –
Rodas de liga de alumínio 16″ – – – • • – –
Rodas de liga de alumínio 16″ com desenho exclusivo Activ – – – – – • •
Saias laterais com detalhes em prata brilhante – – – – – • •
Volante com revestimento premium e detalhes na cor cinza – – • – – – –
Volante com revestimento premium e detalhes na cor prata – – • • • •
Volante de 3 raios e detalhes na cor cinza – • – – – – –
CONFORTO E COMODIDADE
Ajuste da iluminação dos instrumentos • • • • • • •
Ajuste de altura dos cintos dianteiros • • • • • • •
Ajuste de altura do volante de direção • • • • • • •
Ar-condicionado • • • • • • •
Câmbio automático de 6 marchas com trocas manuais sequenciais – – • – • • •
Câmbio manual de 6 marchas • • – • – – –
Câmera de ré – – – • • • •
Chave-canivete • • • • • • •
Cintos traseiros de três pontos (3) • • • • • • •
Cobertura do porta-malas – • • – – – –
Computador de bordo com mostrador no painel de instrumentos com funções de consumo médio, autonomia, entre outras – – – • • • •
Controlador automático de velocidade de cruzeiro com comandos no volante – – • • • • •
Desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro • • • • • • •
Destravamento da portinhola do tanque por controle remoto na chave e botão no interior do veiculo • • • • • • •
Direção eletroassistida indexada à velocidade • • • • • • •
Iluminação no porta-luvas – – – • • • •
Indicador de troca de marchas • • – • – – –
Limpador e lavador  do vidro traseiro • • • • • • •
Luz interna de cortesia/leitura para motorista e passageiro • • • – – • •
Luzes de leitura dianteiras – – – • • – –
Luzes de leitura traseiras • • • • • • •
Para-sóis com espelho • • • • • • •
Quadro de instrumentos com conta-giros, velocímetro com display digital, hodômetro parcial e marcador de nível de combustível. • • • • • • •
Sensor crepuscular – – – • • • •
Sensor de chuva – – – • • • •
Sensor de estacionamento traseiro – • • • • • •
Sistema de grade ativa do radiador • • • • • • •
Tomada 12 V • • • • • • •
Travamento elétrico das portas com acionamento na chave • • • • • • •
Vidro elétrico nas portas um-toque, antiesmagamento e abertura/fechamento automático pela chave • • • • • • •
BANCOS
Banco da segunda fileira bipartido e rebatível • • • • • • •
Banco da segunda fileira corrediço • • • • • • •
Banco da terceira fileira rebatível – – – • • – •
Banco do motorista com regulagem de altura • • • • • • •
Bancos com revestimento premium – – – • • – –
Bancos de tecido diferenciado na cor preto • • • – – – –
Bancos híbridos (tecido e acabamento premium) exclusivo da versão Activ – – – – – • •
Encosto de cabeça (3) no banco da segunda fileira • • • • • • •
Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura • • • • • • •
SISTEMA DE ÁUDIO
Predisposição para rádio (fiação) • – – – – – –
Chevrolet MyLink, com tela LCD tátil de 7?, rádio AM/FM, USB e Aux-in, função [audio streaming, conexão Bluetooth para celular, aplicativos para smartphone e configurações do veículo – • • • • • •
Conjunto de alto-falantes (4 unidades) – • • • • • •
Antena de teto – • • • • • •
ACABAMENTO INTERNO
Acabamento interno na cor “Jet Black” e “Very Light Platinum” (Tonalidade preta e cinza claro) • • • • • • •
CORES EXTERNAS
Amarelo Stone (perolizada) – – – – – • •
Azul Blue Eyes (metálica) • • • • • • •
Azul Caribe (perolizada) – – – • • – –
Branco Summit (sólida) • • • • • • •
Cinza Graphite (metálica) • • • • • – –
Cinza Satin Steel (metálica) • • • • • • •
Prata Switchblade (metálica) • • • • • • •
Preto Ouro Negro (metálica) • • • • • • •





Tags: Activ7ChevroletJJSpin
Anterior

HISTÓRIA DE VIDA - ERA WALTER DE SILVA

Próximo

NORTE-AMERICANOS: IMPRUDENTES COMO OS BRASILEIROS

identicon

Juvenal Jorge

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

Próximo

NORTE-AMERICANOS: IMPRUDENTES COMO OS BRASILEIROS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021
Foto enviada por Yel Feu

NOVO CAUSO: TEMPO EM QUE TUDO DAVA ERRADO…

19/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ EQS É O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DE LUXO DA MARCA

19/04/2021
Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021
Foto enviada por Yel Feu

NOVO CAUSO: TEMPO EM QUE TUDO DAVA ERRADO…

19/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ EQS É O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DE LUXO DA MARCA

19/04/2021
Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In