• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

GOVERNO ADOTA A LEI DE DOOH NIBOR

identicon por Boris Feldman
18/06/2018
em BF, Opinião de Boris Feldman






A recente greve dos caminhoneiros levou o desastrado governo federal a adotar a Lei de Robin Hood …ao contrário.

 

O desgoverno Temer reduziu — na marra e à custa de sacrificar verbas essenciais para a sociedade — o custo do óleo diesel na bomba. Uma conta a ser paga com mais filas nos hospitais e buracos nas estradas, menos escolas para crianças e policiais nas ruas.

Mas são vários os reflexos negativos das medidas: ao baixar o preço do diesel enquanto as bombas registravam um aumento da gasolina/álcool, privilegiou meia dúzia de milionários e aumentou a despesa de combustível dos menos afortunados financeiramente. Como assim?

O diesel já tinha sua tributação reduzida para custar menos no posto, barateando o transporte de cargas e passageiros. Mas seu uso era limitado aos veículos pesados (caminhões e ônibus) e agrícolas. Entre estes,  o jipe. Que, para se enquadrar nesta categoria, deve contar com tração nas quatro rodas e sistema mecânico de redução.

Utilitário esportivo, em geral, tem tração nas quatro marchas, mas não oferece a reduzida. Mas, daí para o “dá-se um jeitinho” bem ao estilo brasileiro foi um pulo só. E a Mercedes-Benz foi ao Denatran para homologar seu ML 320 CDI. Um SUV a diesel, com tração integral, mas sem a reduzida. E “provou”, sabe-se lá com que “argumentos”, que a eletrônica desenvolveu de tal forma os sistemas de controle de tração que já se obtinham os mesmos resultados práticos que a reduzida. Basta um conhecimento mínimo de mecânica para se ter certeza do contrário: a informática pode até resolver melhor que a mecânica a dirigibilidade de um carro no barro, mas jamais substituirá a redução mecânica exigida pela lei. Que pode ser obsoleta e deveria ser atualizada para refletir  a evolução tecnológica que torna operacional um carro no barro. Mas continua vigindo, mesmo obsoleta, como centenas de outras no país.

O órgão de trânsito caiu na conversa mole da Mercedes, por incompetência, e o SUV foi homologado como jipe, mesmo sem cumprir a lei. Para alegria de todas as marcas com utilitários esportivos a diesel em seu portfolio. Seu custo inicial é mais elevado, porém o quilômetro rodado é mais barato pelo menor custo do diesel em relação à gasolina e porque seu motor é mais eficiente e roda mais quilômetros com um litro de combustível. E daí um festival de importações destes carros que perdura até hoje. Há quem defenda a decisão, argumentando ser a lei obsoleta e que não reflete os avanços tecnológicos da indústria. Então, dizem outros, que se mude a lei…

No frigir dos ovos, uma decisão que reforça a distância entre rico e pobre:  enquanto o primeiro vai para o sítio no domingo consumindo diesel mais barato e subsidiado em seu chique utilitário esportivo BMW de centenas de milhares de reais, o remediado vai para a feira hippie com seu Brasilia Muito Velho (BMV) pagando cada vez mais pela gasolina. E pior: ela já contem um percentual de álcool de 27%, que aumenta o consumo do motor pois o derivado da cana tem poder calorífico – por litro – menor que o dos derivados do petróleo. A rigor, quem abastece com gasolina está sendo trapaceado pois leva 27% de um combustível com poder calorífico inferior.

Não satisfeito, o desgoverno ainda afrontou a lei da oferta e demanda, estabelecendo preços mínimos de fretes. Política que já deu suficientes mostras de não se viabilizar em nenhum lugar do mundo, muito menos no Brasil. Remete à antiga Sunab, órgão do governo nas décadas de 80 e 90 que tentava inutilmente limitar preços das mercadorias. Evidente que vai encarecer o arroz e feijão, prejudicando — mais uma vez — o pobre. Exatamente o que mais sofre quando encarecem os produtos.

A rigor, a greve dos caminhoneiros foi um perde-perde com prejuízo para todas as partes. Mas as decisões do governo prejudicaram especialmente a classe econômica mais baixa, numa verdadeira lei de Robin Hood ao contrário.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

Mais Boris?  autopapo.com.br





Tags: Boris FeldmanDenatranDieselGreve dos caminhoneirosPreço do diesel
Anterior

HISTÓRIA DE VIDA - PROJETO TUPI (PARTE 1 DE 3)

Próximo

VW GOLF E GOLF VARIANT, MUDANÇAS

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

VW GOLF E GOLF VARIANT, MUDANÇAS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autopapo.com.br

“JÁ FIZ DE TUDO, MAS O CONSUMO DO CARRO NÃO BAIXA!”

17/04/2021
Fotos: Divulgação Nissan

NISSAN GT-R NISMO REVELADO

17/04/2021
Foto: Mercedes

F1: HAMILTON, POLE NO SUFOCO EM IMOLA

17/04/2021
Foto: lucasdorioverde.portaldacidade.com

UMA DEFICIÊNCIA INACEITÁVEL

17/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autopapo.com.br

“JÁ FIZ DE TUDO, MAS O CONSUMO DO CARRO NÃO BAIXA!”

17/04/2021
Fotos: Divulgação Nissan

NISSAN GT-R NISMO REVELADO

17/04/2021
Foto: Mercedes

F1: HAMILTON, POLE NO SUFOCO EM IMOLA

17/04/2021
Foto: lucasdorioverde.portaldacidade.com

UMA DEFICIÊNCIA INACEITÁVEL

17/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In