• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Automobilismo

MASSA VOLTA ÀS PISTAS – CHEIO DE ENERGIA

identicon por Wagner Gonzalez
16/05/2018
em Automobilismo, WG






Brasileiro assinou contrato para disputar a F-E pela equipe Venturi

A notícia não foi exatamente uma surpresa: Felipe Massa anunciou ontem que vai disputar as próximas três temporadas da Fórmula E, a categoria de monopostos elétricos que é disputada em circuitos de rua (exceto no México, onde usa o Autódromo Hermanos Rodriguez) pela equipe Venturi, de Mônaco. O brasileiro deverá iniciar em breve seus testes de adaptação ao Gen2 Venturi VFE, carro que será usado na temporada 5 e marca uma nova fase com a adoção de monopostos elétricos de segunda geração. Até ontem a equipe Mercedes era considerada como o endereço do brasileiro em seu retorno às pistas, mas o brasileiro assinou contrato com a equipe Venturi, que fabrica esportivos de luxo e tem sede no Principado de Mônaco e que tem ligações indiretas com a marca alemã.

Massa estreará na F-E pilotando o carro de segunda geração da categoria (FIA F-E)

Não são apenas os carros elétricos que diferenciam a F-E de outras categorias internacionais: seu calendário inicia no final do ano e termina no terceiro trimestre do ano seguinte. Felipe Massa vai disputar a temporada 5, que marca a estreia do E Gen2, modelo que apresenta linhas mais radicais em relação ao modelo atual. Este ano a Venturi disputa a temporada com o alemão Maro Engel e o italiano Edoardo Mortara e ocupa a sétima posição entre os 10 times que disputam a categoria. Ainda não foi definido qual deles continuará na equipe.

Edoardo Mortara, que aparece em disputa com o argentino Pechto Lopes, é um dos pilotos atuais da Venturi (Fia F-E)

Para a temporada que deve inicia no final deste ano os carros terão a potência do motor aumentada para 200 kW (272 cv) num primeiro estágio, com possibilidades de novos incrementos a partir de testes de durabilidade e resistência. Além disso, ao contrário do que acontece até agora, não será mais necessário trocar de carros durante as provas, consequência do uso de baterias com maior capacidade de acúmulo de energia.

Massa não esconde que está ansioso para voltar à ativa e que conhece o passado do seu novo empregador: “O Gildo Pastore esteve sempre um passo à frente quando se trata de veículos elétricos de alto desempenho e agora sua equipe entra em uma nova fase de crescimento e desenvolvimento. Espero contribuir para esse projeto e disputar as primeiras posições das corridas das próximas temporadas.”

Por seu lado, o empresário ressaltou que  “a experiência de 15 temporadas de F-1 que o Felipe traz consigo será definitivamente um impulso à nossa organização, lembrando que sua personalidade amistosa e comprometida com os objetivos da equipe que ele defende também são grandes atributos”.

Como construtora homologada pela categoria a Venturi irá fornecer carros para a equipe HWA, que tem um bom currículo na série DTM e vai estrear na temporada 2018/2019 como representante da Mercedes. A HWA já tem ligações com a casa de Monte Carlo enquanto a marca alemã deverá ter sua própria equipe no campeonato de 2019/2020. Isso reforça a ideia de que Massa chega à F-E com a bênção do fabricante de Sttutgart. Os planos da Venturi incluem também a criação de um programa de desenvolvimento de jovens pilotos.

Marca nasceu em 1984

O primeiro modelo da Venturi era um GT equipado com mecânica VW Golf 2-L (Venturi)

Atualmente a marca é comandada por Gildo Pastore, mas quando foi fundada, em 1984, seus responsáveis eram o engenheiro Claude Poiraud e o projetista Gérard Godfroy, criadores do primeiro modelo da marca, o um cupê equipado com mecânica do Golf GTI 2-litros.  A marca sempre usou o automobilismo para promover seus produtos e organizou um campeonato para gentlemen drivers como preliminar de corridas europeias de F-1 em 1992 com modelos desenvolvidos por Gerard Larrousse.

Um torneio monomarca nas pistas europeias foi organizado para promover a marca nos anos 1990 (Venturi)

No ano 2000 o empresário Gildo Pallanca Pastore adquiriu o controle acionário da empresa, que passava por dificuldades financeiras, e quatro anos mais tarde estabelecia seus primeiros laços com carros movidos a eletricidade através do lançamento do Fetish, que marca identifica como o primeiro esportivo elétrico em todo mundo. Pouco a pouco Pastore passou a explorar nichos mais comerciais e em 2011 lançou os programas de um todo-terreno para ser usado na Antártica e de uma frota de Citroën Berlingo para uso comunitário na cidade de Nice, todos com propulsão elétrica. Em 2015 um protótipo da marca alcançou 386,757 km/h em Boneville (Utah, EUA), novo recorde mundial de velocidade para carros da categoria A, Grupo VIII. No ano seguinte um modelo mais avançado chegou a 341 milhas por hora (548 km/h).

Este modelo de propulsão elétrica superou os 540 km/h nas planícies salgadas de Boneville (Venturi)

WG





Tags: F-EFelipe MassaVenturi
Anterior

NISSAN KICKS 1,6 S MT - 1ª SEMANA

Próximo

SUSPENSÃO BOSE ENTRARÁ EM PRODUÇÃO EM 2019

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

SUSPENSÃO BOSE ENTRARÁ EM PRODUÇÃO EM 2019

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

23/07/2017

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autor do livro, salvo indicado  diferentemente nas fotos

DO FUSQUINHA AO FÓRMULA 1

21/04/2021
Foto: civilbeat.org

VIRAR OU NÃO VIRAR, EIS A QUESTÃO

21/04/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

20/04/2021
Fotos: Divulgação Hyundai

GENESIS G80 ELÉTRICO É EXIBIDO NO SALÃO DE XANGAI 2021

20/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autor do livro, salvo indicado  diferentemente nas fotos

DO FUSQUINHA AO FÓRMULA 1

21/04/2021
Foto: civilbeat.org

VIRAR OU NÃO VIRAR, EIS A QUESTÃO

21/04/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

20/04/2021
Fotos: Divulgação Hyundai

GENESIS G80 ELÉTRICO É EXIBIDO NO SALÃO DE XANGAI 2021

20/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In