• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

F-1: CASTIGO AGORA VEM EM UM TOURO

identicon por Wagner Gonzalez
02/05/2018
em Conversa de Pista, WG






Choque entre Max e Daniel vai ditar ritmo da dança das cadeiras

A vitória de Lewis Hamilton no GP do Azerbaijão foi a primeira do ano e veio só na quarta etapa do campeonato, algo incomum nas últimas temporadas. Nem por isso esse resultado foi mais comentado que o acidente envolvendo os dois pilotos da Red Bull, Max Verstappen e Daniel Ricciardo, algo que poderá definir a dança das cadeiras para o campeonato de 2019.

O retrospecto das carreiras do já veterano australiano e do arrojado holandês dificilmente será apagado nas próximas corridas, em particular nas etapas de Mônaco e Montreal, que vêm logo após o GP da Espanha, marcado para dentro de 10 dez dias.

Novo líder do campeonato, Hamilton teve atuação discreta na primeira vitória do ano (Mercedes)

O traçado de Baku, que mistura uma das retas mais longas do calendário com curvas de esquina de quarteirão e o peculiar aclive do castelo, já se consolidou como um fim de semana de acidentes e resultados surpreendentes, situação para a qual os uivantes ventos do Mar Cáspio (24 metros acima do nível da cidade) também contribuem.

Este ano a inexperiência de pilotos novatos ajudou a aumentar o número de incidentes: Sergey Sirotkin (virou sanduíche entre os carros de  Nico Hulkenberg e Fernando Alonso depois de colidir contra Sérgio Pérez) e Pierre Gasly (deixou de marcar pontos em consequência de uma disputa com o arrojado Kevin Magnussen a duas voltas para o final) são exemplos disso.

Erro de Grosjean custou pontos no campeonato e pode custar seu emprego (Haas)

Pilotos mais experientes como o franco-suíço Romain Grosjean (perdeu o controle de seu Haas-Ferrari quando aquecia os pneus com o safety car na pista) e o tetracampeão mundial Sebastian Vettel (superestimou a possibilidade de assumir a liderança na última relargada e caiu de segundo para quarto), também erraram. Já a Valtteri Bottas cabe o benefício da dúvida: azar por passar sobre um pedaço de fibra de carbono deixado na pista ou por não saber evitar o obstáculo da maneira como outros pilotos fizeram. O resultado foi bastante claro: os 25 pontos da vitória foram transformados em um decepcionante abandono a duas voltas do final da prova.

Finda a competição, um Bottas derrotado por um pneu destroçado recebe o apoio do ganhador Hamilton (Mercedes)

A tertúlia-mor de Baku, protagonizada por Daniel Ricciardo e Max Verstappen, superou tudo isso e é hoje o ápice de uma relação que estaria mais deteriorada se no lugar no australiano estivesse um piloto igualmente rápido porém de índole mais agressiva. Tivemos no GP da Hungria 2017 (sétima etapa da temporada) a avant-première do capítulo mais importante da segunda temporada de uma história digna de série da Netflix. Este ano o capítulo mais interessante aconteceu na quarta prova do ano, o que evidencia o nível de estresse entre os dois protagonistas.

Até então tranquilo, Ricciardo parece farto de conviver com Verstappen (Getty Images/Red Bull)

Neste vídeo pode-se ver claramente que ambos agiram dentro do que se espera de cada um deles: Ricciardo iniciou sua típica manobra de ultrapassagem e Verstappen reagiu dentro do seu estilo ao mudar repentinamente de direção para defender sua posição e o fez pelo menos três vezes antes do choque. Dizer que o holandês deveria ter facilitado a ultrapassagem do australiano nessa ou nas voltas anteriores, quando Daniel estava nitidamente mais rápido, seria ir contra o princípio da competição. Quando uma disputa entre dois pilotos de uma mesma equipe termina em acidente, porém, prevalece o fato que o excesso de arrojo pode ser prejudicial à saúde financeira e competitiva do time.

Protegido de Marko (D), Verstappen polariza atenções graças ao estilo arrojado (Getty Images/Red Bull)

Exatamente por isso os dois pilotos foram chamados à sede da equipe, em Milton Keynes (Inglaterra), para se desculpar frente a todos os funcionários da RBR. Foi a maneira escolhida por Christian Horner para deixar claro que os egos dos dois empregados mais caros da organização devem respeitar a dedicação de todos que ganham muito menos e se dedicam com a mesa devoção em busca de vitórias. Até agora Max Verstappen contou com a benevolência e predileção de Helmut Marko, eminência nada parda no planejamento estratégico da Red Bull. Fica no ar se essa proteção é suprema e vitalícia.

Pole position, Vettel liderou boa parte da prova. Terminou em quarto e perdeu a liderança do campeonato (Ferrari)

Como Daniel Ricciardo é cotejado por Ferrari e Mercedes (onde teria suas maiores chances de disputar o título de 2019), deixar o holandês impune após o episódio de Baku é uma aposta por demais arriscada. Hoje em dia não há no mercado um piloto tão maduro e rápido quanto o sorridente australiano, tanto que a sua escolha para a próxima temporada vai ditar as mudanças nas demais equipes.

Leclerc mostrou o caminho ao companheiro de equipe Ericsson e marcou seus primeiros pontos (Alfa Romeo-Sauber)

O holandês parece distante da maturidade que se esperava dele nesta altura de sua carreira. Por mais que seu estilo agressivo desperte paixões e traga emoção, terminada a corrida há de se fazer contas e descobrir quanto custa cada ponto conquistado. É quando se descobre que o castigo não vem só a cavalo…

O resultado completo do GP do Azerbaijão você encontra aqui.

 

Sette Câmara brilha, equipe falha

Sérgio Sette Câmara continua se destacando em sua segunda temporada na F-2, categoria que pode garantir seu ingresso na F-1: na rodada de Baku ele terminou a corrida 1 em quarto lugar (vitória de Anthony Albon) e foi segundo na corrida 2, atrás apenas do britânico George Russell. Essa combinação de resultados garantiria ao brasileiro a vice-liderança do campeonato mas esta posição que lhe foi tirada duas horas depois.

Sérgio Sette Câmara (E) subiu ao pódio em Baku. Pouco combustível residual terminou em desclassificação (James Gasperotti)

Terminada a vistoria técnica pós-corrida os comissários técnicos notaram que havia menos que 0,8 litro de combustível no tanque de seu carro exigido pelo regulamento; como consequência de uma falha da equipe no cálculo do consumo, os comissários desportivos decidiram pela desclassificação de Sete Câmara na segunda prova do fim de semana. O líder da temporada é o inglês Lando Norris, companheiro de equipe do brasileiro, com 55 pontos. O tailandês Anthony Albon é o vice-líder, com 41, um a mais que Sette Câmara. O campeonato prossegue em Barcelona, Espanha, no dia 13 deste mês.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: BakuCharles LecèrcDaniel RicciardoF-1 2018GP do AzerbaijãoHelmut MarkoLewis HamiltonMax VerstappenRomain GrosjeanSérgio Sette CâmaraValtteri Bottas
Anterior

How couples can solve lighting disagreements for good

Próximo

CITROËN C4 PICASSO INTENSIVE EM TESTE NO USO COM VÍDEO

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

CITROËN C4 PICASSO INTENSIVE EM TESTE NO USO COM VÍDEO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autopapo.com.br

“JÁ FIZ DE TUDO, MAS O CONSUMO DO CARRO NÃO BAIXA!”

17/04/2021
Fotos: Divulgação Nissan

NISSAN GT-R NISMO REVELADO

17/04/2021
Foto: Mercedes

F1: HAMILTON, POLE NO SUFOCO EM IMOLA

17/04/2021
Foto: lucasdorioverde.portaldacidade.com

UMA DEFICIÊNCIA INACEITÁVEL

17/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autopapo.com.br

“JÁ FIZ DE TUDO, MAS O CONSUMO DO CARRO NÃO BAIXA!”

17/04/2021
Fotos: Divulgação Nissan

NISSAN GT-R NISMO REVELADO

17/04/2021
Foto: Mercedes

F1: HAMILTON, POLE NO SUFOCO EM IMOLA

17/04/2021
Foto: lucasdorioverde.portaldacidade.com

UMA DEFICIÊNCIA INACEITÁVEL

17/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In