• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

PÁSCOA MOVIMENTADA EM INTERLAGOS

identicon por Wagner Gonzalez
04/04/2018
em Conversa de Pista, WG






Vários acidentes marcaram fim de semana no autódromo paulistano

Fundada como opção econômica ao automobilismo supervisionado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp), a Liga Desportiva de Automobilismo (LDA) tem conseguido atrair a atenção de motoristas e automobilistas interessados nos valores econômicos mais baixos oferecidos por essa opção. Nascida de um racha entre o antigo presidente do Conselho Técnico Desportivo Paulista, Ernesto Alberto Costa e Silva, com os clubes filiados à Fasp, a LDA pode ser uma opção interessante a quem acredita que o automobilismo esportivo permite soluções caseiras e baratas.  Ocorre que para esta possibilidade funcionar não se pode abrir mão de valores básicos como instrução aos diversos tipos de condutores envolvidos, exigir veículos com condições mínimas de segurança e oferecer uma estrutura de sinalização e controle adequada, entre outros itens.

O que se viu na terceira etapa do calendário da LDA, realizada no último fim de semana, em Interlagos, foi um festival de abusos e acidentes que, felizmente, acabaram sem vítimas. Nem por isso deixa de impressionar o fato do motorista de um pequeno smart soltar as mãos do volante em plena reta e criticar um outro motorista que demonstrou ser incapaz de contornar a curva Chico Landi com o mínimo de destreza. Para entender melhor o que aconteceu clique neste link (este e outros vídeos contém expressões chulas) e preste atenção na posição das mãos do motorista nos primeiros sete segundos do vídeo e, na fase final, na trajetória do seu “rival”.

Não bastasse o fato que vários motoristas que passeiam na ruas do País chegam marcados pela formação pífia que recebem das autoescolas, não faltam aqueles que aproveitam a oportunidade de andar em um autódromo sem se preocupar em checar as condições de seus veículos, algo que parece passar despercebido pelos organizadores do evento a julgar pelo que se vê neste vídeo. A reação do motorista e do passageiro após a batida nas barreiras de proteção ilustra ainda mais claramente que episódios como esse parecem não passar de uma aventura de videogame para esses dois protagonistas.

Ainda no âmbito de motoristas que entram na pista com pouco ou nenhum conhecimento, a falta de habilidade não se restringe a carros de baixo custo: dois Porsches foram registrados em acidentes, um com pequenos danos e outro com consequências materiais mais densas.

O estado em que ficou um dos carros “de rua” acidentados no domingo, em Interlagos (Foto: Marcelo Carloviche)

No passeio que aconteceu domingo, os participantes aceleraram livremente, o que é contrário às normas da Confederação Brasileira de Automobilismo. Ocorre que a LDA se apresenta como uma liga independente e em seu site proclama ter “como meta promover o nosso esporte bem longe das estruturas arcaicas, que acreditam que o automobilismo brasileiro seria de sua propriedade privada.” Independente do juízo de valor ou modernidade, o acidente que marcou a prova de carros de turismo, onde os carros são oriundos de campeonatos oficiais e vários pilotos têm experiência, levanta dúvidas quanto à qualidade da organização do evento.

Dois vídeos deixam margem ao tempo de reação do diretor de prova e dos bandeirinhas em sinalizar o acidente que marcou a prova para carros de turismo. Aqui nota-se a sequência do choque na entrada do “S” do Senna, que envolveu quatro carros: dois no primeiro choque e mais dois em intervalos de tempo relativamente longos, 16 segundos e 1’16” mais tarde. Um integrante do Safety Car informou à coluna que a bandeira amarela era exibida no final da reta, mas este vídeo, feito por câmera onboard no terceiro veículo envolvido no sinistro, deixa dúvidas se havia sinalização adequada e correta para avisar sobre o acidente, algo ainda mais questionável pelo procedimento do quarto veículo envolvido.

O automobilismo americano é promovido por diversas ligas e funciona e nada impede que o mesmo aconteça o mesmo no Brasil. Ocorre que as diferenças pessoais que envolvem o automobilismo paulista não contribuem para que todos possam desfrutar do esporte de forma positiva e pratica-se uma disputa onde apela-se para praticar preços baixos em detrimento de montar uma estrutura minimamente adequada.O esporte a motor exige uma indumentária básica que custa alguns milhares de reais e os automóveis devem seguir um protocolo de preparação onde a segurança não pode ser deixada de lado; isso faz do automobilismo um esporte mais caro que a maioria de outras modalidades.

Todos esses motivos, no entanto, não justificam que a CBA, autoridade máxima do automobilismo brasileiro, isente-se de tomar conhecimento da forma equivocada com que se tenta implantar uma liga independente no País. Aqui não cabem dúvidas: trata-se de um fato lastimável.

Acidentes podem acontecer em qualquer evento esportivo, caso do automobilismo, motonáutica, ciclismo, enfim, em qualquer esporte. Na Alemanha a pista de Nürburgring é aberta a qualquer motorista e lá também acontecem acidentes, porém dentro de um contexto onde os motoristas não estão envolvidos em competições oficias, extraoficiais ou qualquer tipo de passeio ou track day como os oferecidos em São Paulo. O que se exige das autoridades competentes é atuar incessantemente para mitigar os riscos intrínsecos ao perigo inerente dessas atividades.

F-1 vai da beira-mar ao deserto

Corrida no Bahrein é disputada ao cair da noite, situação que exige setups e estratégias específicas (RBCP)

Duas semanas após a abertura do Campeonato Mundial de 2018 na litorânea cidade de Melbourne, a F-1 volta a se apresentar com a disputa da segunda etapa no circuito de Sakhir, no deserto do Bahrein. Se a estreia dos novos carros e a dificuldade de ultrapassar marcaram a prova australiana, o traçado mais apropriado a altas velocidades e o fato da competição ser disputada ao cair da noite apresentam dificuldades específicas para essa etapa. A programação do fim de semana inclui a abertura da temporada da Formula 2, onde o mineiro Sérgio Sette Câmara é o representante brasileiro no grid que tem 17 das 20 vagas preenchidas por pilotos de 12 países.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: BahrainCBAF-1 2018FASPInterlagosLDA
Anterior

Obama Takes Jerry Seinfeld for a Drive Around the White House

Próximo

FIAT CRONOS DRIVE 1,3, NO USO

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

FIAT CRONOS DRIVE 1,3, NO USO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021
Foto Divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

23/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021
Foto Divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

23/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In