• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home JJ

JOHN MILES (1943-2018)

identicon por Juvenal Jorge
14/04/2018
em JJ, Notícias






Faleceu dia 8 passado o britânico John Jeremy Miles, nascido em 14 de junho de 1943, engenheiro mecânico que se tornou piloto de corridas. Depois de vencer alguns campeonatos de carros esporte, chegou à Fórmula 1, guiando pela equipe de Colin Chapman, a Lotus.

Chapman nunca o considerou um piloto de ponta, mas não havia como negar sua habilidade notável para desenvolver carros problemáticos, tanto que depois de deixar de pilotar, retornou à equipe como engenheiro.

Sua carreira começou em 1963, vencendo com um Diva GT no primeiro ano em que participou de forma integral de um campeonato. No ano seguinte repetiu o Campeonato Redex, e venceu de novo. Em 1966 ele começou a correr com Lotus Elan, em uma equipe administrada por John Willment.

Venceu o Autosport Championship, com 15 vitórias em 17 corridas. Passou depois a pilotar um Lotus Europa (ou 47), antes de passar à Fórmula 3, andando com Lotus 41.

Em 1969 um fato interessante o colocou em uma prova de F-1 pela Lotus, onde já era piloto de desenvolvimento. O Modelo 63 4WD foi um dos primeiros com tração nas 4 rodas, e nem Jochen Rindt nem Graham Hill quiseram correr com o carro, e a tarefa foi dada a Miles, que estreou na França, com quebra da bomba de gasolina. Na prova da Inglaterra, porém, Miles conseguiu um décimo lugar no carro cheio de problemas. Três corridas subsequentes terminaram em falhas diversas, e o carro não terminou. Mario Andretti, já naquela época uma grande estrela da F-1, usou o carro em duas corridas também, e não terminou nenhuma, ajudando Chapman a concluir que o projeto não tinha futuro bom.

Em 1970, depois do acidente de Hill no final do ano anterior, Miles foi colocado como segundo piloto, com Rindt sendo o número 1. Mesmo assim, chegou em quinto na estreia na África do Sul, mas logo chegaria à equipe Emerson Fittipaldi, que corria com um terceiro carro.

No GP da Itália, em Monza, Chapman ordenou que Miles e Rindt corressem sem o aerofólio, para aproveitar melhor as retas da perigosa pista italiana. Miles se recusou, mas Chapman fez valer sua posição de dono da equipe. Nas classificações da corrida, Rindt bateu e morreu depois que uma semiárvore de freio quebrou (os freios dianteiros do Lotus 72 eram internos) no momento em que freou, deixando o carro incontrolável pelo freio numa roda dianteira apenas. Miles resolveu deixar a equipe por conta própria depois do clima devastador.

Dessa forma, Emerson passou a ser o piloto número 1, e Miles assinou contrato de piloto de testes na BRM, correndo em duas provas extracampeonato em 1971, sem nenhum resultado expressivo.

Passou depois a correr novamente nos esporte-protótipos, sendo campeão britânico com um Chevron B19. Essas sua habilidade de ajustes, regulagens, testes e paciência extrema o fizeram um dos melhores pilotos-engenheiros que já surgiram, e disso ele se tornou também escriba ativo em revistas, como a famosa e secular Autocar, onde realizou  vários testes e matérias técnicas.

Voltou novamente à Lotus para ajudar nos desenvolvimentos de chassis no começo dos anos 1990, e posteriormente foi para a Aston Martin, pela primeira vez trabalhando com carros de rua.

Nos últimos anos era editor e colunista da revista especializada Vehicle Dynamics International, publicação dedicada a profissionais da área de chassis.

Nos deixa com 74 anos, após um ataque cardíaco que havia sido considerado mediano pelos médicos.

Rindt no Lotus 72 (Foto: f1.com)

JJ





Tags: JJJohn Miles
Anterior

TIRANDO ONDA, O CIVIC Si

Próximo

HISTÓRIA DE VIDA - ESTÚDIO DE DESIGN AUTOLATINA, SBC E MODERN DESIGN, DETROIT

identicon

Juvenal Jorge

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

Próximo
Grupo que formava o Design Autolatina, formado pelo ajuntamento ds dois times da VW e Ford. no centro os dois chefes: Winkler e Mora.

HISTÓRIA DE VIDA - ESTÚDIO DE DESIGN AUTOLATINA, SBC E MODERN DESIGN, DETROIT

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In