• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Automobilismo

F-1: UM RAIO-X DAS EQUIPES PARA 2018

identicon por Wagner Gonzalez
23/03/2018
em Automobilismo, Matérias, WG






Mercedes, Ferrari e Red Bull devem dominar. Renault, Toro Rosso e Haas podem brilhar, McLaren tenta renascer

O status quo das 10 equipes inscritas no Campeonato Mundial de F-1 que começa domingo, em Melbourne, pode ser analisado em três grupos de concorrentes a julgar pelo que se viu nos testes de Barcelona e pelo que se sabe da situação interna de cada um. A alemã Mercedes, a italiana Ferrari e a austro-inglesa Red Bull deverão alinhar seus carros nas primeiras posições do grid do GP da Austrália. Considerado o formato de definição para a largada, Renault, Toro Rosso e Haas têm tudo para disputar as quatro posições restantes do Q3, sessão que define as cinco primeiras filas de largada. Para McLaren, Williams, Force India e Sauber a estratégia comum será o já batido jargão usado por quem larga lá atrás, em outras palavras “fazer uma corrida de recuperação”.

Mercedes: planejamento e resultados trazem grandes lucros (Mercedes)

Os pontos fortes da Mercedes são identificados no piloto Lewis Hamilton, no motor considerado o mais potente e confiável da categoria e na irrepreensível organização tedesca capaz de prever e se preparar para qualquer situação. Talvez a demonstração mais efetiva doa capacidade deste grupo é um fato extrapista: a Mercedes consegue ter lucro financeiro com seu programa de F-1 em proporções que nenhum analista de mercado poria defeito, reflexo direto dos resultados na pista e na sofisticação do seu planejamento técnico e econômico.

Ferrari: pressão sobre os pilotos será muito forte (Ferrari)

Organização, isto é sabido, nunca foi o forte da Ferrari, o nome mais forte da F-1 e o que tem o maior apelo junto às massas. O intangível do nome sempre associado a um vermelho vibrante e ao famoso “cavallino rampante” que adorna o brasão de fundo amarelo Modena, porém, não é suficiente para garantir vitórias, muito menos títulos: Felipe Massa e Rubens Barrichello são vítimas recentes de estratégias equivocadas e até mesmo erros crassos num passado recente. Em meio às negociações do grupo FCA com investidores chineses e à crescente transformação da marca de construtor de nicho a fabricante de milhares de carros por ano, a pressão sobre os comandados de Maurizio Arrivabene e Mattia Binotto será maior do que nunca, sem deixar de lado a renegociação do contrato privilegiado que a Scuderia tem com a F-1 e lhe garante o maior quinhão de prêmios e bônus da categoria .

Red Bull: em busca de consolidar associação com a Aston Martin (Red Bull Content Pool)

Transformação é outra característica aplicável à Red Bull: o time liderado por Adrian Newey e Christian Horner aumenta gradativamente sua associação com a Aston Martin. Esse processo inclui a construção de um superesportivo para disputar o mercado de alto luxo com marcas como a própria Ferrari, Lamborghini e McLaren. Mais, com a mudança de motores prevista para entrar em vigor em 2021, a organização bancada pelo magnata dos energéticos Dietrich Mateschitz caminha para se transformar numa provedora de motores em conjunto com a própria Aston Martin. Essa aliança pode resultar em uma fusão pura e simples entre as duas marcas, motivo mais do que suficiente para justificar a necessidade de se impor frente a nomes fortes como Mercedes e Ferrari.

Renault: segue investimento forte da reestruturação de sua equipe (Renault)

A Renault já mostrou várias vezes sua capacidade em desenvolver tendências que dominaram a categoria; entre outras invenções recorde-se da tecnologia turbo e das válvulas de acionamento pneumático. Embora tenha vencido dois campeonatos mundiais de construtores, em 2005 e 2006, com Fernando Alonso, a fama de seus motores turbo e atmosféricos nas décadas de 1970 a 2000 se destacam através de mais de 160 vitórias. A casa francesa inicia sua segunda temporada de retorno ao cenário de construtores e já mostra progressos e, tal qual Toro Rosso e Haas, um ou outro lugar no pódio, não necessariamente no degrau mais alto, é o que se pode esperar para 2018.

Haas: salto de qualidade depende do amadurecimento de seus pilotos (Haas)

A americana Haas surpreendeu nos treinos de Barcelona e deixou alguma inquietude na cabeça de quem ainda considera o empreendimento de Gene Haas como uma aventura ainda por maturar. O arrojo dos seus pilotos, porém, é um obstáculo maior a ser superado do que a consolidação do potencial sugerido em Barcelona. A conferir se Romain Grosjean deixará de reclamar do carro e se Kevin Magnussen finalmente entenderá que para terminar em primeiro é importante primeiro terminar.

Toro Rosso: associação com a Honda tem tudo para compor a surpresa da temporada (RBCP)

É difícil não enxergar a Toro Rosso como um misto de laboratório e, para usar um termo de moda, “academia” da irmã mais velha Red Bull. Em uma decisão tão arriscada para seu futuro quanto lógica para os interesses da categoria, o time baseado em Faenza cedeu às pressões e acabou por trocar os motores Renault de seus carros pelos Honda envolvidos em três anos de desastrosos resultados com a McLaren. O resultado dessa troca foi espetacularmente melhor do que todos esperavam e poderá ser coroado com resultados regulares entre os dez primeiros. Realizador dessa proeza deverá ser o francês Pierre Gasly, que apesar de novato é um piloto rápido e conhecedor dos métodos de trabalho dos japoneses.

Force India: tempestades internas podem evitar chover na horta da equipe (Sahara Force India)

Depois de duas temporadas onde se classificou em quarto lugar entre os construtores, a Force India parece viver um período de inferno astral: seu líder maior, o empresário Vijay Mallia, não pode sair da Inglaterra sob risco de ser deportado para a Índia e só se mantém livre graças ao pagamento de milionárias fianças. A equipe de F-1 está entre as últimas joias de uma coroa que já teve uma das maiores empresas aéreas indianas, a Kingfischer, e hoje representa um capital com potencial para sanar boa parte de seus débitos. O que se nota, porém, é que o orçamento cada vez mais restrito poderá pôr a perder essa “commodity” para desespero do franco-catalão Estebán Ocón, estrela em ascensão.

Sauber: terceira associação com fabricante ainda cobra tempo de maturação (Alfa Romeo Sauber)

A suíça Sauber tenta decolar novamente com a ajuda de um grande fabricante: depois de Mercedes e BMW agora é a vez da Alfa Romeo investir em patrocínio e tecnologia nos carros fabricados em Hinwill. No entanto, ainda não fizeram efeito a vantagem de utilizar os motores Ferrari de última geração nem a expertise do francês Frédéric Vasseur, ex-Renault: nada disso conseguiu reverter o quadro das duas últimas temporadas, ambas marcadas pela presença constante entre os carros mais lentos.

Williams: reestruturação interna e novos pilotos compõem quadro de decadência (Williams)

Um misto de preocupações financeiras e reorganização interna decorrente do estado de saúde de Frank Williams transformou uma equipe que já dominou a categoria em mera coadjuvante. Pilotos inexperientes, um carro que já mostrou desempenho limitado e a cultura de usar ferramentas que sacrificam a funcionalidade e valorizam a economia são os empecilhos que ditarão as chances dos seus jovens e inexperientes pilotos titulares.

McLaren: ex-dominadora precisa se reinventar para recuperar prestígio de equipe vencedora (McLaren)

Se a Williams decaiu, o que dizer da McLaren, que em 1988 venceu 15 das 16 provas da temporada? Quando contavam-se nos dedos da mão esquerda com unha encravada os que ousavam questionar que o fracasso da McLaren de 2015/16/17 era culpa exclusiva do motor Honda, eis que o time de Woking não correspondeu ao que se esperava de seu projeto com motor Renault. Pior, o fato de só marcar tempos minimamente representativos com os pneus mais macios disponíveis nos testes de pré-temporada e seu novo carro ter deixado dúvidas sobre sua confiabilidade e desempenho deixam o time comandado por Zak Brown como a grande interrogação deste início de temporada.

Amanhã a terceira análise de uma série de quatro sobre a temporada de F-1: os carros de 2018.

WG

 





Tags: Equipes 2018F-1 2018
Anterior

O PARADOXAL MOTOR CHT

Próximo

WEC VOLTA, DÓRIA VAI, INTERLAGOS FICA?

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

WEC VOLTA, DÓRIA VAI, INTERLAGOS FICA?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

23/07/2017

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

20/04/2021
Fotos: Divulgação Hyundai

GENESIS G80 ELÉTRICO É EXIBIDO NO SALÃO DE XANGAI 2021

20/04/2021
Foto: McLaren

SEMANA NA F-1 TEM NEGÓCIOS DE ALTO PERFIL E PNEUS ARO 18″

20/04/2021
Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

20/04/2021
Fotos: Divulgação Hyundai

GENESIS G80 ELÉTRICO É EXIBIDO NO SALÃO DE XANGAI 2021

20/04/2021
Foto: McLaren

SEMANA NA F-1 TEM NEGÓCIOS DE ALTO PERFIL E PNEUS ARO 18″

20/04/2021
Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In