• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    ALFA ROMEO STELVIO Q4, PARADIGMA QUEBRADO

    NOVO HYUNDAI HB20S DIAMOND PLUS 1,0 TURBO 2020 EM “OS ESPECIALISTAS”

    Foto: Divulgação Mercedes-Benz

    MERCEDES-BENZ AMG: POTÊNCIA E TECNOLOGIA NA PISTA

    Fotos: autor

    AUDI Q3: A EVOLUÇÃO DO COMPACTO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    ALFA ROMEO STELVIO Q4, PARADIGMA QUEBRADO

    NOVO HYUNDAI HB20S DIAMOND PLUS 1,0 TURBO 2020 EM “OS ESPECIALISTAS”

    Foto: Divulgação Mercedes-Benz

    MERCEDES-BENZ AMG: POTÊNCIA E TECNOLOGIA NA PISTA

    Fotos: autor

    AUDI Q3: A EVOLUÇÃO DO COMPACTO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Do fundo do baú

DOIS GRANDES MOMENTOS

identicon por Ronaldo Berg
26/03/2018
em Do fundo do baú, RB


Era 1997, setembro.

Mais uma viagem à Alemanha a trabalho, e desta vez para um verdadeiro show automobilístico: o IAA, Salão de Frankfurt.

O leitor ou leitora do AE já deve saber, mas não custa repetir: IAA são as iniciais de Internationale Automobil-Ausstelung na língua de Goethe, Exposição Internacional do Automóvel na de Camões.

O Salão de Frankfurt é o maior do mundo e concorre com outros salões importantes como os de Paris, Detroit e Genebra. Os salões alemão e francês são bienais, o primeiro nos anos ímpares e o segundo, nos pares, sempre em setembro, às portas do outono no hemisfério norte. Já o americano e o suíço são anuais, em janeiro e em março, respectivamente.

O motivo da ida à Alemanha foi mais uma reunião do grupo de assistência técnica mundial da Audi, do qual eu, “emprestado” pela VW do Brasil, participava. Nela, realizada uma vez por ano, discutiam-se os assuntos pertinentes à área e recebíamos atualizações. Mas em vez ser realizada na fábrica da Audi em Ingolstadt, esta reunião foi programada para ser realizada em Frankfurt, onde dois eventos importantes estariam ocorrendo.

Como na foto de abertura, outra vista do estande da Volkswagen

O primeiro, o lançamento do Golf de quarta geração; outro, o Salão de Frankfurt. A programação incluía ir ao salão, o que prometia um verdadeiro show para os olhos. Naquele ano o salão abriu para o público no dia 11/9, 5ª feira, e se encerrou em 21/9, domingo, último dia de verão no hemisfério norte. Tradicionalmente, há dois dias reservados à imprensa e um a concessionários  e fornecedores antes da abertura ao público.

A reunião da Audi foi na segunda-feira (8/11). No dia seguinte uma verdadeira maratona, ir ao salão no segundo dia de imprensa. O frio já estava se fazendo presente, apesar de faltar um semana para a chegada do outono.

Antes do salão pudemos andar no novo Golf. Havia vários à nossa disposição.

Os Golf IV à nossa disposição para experimentá-los

Andamos pela ruas de Frankfurt com um rápido estirão numa Autobahn. O carro nos surpreendeu.

O Salão de Frankfurt é conhecido pelo seu tamanho, são vários pavilhões, e para uma pessoa percorrê-los todos em um dia é missão quase impossível. Nem eu, ainda um “garoto” de 50 anos,  consegui vê-lo todo.

De lá trago o registro fotográfico de alguns carros que me chamaram a atenção:

Ferrari 355 F1

O Ferrari 355 F1 inovou com o câmbio robotizado nos automóveis, sistema de mudanças de marcha igual ao do Ferrari 310B de Michael Schumacher e Eddie Irvine.

Porsche 911 Carrera

Esse foi o ano-modelo da grande mudança na Porsche, o motor boxer de seis cilindros passar a ser arrefecido a líquido após 34 anos do lançamento do 911 com motor arrefecido a ar neste mesmo Salão de Frankfurt (1963).

Audi A6 ABT

Este carro preto é uma versão especial do Audi A6 devidamente preparado pela ABT, a responsável pela preparação dos carros de competição de Michael Schumacher quando este iniciava sua carreira como piloto.

Audi projektzwo

A perua Audi azul, chamada de projektzwo (zwo é dois em alemão) nada mais era do que o início da conhecida RS 2 biturbo, o veículo de passageiros, à época, mais rápido do mundo, com oficiais 262 km/h de velocidade máxma e aceleração 0-100 km/h em 5,2 segundos. Tive o imenso prazer de usar uma durante 18 meses aqui no Brasil, isto em 1994/95, quando trabalhava para a Audi na América do Sul.

Audi A3

Este A3 amarelo era protótipo do futuro S3 que também chegaria mais tarde ao Brasil trazido pela Senna Import (a Audi só se estabeleceria no Brasil como filial em março de 2005). E falando em Senna Import, na foto seguinte está Leonardo Senna, irmão do  Ayrton, ao volante de um A1 (que não veio para o Brasil), responsável por todo a operação Audi no Brasil, e no banco traseiro, atrás dele, Jaroslav Sussland, diretor de vendas e marketing da Senna Import.

Ao volante Leonardo Senna, irmão do Ayrton e titular da Senna Import e o diretor de vendas e marketing Jaroslav Susland.

Entre a habitual criatividade dos estandes nos salões de automóveis, o da Bentley chamou-me a atenção:

Estande da Bentley

Para mim esta foi mesmo uma viagem inesquecível. Do “trabalho”, da reunião, pouco me ficou na memória, mas  do Salão de Frankfurt e dos carros jamais esquecerei. E quem puder que se programe. No ano que vem tem mais.

RB

A coluna “Do fundo do baú” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.



Anterior

Jorge Lorenzo won't change riding style for Ducati MotoGP bike

Próximo

BATE-PAPO NA VOLTA DE UM TESTE (COM VÍDEO)

identicon

Ronaldo Berg

Ronaldo Berg, com toda sua vida ligada intimamente ao automóvel, aos 16 começou como aprendiz de mecânico numa concessionária Volkswagen em 1964. De lá para cá trabalhou na VW (26 anos), Audi (4), GM do Brasil (8), Kia (2), Peugeot Sport (4) e Harley-Davidson (2 anos). Sempre em nível gerencial e ligado a assistência técnica, foi também o gerente responsável pelas competições na VW e na Peugeot Sport, gerenciando a atividade dos ralis. No começo da década de 1970 chegou a correr de automóvel, mas com sua crescente atividade na VW do Brasil não pôde continuar.

Próximo

BATE-PAPO NA VOLTA DE UM TESTE (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto: Paulo Keller

FIM DO CÂMBIO AUTOMATIZADO: JÁ VAI TARDE…

23/03/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

ALFA ROMEO STELVIO Q4, PARADIGMA QUEBRADO

08/12/2019

NOVO HYUNDAI HB20S DIAMOND PLUS 1,0 TURBO 2020 EM “OS ESPECIALISTAS”

08/12/2019
Foto: Flickr

KEN TYRRELL E SEU PROJETO 001

07/12/2019

DESIGN – ERGONOMIA NO AUTOMÓVEL

07/12/2019

PUBLICIDADE

Fotos: autor

ALFA ROMEO STELVIO Q4, PARADIGMA QUEBRADO

08/12/2019

NOVO HYUNDAI HB20S DIAMOND PLUS 1,0 TURBO 2020 EM “OS ESPECIALISTAS”

08/12/2019
Foto: Flickr

KEN TYRRELL E SEU PROJETO 001

07/12/2019

DESIGN – ERGONOMIA NO AUTOMÓVEL

07/12/2019

AE NO INSTA

Siga!

  •  fernandocalmonoficial nos levou para um teste r  pido com o Golf GTE h  brido  Veja l   nos stories alguns coment  rios r  pidos  E aproveite para seguir o Calmon   fernandocalmonoficial  Bom domingo a todos   golfgte  vwgolfgte
  • Agradecemos a todos os seguidores que junto com o nosso autoentusiasmo s  o a raz  o da nossa exist  ncia  E tamb  m agradecemos o incans  vel  marciosalvo   nosso video maker  que teve um papel importante no alcance desses 100 000 seguidores
  • Voc   j   se inscreveu no YouTube do AE   Estamos quase nos 100 000  S   falta voc
  •  carrodoleitorAE  caioprendini
  • Aston Martin no novo filme do 007  Os Cl  ssicos DB5 e V8 Vantage  o DBS Superleggera e o Valhalla    007  NoTimeToDie
  •  gersonborini trabalhando duro   curvaAE
  •  carrodoleitorAE  jpcomenale   motodoleitorAE  curvaAE

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Portal AE

  • Todos
  • MOTOentusiastas
  • Falando de Fusca & Afins
  • Fernando Calmon

ALFA ROMEO STELVIO Q4, PARADIGMA QUEBRADO

Fotos: autor

Fotos: autor

por Roberto Agresti
08/12/2019
SharePinSendSend

Parceiros AE

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In