• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AK

ÁLCOOL: COMO DESPERDIÇAMOS MAIS DO QUE APROVEITAMOS

identicon por Arnaldo Keller
22/03/2018
em AK, Análises






Digamos que o Brasil fosse um país livre. Digamos que ter respeito pelo cidadão fosse a postura básica dos nossos governantes. Digamos que não nos tratassem como obtusos animais de carga destinados a servi-los com, literalmente, nosso sangue, suor e lágrimas…

Isso posto, digamos que tivéssemos três carros à nossa frente, os três sendo exatamente iguais e com motores de mesma cilindrada e arquitetura. As únicas diferenças é que o motor de um foi projetado para usar só gasolina, o do outro só álcool e o terceiro tem motor flex, aceita os dois combustíveis, o que nos leva a concluir na impossibilidade dele aproveitar perfeitamente um ou outro.

Digamos — lembre-se que nessa história hipotética o Brasil é um país livre — que num posto de gasolina você fosse livre para comprar gasolina pura, álcool e “gasálcool”, sendo que esse “gasálcool” é formado duma mistura de 73% de gasolina e 27% de álcool, exatamente igual ao que hoje nos vendem como sendo gasolina.

Você, caro leitor, pegaria o carro a gasolina pura, colocaria 7,3 litros dela no tanque e sairia para rodar. Faria uma média de, digamos, 10 km/l, o que lhe permitiria rodar 73 quilômetros.

Aí, poupando o caro leitor desse vexame, eu mesmo colocaria um chapéu onde duas orelhas de jumento estariam pendentes e pegaria o carro com motor flex, e o abasteceria com 10 litros dessa mistura genial – uma das heranças da Dilma – de “gasálcool”. E sairia para rodar.

Após exatos 80 quilômetros as orelhas de burro ficariam em pé, pois o carro flex faria tuff, tuff, indicando que o tanque secara.

Isso mesmo, caro leitor. Um carro flex com a “gasolina” que nos vendem – com 27% de álcool – roda 20% menos que outro carro exatamente igual, desde que esse outro tenha seu motor otimizado para a gasolina e use gasolina – tal como se faz no mundo todo, menos no Brasil.

Então, relembrando, você colocou 7,3 litros de gasolina pura e rodou 73 quilômetros. Eu coloquei 10 litros de “gasálcool” e rodei 80. Então faltam só 7 quilômetros para que você rode tanto quanto eu, coisa que você fará com o carro só a álcool.

Para isso lhe basta um litro de álcool, pois o álcool, tendo um poder calorífico que é 70% do poder da gasolina “gasálcool”, produzirá energia só suficiente para rodar 70% do que um a gasolina pura roda. Portanto, se o carro a gasolina pura faz 10 km/l, o a álcool faz 7 km/l.

Então você gastou ao todo 7,3 litros de gasolina pura e mais 1 litro de álcool para rodar os 80 quilômetros que gastei usando 10 litros de “gasálcool”, o que representa que gastei 7,3 litros de gasolina pura e mais 2,7 litros de álcool. Portanto, gastei tanta gasolina pura quanto você, só que gastei 1,7 litro de álcool a mais que você.

Bom, alguém dirá que isso não é nada demais, mas se verificarmos melhor veremos que, de cada 2,7 litros de álcool, 1,7 litro foi jogado fora, ou seja, 62,96 % do álcool contido no “gasálcool” usado no carro flex foi jogado fora. Desperdiçou-se mais do que foi aproveitado.

Acontece que jogar fora 62,96% de álcool é jogar fora 62,96% das terras em que foi plantado cana, é jogar fora 62,96% da trabalheira que é produzir o álcool — de 1 tonelada da cana só saem 100 litros de álcool —, é jogar fora investimento, trabalho, etc., etc.; e além de todo esse desperdício há o alimento que deixou de ser produzido nessas terras, há o aumento de preço do alimento, já que com menos alimento a lei da oferta e procura age, e há outras imensuráveis mazelas, inclusive sociais e ambientais, decorrentes dessa asneira sem tamanho que há décadas os governantes sucessivamente vêm perpetrando, e cujo prejuízo todos nós, de uma maneira ou de outra, tendo ou não tendo carro, estamos pagando.

Alguns ganham com isso, uns poucos.

Se o Brasil fosse um país livre, se o governo e a Petrobrás nos respeitassem, eles teriam muito que nos explicar. A Polícia Federal está a duras penas apurando os escabrosos casos de corrupção nessa estatal que em vez de nos servir serve aos partidos políticos.

A pergunta que fica é: quem é que vai tirar o dedo desses caras da descarga por onde enfiam o nosso combustível? A ANP, Agência Nacional do Petróleo, é que não vai. Essa concorda com o que aí está, já que, caso discordasse, teria ao menos dado uma apitada de alerta.

Passa o tempo e o esquemão de exploração da terra e do homem continua o mesmo (Foto: lookandlearn.com)

Nota: o percentual exato de álcool contido na gasolina é 27,5%, porém arredondei para não complicar as contas e piorar ainda mais o desperdício.

AK





Anterior

PEUGEOT 5008 CHEGA COMO FORTE COMPETIDOR NOS SUVs

Próximo

COMO VIRAR O JOGO

identicon

Arnaldo Keller

Arnaldo Keller: por anos colaborador da Quatro Rodas Clássicos e Car and Driver Brasil, sempre testando clássicos esportivos, sua cultura automobilística, tanto teórica quanto prática, é difícil de ser igualada. Seu interesse pela boa literatura o embasou a ter uma boa escrita, e com ela descreve as sensações de dirigir ou pilotar de maneira envolvente e emocionante, o que faz o leitor sentir-se dirigindo o carro avaliado. Também é o autor do livro “Um Corvette na noite e outros contos potentes” (Editora Alaúde).

Próximo
Sem dúvida um desenho de vanguarda

COMO VIRAR O JOGO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In