• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Automobilismo

WILLIAMS ROMPE COM O PASSADO

identicon por Wagner Gonzalez
18/02/2018
em Automobilismo, WG






Em busca de protagonismo FW-41 rompe com os modelos recentes.

Já houve um tempo quando a Williams lançava tendências, ganhava corridas e era o sonho de consumo de pilotos em busca de vitórias e títulos. Suspensão ativa, câmbio CVT e freios a disco duplos foram algumas das novidades desenvolvidas por Patrick Head; para evitar o domínio absoluto, o câmbio CVT foi banido pela FIA após dois anos de desenvolvimento e sequer foram usados em competição. Desde 2012, porém, a marca não vence uma corrida e a cada ano fica mais distante do status de equipe de ponta; nas últimas temporadas o que mais marcou a equipe foi uma combinação de excesso de decisões erradas durante o desenrolar das provas e projetos que pouco ou nada evoluíram durante a temporada. A julgar por tudo isso e pelas declarações de Paddy Lowe, o atual diretor técnico de Grove, o novo FW-41 apresentado na noite desta quinta-feira, em Londres, pode ser o primeiro passo para reverter essa situação: “Todo carro de F-1 é, em grande parte, uma evolução do modelo anterior, mas o FW 41 concentra um número de novos pontos de partida em relação ao que percorremos no passado. A filosofia básica é fruto de uma nova colaboração entre conceito e aerodinâmica em busca do melhor resultado prático.”

Como é costumeiro, a aparência do novo modelo deverá mudar já nos primeiros treinos livres (Williams/Glenn Dunbar)

Os céticos conseguirão ler nas entrelinhas que o que a Williams admitiu que não vinha fazendo a lição de casa, e talvez, estejam certos. A experiência, porém, recomenda que qualquer conclusão sobre a funcionalidade dos novos conceitos de aerodinâmica, estrutura e massa, segundo Lowe, “os três pilares para se projetar um F-1”, só será conhecida depois que o carro for para a pista e ter seu desempenho comparado com outros modelos da safra 2018. Como acontece costumeiramente, os carros apresentados raramente trazem todas as novidades preparadas pelas equipes e sofrem várias alterações até a primeira prova da temporada.

Sobre o que foi visto em Londres, Paddy Lowe não esconde que as mudanças radicais implementadas no seu primeiro projeto como líder da Williams levaram em alta consideração as peculiaridades do motor Mercedes HPP e a instalação de seus subsistemas. Vale lembrar que Lowe, com passagens pela própria Williams, McLaren e Mercedes, desenvolveu o FW-41 em conjunto com o aerodinamicista Dirk de Beer e o projetista Ed Wood.

A dupla de pilotos formada pelo canadense Lance Stroll e pelo russo Sergey Sirotkin será a mais nova do grid desta temporada, o que certamente vai influenciar no desenvolvimento do carro. Ironicamente, a missão para abrandar essa deficiência foi colocada nas mãos do polonês Robert Kubica, que volta à categoria após uma longa jornada de recuperação em decorrência de um acidente num rali italiano. Kubica perdeu boa parte dos movimentos e habilidades do seu braço direito, mas conservou intacto o desejo de retornar à F-1. Além de piloto-reserva e de desenvolvimento, ele participará de três treinos livres nas manhãs de sexta-feira; por enquanto sua presença está confirmada nos GPs da Espanha e da Áustria.

O FW-41 terá seu batismo de pista em Barcelona a partir de 26 de fevereiro, quando inicia a primeira sessão de quatro dias de treinos livres. Após a Haas e a Williams, a próxima equipe a apresentar seu novo carro é a Red Bull, que mostra o RBR14 na próxima segunda-feira, 19.

WG





Tags: Paddy LoweWilliams FW41-Mercedes
Anterior

FORD ECOSPORT STORM 4WD, NO USO (COM VÍDEO)

Próximo

LIVRO: COMBAT AIRCRAFT DESIGNER – THE ED HEINEMANN STORY

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Ed Heinemann with the XA4D-1 prototype at the rollout ceremony in June 1954.  (SDASM)

LIVRO: COMBAT AIRCRAFT DESIGNER – THE ED HEINEMANN STORY

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In