• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Automobilismo

TOYOTA E O RETORNO DE ALONSO

identicon por Wagner Gonzalez
03/02/2018
em Automobilismo, WG






Associação com fábrica japonesa foca na vitória em Le Mans

Piloto indiscutivelmente rápido e duas vezes campeão mundial de F-1 (2005/6), Fernando Alonso há tempos não sobe num pódio. Sua tentativa mais recente de sucesso foi na 500 Milhas de Indianapolis de 2017: a bordo de um McLaren-Honda, liderou a clássica prova e deixou sua marca no icônico quadrilátero de Indiana. Disposto a repetir o feito de Graham Hill, que venceu o Mundial de F-1 (1962/1968), s 500 Milhas de Indy (1966) e a 24 Horas de Le Mans (1972), o espanhol das Astúrias foi confirmado como um dos pilotos da Toyota para a temporada 2018/19 do WEC, o Campeonato Mundial de Resistência. O programa merece atenção digna de chefe de estado por parte do fabricante, que procura antecipar a etapa de Fuji para evitar a coincidência de datas com o GP dos EUA e capitalizar ainda mais o investimento.

Triunfar em Le Mans é um dos projetos de Fernando Alonso (Foto: Toyota)

A incorporação de Alonso ao time Toyota Gazoo Racing era esperada, mas em dimensões mais reduzidas, algo na linha disputar Le Mans nos dias 7 e 8 de julho, e, talvez, no ano que vem. Quem acompanha a carreira do espanhol lembra que em 2014 ele deu a largada do clássico de Le Sarthe vestindo um elegante blazer com o distintivo da Ferrari. O projeto com os italianos foi entendido como um exercício de relações públicas de Maranello e uma demonstração dos desejos do espanhol, mas não passou disso quando foi anunciado que a partir de 2016 o piloto voltaria para a McLaren. A proposta atual é mais consistente e envolve interesses mais amplos.

Matra, Ferrari, Alfa, Lola e Porsche lideram a largada da 1.000 km de Nürburgring de 1973 (Foto: arquivo pessoal)

A categoria “Endurance” (Resistência para os puristas da língua portuguesa), teve seus dias de glória nas décadas de 1960/1970, quando Alfa Romeo, Chaparral, Ferrari, Ford, Lola, Matra e Porsche — e um número significativo de pequenos construtores —, enchiam grids com carros atraentes e pilotos famosos. O crescimento da F-1 dentro de um modelo de trabalho delineado por Bernie Ecclestone cuidou de sufocar a modalidade e garantir seus interesses econômicos junto a patrocinadores e promotores. O resultado foi que, pouco a pouco, uma ou outra marca, como a Audi e a Peugeot, dominou o cenário que agora se repete de forma semelhante. Revigorar essa opção de desenvolvimento tecnológico e lazer é o norte do ACO, o Automobile Club de l’Ouest, a massa cinzenta que organiza as 24 Horas de Le Mans e trabalha em prol do Mundial de Resistência.

Como todo grande projeto, o plano atual é de médio prazo: para arrumar a casa que hoje tem apenas a Toyota e a Ginetta na categoria principal (LMP1), busca-se um equilíbrio que proporcione possibilidades de vitória aos LMP2 e facilite a integração com o universo da IMSA norte-americana. Fernando Alonso, nome consagrado, é o jamón ibérico dessa happy hour: chamá-lo de cereja desse bolo é outorgar um conceito muito açucarado para as pretensões do ACO, FIA e da própria Toyota. Um dia após a confirmação do asturiano como piloto do carro TS050 Hybrid de número 8, ao lado de Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi, os organizadores da etapa de Fuji anunciaram sua intenção de antecipar a prova em uma semana. Tudo para contornar a coincidência de datas com o GP dos Estados Unidos e permitir a presença do bicampeão mundial de F-1. Se a mudança for aprovada pela FIA, algo necessário, surgiria um novo problema: no dia 14 de outubro é a etapa de Road Atlanta do calendário da IMSA, onde vários pilotos do WEC também participam.

Incorporação ao time da Toyota é um projeto amplo da indústria japonesa (Foto: Toyota)

A incorporação de Alonso ao mundo do WEC começou com sua participação na 24 Horas de Daytona, disputada no último fim de semana e vencida por Christian Fittipaldi pela terceira vez (2004/2014/2018). Fernando disputou a prova compartindo um Ligier JS P217 com o inglês Lando Norris — piloto-reserva da McLaren este ano — e o americano Phil Hanson. Problemas com os freios e acelerador impediram que ele conseguisse um resultado melhor que o 38o. na classificação geral.

Na estreia de Alonso na Endurance, a terceira vitória de Christian em Daytona (Foto: José Mário Dias)

Essa participação foi uma forma de contornar a ausência da Toyota na cena IMSA e, ao contrário da opinião de seus críticos, está longe de ser uma alfinetada na Honda: essa marca não tem um programa de Endurance e nem a necessidade da concorrente em vencer Le Mans, conquista que lhe escapou diversas vezes, algumas de forma dramática. Em 2016 Kazuki Nakajima iniciava a penúltima volta na liderança da prova quando uma pane do turbocompressor forçou seu abandono da corrida. Por tudo isso e, principalmente, pela ânsia de repetir o feito de Graham Hill, o único piloto do mundo a vencer o Mundial de F-1, a 500 Milhas de Indianapolis e a 24 Horas de Le Mans, Alonso encara o desafio proposto pela Toyota:

“Le Mans é uma prova que eu sempre acompanhei com atenção e sempre quis participar. As corridas de longa duração são uma especialidade muito diferente do mundo dos monopostos e um desafio dos mais interessantes”.

Akio Toyoda, presidente da Toyota, já participou de várias competições (Foto: Toyota)

Akio Toyoda, presidente mundial da Toyota e fanático por automobilismo, segue apoiando o programa de competições da marca e encara a chegada de Alonso “como uma oportunidade para crescer ainda mais. Ele e a Toyota Gazoo Racing farão o melhor possível para derrotar a concorrência”. Hisatake Murata, líder da equipe, destaca que a temporada 2018/2019 é uma oportunidade única “por ter duas edições de Le Mans”. Sobre a incorporação do espanhol, Murata explicou que “apesar de novato nessa categoria ele traz a eficiência e a experiência adquirida ao longo de tantos anos como um dos grandes nomes do esporte”.

WG





Tags: Akio ToyodaChristian FittipaldiFernando AlonsoLe Mans
Anterior

CAN-AM, O CAMPEONATO DA POTÊNCIA – PARTE 2, PORSCHE

Próximo

INDIAN SUPER SCOUT TURBO

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

INDIAN SUPER SCOUT TURBO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021
Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

19/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021
Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

19/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In