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Home Colunas De Carro por Aí

REGISTRO: HÁ 132 ANOS SURGIA O AUTOMÓVEL

identicon por Roberto Nasser
04/02/2018
em De Carro por Aí, RN






Esquisito, tipo cruza de triciclo com carroça (o Patent Wagen, foto acima), soluções mecânicas hoje risíveis, feito em ferramentas primárias, este é o veículo auto móvel patenteado pelo engenheiro Carl Friedrich Benz aos 29 de janeiro de 1886. Foi a primeira patente para um, digamos com boa vontade, automóvel movido por combustível de nome e funções estranhas, o Lidoin, derivado de petróleo empregado em limpeza doméstica.

Patente levou o número 37.435, concedido à Fábrica de Motores a Gás Benz & Cia, nome pomposo para pequeno negócio de sobrevivência familiar.

Benz não foi o primeiro a fazer um veículo apto a mover-se por seus próprios meios, tocado por um motor de combustão interna, mas o organizado técnico a buscar patenteá-lo. Antes,  Siegfried  Markus, da Áustria, havia produzido aparato idêntico e com aparência mais automobilística relativamente ao triciclo Benz.

A organização de Benz e a expedição da patente dão-lhe o merecido título de Criador do Automóvel.

Questão básica era o fato de os motores serem muito pesados relativamente à potência produzida, comprometendo rendimento. Assim, outro alemão, ainda contemporâneo de Benz, um certo Gottlieb Daimler, fazia-os para aplicações diversas, demorando a fazê-lo chegar a veículos leves, como um arremedo de motocicleta e a aplicação num veículo de quatro rodas.

Outro fato era a recenticidade da criação dos motores. Francês Étienne Lenoir fez um engenho com tal DNA, originalmente para consumir gás — como eram os motores  com aplicação industrial também produzidos por Benz, e um alemão, Nikolaus Otto, deu a diretriz ao alterar o ciclo operacional comprimindo o gás combustível, obtendo rendimento muito superior – e traçando o rumo dos motores de combustão interna, princípio vigente até hoje.

Curioso na história, o invento de Benz foi visto com susto tanto pelo insólito da proposta, quanto pela forma e,  mais, pela ausência de escapamento, o funcionamento com enormes ruídos, espantando animais. Foi sua mulher, Berta, com os filhos mais velhos, em viagem até a casa de seus pais fez, sem saber o primeiro teste, aferiu os pontos fracos, chamou enorme atenção, ganhou espaço nos jornais, apresentou o produto e provocou vendas.

Como referência, apesar de as empresas terem juntado conhecimento, meios, capitais, Daimler e Benz não se conheceram.

Para ilustrar a história, a Mercedes-Benz ainda produz, em pequenos lotes e de tempos em tempos, unidades do Patent Wagen.

A patente do carro de Carl Benz

 

 

Rota 2030: Toyota sai na frente

Em meio às definições dos caminhos da indústria automobilística a ser traçados pelo projeto Rota 2030 para os próximos 12 anos, a Toyota se adianta. Marca entende as dificuldades dos órgãos do governo para se ajustar em torno de propostas para assegurar crescimento, ganho de tecnologia construtiva, redução de consumo e emissões, e definições para o futuro, incluindo apontar caminhos e soluções para o uso de combustíveis renováveis.

Para assumir posição de referência, tem argumento de peso, o crescimento de vendas de seu híbrido elétrico Prius, de maiores vendas e estrutura no país. Saltou de 485 unidades em 2016 para 2.470 ano passado, graças a trabalho profissionalmente dirigido: envolvimento da rede de concessionários, redução de preços, situando-o pouco acima do Corolla. Cercou o consumidor com certezas de manutenção, garantia e fez crescer o valor de revenda.

Nas definições para os próximos anos, empresa, junto com outros interessados, conseguiram sensibilizar o Ministro Marcos Jorge de Lima, do MDIC — Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços —, a adotar e antecipar medida incluída na estrutura do Projeto Rota 2030: a aplicação de IPI idêntico à tributação dos carros até 1.000 cm³: 7%. Com isto preços reduzir-se-ão e competitividade aumentará.

Medida tem início de vigor previsto para março, coincidindo com efeito-demonstração ora em aviamento pela Toyota, investindo para transformar o motor do Prius em flex, apto a operar também com álcool.

Segundo a Toyota, no projeto de adequação do híbrido ao uso de álcool, combustível renovável propulsionando o veículo e acionando gerador de energia elétrica, carro será recordista no cumprimento aos desejos dos órgãos federais, ao emitir a menor quantidade de CO2, enorme conquista para o meio ambiente, uma evolução decisiva o Brasil, como enfatiza Miguel Fonseca, vice-presidente executivo.

Prius. Dentro do ideal oficial, usará álcool no motor a combustão para propulsionar o veículo e acionar gerador de energia elétrica (Foto: Toyota)

 

 Roda a Roda

Mercado – Para ajustar-se aos tempos de recuperação e preferências do mercado, BMW foca nos SAV – Sport Activity Vehicles, classificação por ela criada – e responsável por 55% de suas vendas no país.

O que – Apresentou o X2, para vendê-lo em maio, restante da família X: 1,2,3,4,5 e 6. Destaque para o X5M. Letra indica os produtos com desenvolvimento especial da marca bávara para aumento de performance.

Números – Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi fechou o primeiro ano de agregação crescendo 6,5% e cravando 10,6M de veículos vendidos. Na prática, de cada nove veículos comercializados no mundo, um é da Aliança: Renault, Nissan, Mitsubishi, Dacia, Renault Samsung, Alpine, Lada, Infiniti, Venucia, Datsun, atuando em 200 países.

Pré-venda – Indefinida a imposição tributária sobre veículos importados, Volvo trouxe da Suécia iniciais 200 unidades do novo XC40, todas vendidas. SUV, quatro cilindros turbo, 2,0 litros, 190 cv, o mais potente do segmento.

Mais – Semiautônomo, quer dele fazer a bandeira da marca. Fluxo normal de importações previsto para julho, quando o Projeto Rota 2030, regulando o setor automobilístico, estiver em vigor, permitindo encomendas.

Opção – Peugeot importou novo lote de 500 unidades do SAV espanhol 3008. Mais acessórios, inflando conteúdo para atender reclamos da clientela.

…. II – Curiosamente optou aumentar vendas de produto importado, deixando de aplicar-se ao relançamento do nacional 2008, de ótimas características, porém de pequena e injusta participação no mercado.

Nova? – Proclama-se Nova Peugeot, rótulo curioso quando vistos seu mapa de vendas, performance, presença, encolhidas no Centro-Oeste — exceto Brasília —, Norte e Nordeste. Talvez deva relançar-se, como Peugeot, de Novo…

Caminho – Ford apresentou o Ka em versão Freestyle, esforço para fazer ponte entre o hatch e a morfologia de SAV e SUV, anunciando-o como produto mundial. Quer ser visto como um EcoSport pequeno. Produção no segundo semestre.

Ajuste – Plataforma e partes do Ka, implementos em conectividade, maior altura do solo e promessas de Ford de habilidades para andar fora de estrada, apesar da tração simples.

Classificação – Enquadra-o como CUV – Compact Utility Vehicle. Nova categoria traz desnecessário tropeço fonético.

Ka é um CUV (Foto: Ford)

Quase novo – Honda iniciará distribuir aos revendedores versão revista do City, sedã construído sobre a plataforma do Fit. Mudanças, anteriormente indicadas pela Coluna, não caracterizam novo modelo, mas segunda parte do ciclo de vida.

O que? – Apesar de retoque, exige alterações no visual frontal e posterior, pequenas mudanças interiores, implementação da conectividade. Mecânica não muda – leia-se não terá o sistema ESP, pró-estabilidade.

Responsabilidade – Primeira Câmara de Direito Civil, do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu, a Prefeitura operadora do sistema de estacionamento urbano Zona Azul é responsável pelos danos ocorridos aos veículos nela estacionados. Por enquanto vale para SP.

Melhor – Dunlop, marca ex-inglesa, agora japonesa, com o sobrenome do criador do pneu, implantou novo ciclo no Brasil. Esteve aqui ao início da indústria automobilística e depois foi-se. Nova fase, no Paraná, marcada pela conquista de grandes clientes, como Volkswagen, Fiat e Toyota, exibindo capacidade de disputar preços.

Presença – Fez cinco milhões de unidades em 2017; quer crescer 20% neste exercício; construir nova fábrica para pneus para carga. Curiosidade, os Dunlop equipando o novo VW Virtus, apresentado semana passada, eram importados.

Negócio – Início da retomada das vendas pela indústria automobilística mostrou o elo fraco da corrente de produção, a de autopeças. Para evitar interrupção no fornecimento de partes a Volkswagen aplica seu peso financeiro para facilitar empréstimos de grandes bancos às menores empresas. As maiores foram assumidas por multinacionais.

MAN 900 – Fábrica de caminhões e ônibus sucedendo tal atividade à Volkswagen, MAN registra atingir a marca de 900 mil veículos produzidos no país. Do total, mais de 750 mil construídos pelo inovador sistema Consórcio Modular, em Resende, RJ.

Caminhões MAN, 900 mil (Foto: VW)

Liquidação – Motorrad, área de motocicletas da BMW, faz promoção para limpar o estoque dos modelos 2017. Desconto de R$ 4.000 para as topo R 1200 Rallye, a R$ 71.900. Modelo R, desconto menor, a R$ 62.900.

Pesquisa – Para entender sua posição no mercado nacional, importadora da motocicleta Royal Enfield conduz pesquisa entre formadores de opinião especializados no setor.

O que – Marca, antes inglesa, agora é indiana mantendo desenho e conformação dos modelos surgidos na década de ’50. Portam o saudosismo, preço menor, mas em uso sofrem as consequências do projeto superado.

Índia – Distante do nosso conceito de produtor de veículos, a Índia fornece ao Brasil as Royal Enfield, as partes formadoras da moto BMW G 310 GS, e muitos componentes do Renault Kwid.

Vento – Mário Araripe, o engenheiro cearense fundador da Troller, após passá-la à Ford, aplica-se ao mercado de geração de energia eólica. Implanta parques e os vende a investidores internacionais.

RN

A coluna “De carro por aí” é de total responsabilidade do seu autor  e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





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Um dos mais antigos jornalistas de veículos brasileiros, dono de uma perspicácia incomum para enveredar pelos bastidores da indústria automobilística, além de ser advogado. Uma de suas realizações mais importantes é o Museu Nacional do Automóvel, em Brasília, verdadeiro centro de cultura automobilística.

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