• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    ALFA ROMEO STELVIO Q4, PARADIGMA QUEBRADO

    NOVO HYUNDAI HB20S DIAMOND PLUS 1,0 TURBO 2020 EM “OS ESPECIALISTAS”

    Foto: Divulgação Mercedes-Benz

    MERCEDES-BENZ AMG: POTÊNCIA E TECNOLOGIA NA PISTA

    Fotos: autor

    AUDI Q3: A EVOLUÇÃO DO COMPACTO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    ALFA ROMEO STELVIO Q4, PARADIGMA QUEBRADO

    NOVO HYUNDAI HB20S DIAMOND PLUS 1,0 TURBO 2020 EM “OS ESPECIALISTAS”

    Foto: Divulgação Mercedes-Benz

    MERCEDES-BENZ AMG: POTÊNCIA E TECNOLOGIA NA PISTA

    Fotos: autor

    AUDI Q3: A EVOLUÇÃO DO COMPACTO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home JJ

INDIAN SUPER SCOUT TURBO

identicon por Juvenal Jorge
09/12/2018
em JJ, MOTOentusiastas, Notícias


O estilo da moto, chamado de “boardtracker”, é único. Eram motos de corrida das décadas de 1910 e 1920, que mais pareciam bicicletas com motor. São facilmente identificadas pelas rodas grandes, com o mesmo diâmetro na frente e atrás. Elas corriam em pistas ovais com piso de madeira, também chamadas de Board Tracks. Havia também corridas de carros nesse tipo de pista, e duraram pouco devido ao constante risco causado pela soltura das tábuas, e da degradação da madeira, que exigia manutenção constante e extensa.

A ideia veio dos velódromos europeus, feitos para bicicletas. Eram construídas com tábuas de madeira montadas com curvas de até 60 graus de inclinação, o que permitia altíssimas velocidades. Nesse tempo eram poucas as motos de corrida com freios, a maioria não os empregava.

Super Scout

Apresentando um motor equipado com um turbocompressor Garrett 25, arrefecido a água, a Super Scout foi construída na oficina localizada em Estocolmo, a capital sueca, de propriedade da dupla Anders Lundgren e Lasse Sundberg, que  construiram essa moto incrível como tributo ao cofundador sueco da Indian, Oscar Hedström.

“Queríamos construir uma motocicleta que tivesse relação com a história da Indian nas corridas de Board Track e que ao mesmo tempo, incluísse a nova era da tecnologia que a Indian entrega hoje. A Scout foi o modelo perfeito e o nome “Super Scout” foi escolhido para honrar as antigas versões, que eram quase invencíveis nas pistas”, conta Anders.

O motor, bomba de combustível, lanterna e pedal de embreagem são da Scout moderna, mas o quadro é formado por três partes desmontáveis.  Lasse Sundberg, que trabalha na Roth Engenharia,  construiu o quadro artesanalmente e disse que foi a parte mais difícil de fazer, surpreendentemente mais complicado do que a instalação do turbo.

O turbo Garrett 25 tem uma válvula de alívio da pressão externa e controle de pressão do turbo. O coletor do escapamento, o tubo de saída da turbina e a válvula de pressão são todos em aço inoxidável, encaixados o mais justo possível ao quadro para não interferir nas linhas estreitas da moto.

De acordo com a regulagem da válvula de alívio, a potência fica entre 150 e 200 cv.

Anders explica qual foi a ideia sobre a montagem do turbo: “Nós queríamos dar a motocicleta uma força extra e também mostrar que podemos combinar um visual antigo com tecnologia moderna”. Quando perguntado sobre como é pilotar essa máquina, Anders sorri e diz: “É incrível, como se você tivesse voltado aos anos 1920 com um foguete entre as suas pernas”.

A Super Scout tem também uma eletrônica impressionante. Anders instalou um módulo de injeção totalmente programável e para acessar/monitorar as informações do motor e fazer os ajustes é utilizado um iPad com conexão via chave de acesso Bluetooth.

O incrível trabalho de pintura foi feito pela Pobben’s Colour & Custom, de Hagfors, e a cor é azul Springfield.

Anders está animado para os próximos meses: “Ainda estou testando a ciclística da moto e estamos na fase final de ajuste do motor”, diz. “A Super Scout foi planejada para ser uma corredora do dia a dia… se não estiver vendida até lá”.

 

Componentes principais:

Roda dianteira:   Raiada com 60 raios aro 23 x 3,75”, pneu Pirelli.

Freio dianteiro:  Sistema de freio hidráulico embutido da marca Beringer com acionamento via cabo e alavanca. de acionamento K-tech embutida.

Roda traseira: Raiada com 60 raios aro 23 x 3,75”, pneu Pirelli

Freio traseiro: Freio Cnc da marca Harrison, integrado à coroa e cilindro-mestre K-tech

Suspensão dianteira: Feixe de molas da marca W&W

Guidão:  Estilo boardtrack da Roth Engenharia, com acelerador embutido e piscas em LED integrados

Tanque: um tanque de combustível falso, já que o verdadeiro fica embaixo do banco. Uma peça que serve para dar acabamento. Estilizado como uma Indian Scout de 1920. Esconde toda a eletrônica, corpo do acelerador, cilindro-mestre dianteiro, etc

Tanque de combustível: Feito artesanalmente pela Roth Engenharia, usa a bomba de combustível interna da Scout e está posicionado embaixo do banco.

Banco: Réplica da H e F de boardtrack

Para-lamatraseiro: Feito artesanalmente pela Roth Engenharia

Farol dianteiro: Indian Scout LED

Lanterna traseira:  Luz de LED embaixo do banco, integrada com piscas embutidos

Motor: V-2 d 1.133 cm³, Indian Scout 2016, com acabamento jateado para um estilo antigo

Radiadores:  de uma Honda CRF450, com ventiladores elétricos

Combustível:  E85 (85% álcool, 15% gasolina) , injetores de 1.600 cm³/min de vazão máxima, módulo de injeção programável.

Sistema elétrico:    Módulo de injeção com conexão Bluetooth que mostra as informações do motor e permite ajustes através de um iPad.

JJ



Tags: IndianJJmoto
Anterior

TOYOTA E O RETORNO DE ALONSO

Próximo

CITROËN AIRCROSS 1,6 AUTO SHINE – 3ª SEMANA

identicon

Juvenal Jorge

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

Próximo

CITROËN AIRCROSS 1,6 AUTO SHINE – 3ª SEMANA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto: Paulo Keller

FIM DO CÂMBIO AUTOMATIZADO: JÁ VAI TARDE…

23/03/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

ALFA ROMEO STELVIO Q4, PARADIGMA QUEBRADO

08/12/2019

NOVO HYUNDAI HB20S DIAMOND PLUS 1,0 TURBO 2020 EM “OS ESPECIALISTAS”

08/12/2019
Foto: Flickr

KEN TYRRELL E SEU PROJETO 001

07/12/2019

DESIGN – ERGONOMIA NO AUTOMÓVEL

07/12/2019

PUBLICIDADE

Fotos: autor

ALFA ROMEO STELVIO Q4, PARADIGMA QUEBRADO

08/12/2019

NOVO HYUNDAI HB20S DIAMOND PLUS 1,0 TURBO 2020 EM “OS ESPECIALISTAS”

08/12/2019
Foto: Flickr

KEN TYRRELL E SEU PROJETO 001

07/12/2019

DESIGN – ERGONOMIA NO AUTOMÓVEL

07/12/2019

AE NO INSTA

Siga!

  •  fernandocalmonoficial nos levou para um teste r  pido com o Golf GTE h  brido  Veja l   nos stories alguns coment  rios r  pidos  E aproveite para seguir o Calmon   fernandocalmonoficial  Bom domingo a todos   golfgte  vwgolfgte
  • Agradecemos a todos os seguidores que junto com o nosso autoentusiasmo s  o a raz  o da nossa exist  ncia  E tamb  m agradecemos o incans  vel  marciosalvo   nosso video maker  que teve um papel importante no alcance desses 100 000 seguidores
  • Voc   j   se inscreveu no YouTube do AE   Estamos quase nos 100 000  S   falta voc
  •  carrodoleitorAE  caioprendini
  • Aston Martin no novo filme do 007  Os Cl  ssicos DB5 e V8 Vantage  o DBS Superleggera e o Valhalla    007  NoTimeToDie
  •  gersonborini trabalhando duro   curvaAE
  •  carrodoleitorAE  jpcomenale   motodoleitorAE  curvaAE

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Portal AE

  • Todos
  • MOTOentusiastas
  • Falando de Fusca & Afins
  • Fernando Calmon

ALFA ROMEO STELVIO Q4, PARADIGMA QUEBRADO

Fotos: autor

Fotos: autor

por Roberto Agresti
08/12/2019
SharePinSendSend

Parceiros AE

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In