• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Automobilismo

BEN TORNATA, ALFA!

identicon por Wagner Gonzalez
22/02/2018
em Automobilismo, WG






Frase do título significa, em italiano, “bem-vinda de volta, Alfa”.

Novo Sauber C37 marca a associação da equipe suíça com a Alfa Romeo (Sauber)

Várias temporadas de vacas magras afetaram substancialmente o desempenho da Sauber nos últimos anos: somado à falta de recursos financeiros, crises internas igualmente puseram em risco a própria existência da equipe fundada pelo simpático Peter Sauber em 1993 e que já teve parcerias de peso, inicialmente com a Mercedes  (1993/4) e depois com a BMW (2006 a 2009). Resultado prático foi a competitividade cada vez menor dos pilotos e equipes que representaram a equipe nas pistas. Desde 2010 ligada de maneira semioficial à Ferrari,  a casa de Hinwill (cidade industrial situada nos arredores de Zurique) inicia este ano um novo período de renascimento, desta feita associada à Alfa Romeo, que enxerga nessa parceria uma importante recurso para revigorar o cuore sportivo que tão bem identifica a marca italiana. Ferramenta importante nessa causa são os bons olhos de Sergio Marchionne sobre o programa: o executivo-chefe do grupo FCA tem na recuperação da Alfa, como concorrente de ponta do segmento de carros esportivos de prestígio, a meta para ser atingida antes de sua aposentadoria prevista para daqui a dois anos.

O C37 mostra uma aerodinâmica mais refinada em relação ao seu antecessor, o C36 (Sauber)

Marchionne à parte, uma breve análise do novo C37 apresentado ontem e o modelo C36 de 2017 revela soluções mais apuradas de aerodinâmica e e funcionalidade em consequência de três fatores importantes: a obrigatoriedade do uso do halo, a instalação da versão mais moderna do motor Ferrari e as facilidades que os novos recursos obtidos com a incorporação da Alfa Romeo disponibilizaram à equipe suíça. Tudo isso é visível a partir das novas cores adotadas: o azul tradicional da Sauber deu lugar ao vermelho sangue típico da casa de Balloco, tonalidade destacada com o branco usado em larga escala.

A seção frontal dos dois modelos já destaca a nova fase do time liderado por Frédéric Vasseur (Sauber)

Do ponto de vista estético-funcional, o bico dianteiro confirma as novas soluções: sua linhas são mais retas, sua inclinação é mais sutil e seu plano inferior está localizado mais alto em relação à solução adotada no ano passado. Quem ganha com isso é a fluidez do ar que passa pela região responsável pela maior parcela de carga aerodinâmica. A saída do duto S foi deslocada para trás, o que deve auxiliar na laminação do ar que chega ao halo. Aliás, a solução adotada pelo diretor técnico Jörg Zander é a mais inovadora entre as apresentadas até o momento; uma de suas características é o vinco em torno do arco frontal, nítido recurso para amenizar a turbulência gerada pelo equipamento obrigatório a partir deste ano.

Comparação da lateral do C37 (acima) e do C36 de 2017 (Sauber)

Na parte central do chassi também chama atenção o formato dos defletores laterais: em lugar de uma peça principal de projeção vertical foram instalados três elementos, dois de altura parcial e usados para trabalhar o fluxo ao redor do monobloco e um terceiro, em formato de “L”, usado para laminar o ar que vai para as tomadas de ar dos radiadores. É nessa peça que se destaca o logotipo colorido da Alfa Romeo. Outro, bem maior e usando apenas a cor branca, aparece no capô, cuja linha de cintura é mais afilada; o friso azul da pintura destaca a possível posição desses trocadores de calor; mais para cima nota-se que o caimento da linha central da carenagem é bem suave que a solução usada em 2017 e supõe melhor vazão do ar quente em torno do trem motriz. De acordo com Zanger, o novo C37 sumariza a nova fase da equipe:

“Nosso carro de 2018 é o resultado do trabalho duro que toda a nossa fábrica dedicou a esse projeto nos últimos meses. A filosofia desse novo projeto é muito diferente do que se viu no C36: o conceito aerodinâmico mudou significativamente e o C37 traz muitas outras novidades técnicas. O uso do motor Ferrari 2018 também será um importante catalisador para melhorar nossa performance nesta temporada.”

A solução adotada pela Sauber para o halo é a mais peculiar até o momento (Sauber)

Como já se torna costumeiro, não foi divulgada a ficha técnica do carro.

WG





Tags: Jörg ZangerSauber C37
Anterior

"GO, KIMI, GO!"

Próximo

FORD COMPARA ESPORTIVOS EM PISTA, EM VÍDEO

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

FORD COMPARA ESPORTIVOS EM PISTA, EM VÍDEO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Divulgação Honda

HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

16/04/2021

AUDI Q5 E Q5 SPORTBACK NO MERCADO NACIONAL

15/04/2021
Foto: agenciabrasilebc.com.br

UM ANO DIFÍCIL, MAS PODE SURPREENDER

15/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MUSEU DA MERCEDES-BENZ MOSTRA RADARES DE VELOCIDADE

14/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Divulgação Honda

HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

16/04/2021

AUDI Q5 E Q5 SPORTBACK NO MERCADO NACIONAL

15/04/2021
Foto: agenciabrasilebc.com.br

UM ANO DIFÍCIL, MAS PODE SURPREENDER

15/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MUSEU DA MERCEDES-BENZ MOSTRA RADARES DE VELOCIDADE

14/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In