• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Automobilismo

DAN GURNEY: UMA ÁGUIA NO CÉU

identicon por Wagner Gonzalez
18/01/2018
em Automobilismo, WG






Criador do Eagle faleceu ontem aos 86 anos, vitimado por uma pneumonia.

Poucos pilotos, incluindo muitos campeões mundiais, marcaram presença no automobilismo de forma tão ampla quanto Dan Gurney: piloto, construtor, mecânico e, acima de tudo, autoentusiasta. Muitos sequer imaginam que foi ele o criador de um artefato extremamente comum em carros de competição, o “gãrnei”, como muitos se referem à pequena tira de metal que completa a extremidade posterior de um aerofólio ou defletor de ar.

O princípio de funcionamento do Gurney Flap (Motorsport Aeodynamics)

Novaiorquino, filho do cantor de ópera John Gurney e de Roma Sexton, Dan Gurney nasceu em Port Jefferson (Long Island) em 13 de abril de 1931 e cresceu na Califórnia, onde instalou a All American Racers, berçário de um sem-número de carros vencedores. Também construiu um dos mais bonitos F-1 de todos os tempos, o Eagle-Weslake T1G, vencedor do GP da Bélgica de 1967, fabricado em sua base da Inglaterra na oficina chamada de Anglo American Racers e situada em Rye, em Sussex do Leste.

Gurney a caminho da sua quarta e última vitória na F-1, em Spa-Francorchamps, 1967 (AAR)

Daniel Sexton Gurney foi casado com Arleo Bodie — com quem teve quatro filhos (Daniel Jr, John, James e Lyndee) e posteriormente com Eva Butz, com quem se casou em 1969 e teve Justin e Alex. Eva é irmã de Norbert Haug (ex-diretor de motorsport da Mercedes), trabalhou como secretária de Huschke von Hanstein, diretor de  competições da Porsche, e foi editora de revistas.

Dan Gurney e Eva Butz em foto registrada recentemente em Goodwood (AAR)

Encontrei Dan Gurney raras vezes, mas desde minha infância ele marcou presença em minha vida de autoentusiasta. Em 1968 escrevi uma carta a ele pedindo uma foto e uma jaqueta de sua equipe e caprichei no envelope, desenhando junto à descrição de destinatário o número 48, aquele que identificou a maioria dos seus carros nos Estados Unidos, uma forma de mostrar que eu não era um fã qualquer. Semanas depois recebi a resposta em um envelope pequeno demais para conter sequer uma camiseta, mas grande o suficiente para não decepcionar um jovem admirador: junto com a foto de seu Eagle, em preto e branco, veio um punhado de páginas xerocadas do catálogo de merchandising que ajudava a sustentar seu negócio e uma mensagem de agradecimento e incentivo, minha primeira lição para entender que o automobilismo é um grande negócio.

Nascido na Costa Oeste, Gurney (E) estabeleceu seu negócio e vocação na Califórnia (AAR)

Piloto de alto nível, Gurney foi o único rival a quem Jim Clark se referia com muita reverência e uma forte dose de temor. Por participar de várias categorias com dedicação ímpar certamente não pôde transformar sua perícia em títulos importantes. Entre suas conquistas na pista sem a dúvida a mais importante foi na 24 Horas de Le Mans de 1967, em dupla com A.J. Foyt e a bordo de um Ford GT MK IV, marcando a primeira vitória toda americana no circuito de Sarthe.

Foi nessa prova que ele criou, acidentalmente, o gesto de espirrar espuma de champagne ao celebrar a vitória, gesto que alguns erroneamente atribuem a Jackie Stewart.

Le Mans, 1967: criando o ritual típico dos vencedores a partir de então (AAR)

Piloto com grande conhecimento de mecânica, Dan Gurney era capaz de resolver problemas com uma facilidade que espantava muitos engenheiros e projetistas. Certa vez, disputando uma prova de carros esporte nos Estados Unidos, Dan Gurney notava que seus motores caiam de rendimento por perder muito óleo. Ao final dos treinos de sábado isolou-se na sua garagem e durante toda a noite instalou um sistema onde o respiro do lubrificante teve sua saída direcionada a um reservatório com características internas que criavam o efeito de centrifugação. Isso permitiu recuperar o óleo que era expelido do motor,  redirecioná-lo para o cárter e completar a corrida entre os primeiros.

Seus conhecimentos de mecânica o aproximaram de Jack Brabham (E) e Bruce McLaren (AAR)

Essa capacidade o aproximou bastante de Bruce McLaren e Jack Brabham, outros dois pilotos-construtores de primeira linha e para quem pilotou várias vezes em provas de F-1 e Can-Am. Há quem diga que a decisão de recusar a oferta de ser piloto de Brabham na temporada de 1967 impediu que ele vencesse mais corridas e até mesmo conquistar o título mundial, que sobrou para Dennis Hulme. Na F-1 disputou 86 GPs pela Ferrari (1959), BRM (1960), Porsche (1961/2), Brabham (1963/4/5 e algumas provas em 1968) Eagle (1966/67/68) e fez algumas apresentações pela McLaren em 1968 e 1970).

Coube a Dan Gurney dar a única vitória à Porsche na Fórmula 1, ao vencer o GP da França de 1962, em Rouen, com o 804 8-cilindros de 1,5 litro (carro prata nº 10 na foto abaixo).

Amostra significativa dos carros pilotados por Dan Gurney. Os fabricados por ele chegam a quase 200… (AAR)

A história de Gurney na Nascar é semelhante: participou de pouco mais de 15 corridas em seis temporadas, mas venceu quatro consecutivas. A atenção pela aerodinâmica ajudou a marcar época ao ser o primeiro piloto a usar o capacete Bell Star, o primeiro modelo integral, na 500 Milhas de Indianápolis. Sua vocação para a mecânica certamente tem a ver com seu avô paterno, Frederick W. Gurney, que na década de 1900 inventou os rolamentos de contato angular e carreiras duplas.

Gurney e a motocicleta Gator, um dos seu últimos projetos com seus filhos (AAR)

Após a F-Indy e a F-1 Dan Gurney dedicou-se um bom tempo às corridas de protótipos nos Estados Unidos, onde administrou a equipe da Toyota na série Imsa. Mais recentemente desenvolveu uma motocicleta especial, a Gator, e um triciclo especial para atletas com limitações físicas. O portfólio de automóveis construídos pela All American Racers e Anglo American Racers inclui modelos de F-1, Indy, F-5000, Imsa, F-Ford, Trans-Am, Can-Am e o protótipo do Delta Wing.

Dedicou-se também à fabricação de itens especiais para motores, como os cabeçotes de alumínio para o motor Ford 302 V-8 do Maverick Divisão 3 da equipe Greco, com a devida assinatura Gurney Weslake nas tampas de válvulas, que o editor-chefe do AE, o Bob, pilotou na temporada de 1976.

Requiescat in pace, Dan Gurney

WG





Tags: Dan GurneyEva Butz
Anterior

ANO FECHA COM RECUPERAÇÃO MESMO COM DEZEMBRO DESAQUECIDO

Próximo

F-1 WILLIAMS: RÚSSIA DERROTA POLÔNIA

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Stroll (E) e Sirotkin formam a dupla de pilotos da Williams para 2018

F-1 WILLIAMS: RÚSSIA DERROTA POLÔNIA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

19/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

19/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In