• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home JJ

PRIMEIRO PORSCHE 911 É RESTAURADO PELA FÁBRICA

identicon por Juvenal Jorge
19/12/2017
em JJ, Notícias






Em 2014, a Porsche foi informada do paradeiro do primeiro Porsche 911 fabricado, e mesmo com muitas peças faltando, adquiriu o carro por cerca de 100 mil euros (R$ 391 mil em conversão direta), levando-o para as instalações das oficinas da Porsche Classic, junto ao museu da marca em Zuffenhausen, bairro de Stuttgart.

Três anos depois, o carro está restaurado à condição de novo, quando foi primeiro mostrado no Salão de Frankfurt de 1963. A identificação foi fácil, pois se trata do chassis 300057, corretamente documentado e arquivado.

No ano de 1964 foram fabricados 235 unidades do 911, com início em 14 de setembro daquele ano. Os primeiros 82 carros tinham o nome 901, mudado em seguida para 911 quando a Peugeot informou à Porsche sobre o registro, na França, da designação de seus carros com o número zero no meio de outros números.Como a Porsche tinha interesse óbvio no mercado francês, achou melhor não discutir, e renomeou seu novo carro como 911; assim foi mostrado no Salão de Frankfurt no ano seguinte, 1967.  Mesmo assim, alguns carros saíram da fábrica como 901.

Como dizia o jornalista e teatrólogo pernambucano radicado no Rio de Janeiro, Nélson Rodrigues, que “é preciso sorte na vida para tudo, até para comer um picolé”, em 1967 foi instituído o número de telefone nacional para emergência nos Estados Unidos — 911 — o nome de modelo do novo Porsche, divulgando-o ampla e gratuitamente no mercado mais importante, entre todos, para a fabricante alemã.

Quis o destino, 37 anos depois, mas desta vez tragicamente, ajudar novamente o 911: o ataque terrorista às torres gêmeas em Nova York e ao Pentágono foi no dia 11 de setembro de 2001, que em inglês, abreviadamente, escreve-se 9-11.

O carro foi encontrado em uma fazenda desativada no estado alemão de Brandenburg, onde os especialistas da Porsche para inspecionaram o carro. Com a plaqueta de identificação em boas condições, e a marca estampada com o número 300057 em uma parte do carro, estava constatada a autenticidade.

Muito deteriorado, para-lamas dianteiros faltando, para-choques perdidos, freios e motor travados e muita ferrugem em pontos estruturais, como nas áreas de fixação das suspensões, o carro foi totalmente desmontado e se iniciou a restauração. Dentro havia apenas o painel de instrumentos inteiro e partes dos bancos, o resto eram resquícios ou estava decomposto. Um item curioso é a capa da alavanca de marchas, feita em couro nos 901 e instalada de modo particular apenas nesses primeiros carros. A peça estava ainda em boas condições.

Debaixo da estrutura do banco do motorista estavam dois pedaços de tubos quadrados que intrigaram os restauradores. Após algum tempo de pesquisa, descobriram que era um item opcional que podia ser pedido se o comprador quisesse ter o banco instalado mais alto.

As peças de carroceria foram doadas por outro carro, este de 1965, mas idênticas ao do 1964. Todo o trabalho de refazer o que foi preciso levou 12 meses, apenas na carroceria.

No trabalho feito no motor, os pistões estavam travados dentro dos cilindros, e com aplicação de desengripante e calor, finalmente foram removidos. Os cabeçotes foram restaurados, mas virabrequim e comandos de válvulas (um por cabeçote) precisaram ser trocados por outros fornecidos pela própria fábrica. Foram 1.200 horas de trabalho no motor — um 6-cilindros 2-litros de 1.991 cm³, 90 x 66 mm, 130 cv a 6.100 rpm e 17,8 m·kgf a 4.200 rpm, com limitador no distribuidor a 7.100 rpm, e dois carburadores Solex de três corpos produzidos especialmente para o 911; velocidade máxima 210 km/h.

A pintura foi feita conforme os processos atuais, para evitar corrosão em um carro tão importante, e manteve-se a cor original, vermelho Signal código 6407. Os vidros que estavam no carro são os originais, e foram mantidos, e os chicotes elétricos, refeitos mantendo a aparência da época.

O forro de teto teve que ser fabricado de novo, utilizando-se material com furos de forma quadrada, que foram usados por pouco tempo, sendo trocados por furos em formato de diamante. A Porsche, porém, ainda tinha o rolo com a forma de furos quadrados para passar sobre o material sintético e refazer conforme o original — uma ferramenta guardada desde a década de 1960!

Foi fácil encontrar os pneus da medida original 165HR15, uma vez que, ao contrário do que se vê aqui, na Europa as fabricantes de pneus habitualmente dispõem de medidas e tipo de pneus antigos, como o Pirelli Cinturato CF-67.

O carro está pronto, agora disponível para eventos fora da empresa, e está sob responsabilidade do Museu Porsche.

JJ

(Atualizado em 15/12/17 às 11h20)





Tags: JJMuseu PorschePorschePorsche 901Porsche 911
Anterior

JOGO DE CENA

Próximo

JAC NASCERÁ EM GOIÁS?

identicon

Juvenal Jorge

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

Próximo

JAC NASCERÁ EM GOIÁS?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

26/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

26/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In