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RENAULT SANDERO 1,0 SCe EXPRESSION, NO USO (COM VÍDEO)

identicon por Bob Sharp
08/10/2017
em Testes

Ainda não fez um ano desde que a Renault renovou seus motores 1-L e 1,6-L, num evento de lançamento em Curitiba no dia 30 de novembro passado, em que só havia Sandero e Logan com a motorização 1-litro para se dirigir. O percurso oferecido era apenas na cidade e com certo tráfego, mas deu para notar qualidades no SCe. O tricilindro não vibrava praticamente nada apesar de não ter coxim hidráulico.

Era nítida a maior pegada em baixas rotações, mesmo que a potência tivesse subido apenas 2 cv em relação ao 4-cilindros D4D, indo para 79/82 cv, e sem mudança no torque, que permanecia 10,2/10,5 m·kgf, embora em rotação mais baixa, 3.500 rpm agora ante 4.250 rpm. Nem a taxa de compressão mudou, permaneceu 12:1.

Excelente de curva

Nesse quase um ano tivemos o teste do Sandero 1,6 SCe, versão Dynamique,  logo no começo de 2017 pelo Juvenal, em seguida o Logan 1,6 Expression em março pelo Arnaldo, que testou também o Logan 1,0 Expression, em junho. Faltava o Sandero 1,0, que nos veio na versão Expression, que surpreendeu e numa certa medida deixou saudade depois que foi devolvido.

Por que saudade? Porque o Sandero, mesmo nessa versão “fraca” agradou imensamente. Uma impressão bem diferente do que rodar num pequeno percurso urbano na capital paranaense. Se mostrou companheiro, prático, bom citadino e bom estradeiro. Nada de luxos, mas tudo bem-feito e agradável  de ver, ouvir, tocar. E principalmente de andar nele, ou com ele.

Passa a impressão e é bem fabricado

A direção, por exemplo, não é eletroassistida como tão em voga ultimamente, é eletro-hidráulica, mas é irretocável, quase um extensão da mente. Foi impossível não me vir à lembrança o Renault Laguna que testei pela Autoesporte lá pelos anos 1990, dono da melhor assistência hidráulica que já experimentei.

Relação 15:1, de bom tamanho, 3,4 voltas entre batentes, diâmetro mínimo de curva 10,6 metros (parece menos). Fácil de andar por aí, manobrar, entrar em vaga, ajudado pelo comprimento de 4.060 mm.

O comando de câmbio deixou de ser por varão para ser a cabo, atualizando seu toque e deixando os engates ainda mais fáceis, mesmo que não seja um “Wolfsburg”. Agrada a ré sob a 5ª não exigir vencer trava ou mola para chegar ao seu canal, bem como a segurança interna que torna impossível tirar da 5ª e engatar ré na sequência (ver gráfico “dente de serra” logo adiante e alcance das marchas na ficha técnica).

O motor tricilindro sempre responsivo e elástico pede para ser explorado, emite um som próximo do gutural. Quando menos se espera chega ao corte a 6.500 rpm. Chega a ser intrigante a relação r/l  bem alta, 0,34, não produzir os efeitos associados a esse dado tão desfavorável. Nem mesmo quando a 120 km/h o conta-giros mostra 4.150 rpm.

Em termos de desempenho, a aceleração 0-100 km/h leva 13,1/13 segundos e a velocidade máxima é de 160/163 km/h, números de fábrica, por sinal muito bons.

SCe 1,0, o pequeno coração que bate forte

Em questão de comportamento, mais saudade. A marca do losango definitivamente está íntima do nosso chão. O Sandero “melhora” o irregular asfalto da cidade de São Paulo e na hora de dirigi-lo com vigor por traçados sinuosos, como o da estrada dos Romeiros, o comportamento é impecável. Mesmo sem barra estabilizadora dianteira.

O gráfico “dente de serra” do Sandero 1,0 SCe

Aproximar de uma curva e frear, ao mesmo tempo baixando uma marcha com uma fácil aceleração interina, sem contorcionismo do pé direito, é mesmo prazeroso, mesmo que seja um carro longe de ter pretensões esportivas. E saber que o freio vai demorar a superaquecer por os discos dianteiros serem ventilados, é uma satisfação.

As rodas de aço com belas calotas receberam pneus 185/65R15H (Continental ContiPowerContact no exemplar testado), perfeitos para os 1.011 kg em ordem de marcha desta versão. No estepe, tudo exatamente igual, mas estranhamente há uma etiqueta circular com o número ’80’ nele. Não há motivo para isso.

O tanque continha gasolina quando o retiramos e o Sandero com o novo motor se mostrou econômico no mundo real. Em autoestrada, rodando sempre ao redor de 120 km/h, o computador de bordo mostrou 14,5~14,6 km/l. Na cidade, com algum trânsito, 13,7~13,8 km/l. Números bastante próximos do oficial  Inmetro/PBVE, 14,2 km/l cidade e 14,1 km/l estrada — não é erro de digitação, é isso que está escrito, consumo marginalmente menor na cidade. A Renault explicou, ainda no dia do lançamento dos novos motores, tratar-se de calibração que favoreça o consumo urbano. Mas que é estranho é. O mesmo consumo oficial, com álcool, é 9,5/9,6 km/l nos dois ambientes de circulação. O tanque de 50 litros proporciona boa autonomia, mais de 700 quilômetros com gasolina.

O Sandero, junto com a mudança de motor, traz a solução de aproveitamento da energia cinética por meio da operação otimizada do alternador combinada com monitoramento da carga da bateria. Esta estratégia vendo sendo usada por várias marcas e consiste do alternador só gerar corrente elétrica para a bateria quando a sua carga baixa de determinado valor (em ampères·hora) ou quando o veículo está dissipando velocidade com o pé fora do acelerador (é o aproveitamento citado). Fora isso, nos momentos de necessidade de toda a potência do motor, como numa ultrapassagem, o alternador para de gerar (se o estiver fazendo) para não absorver potência do motor — que para maior eficiência utiliza óleo SAE 0W30.

Além desses dotes, o bom espaço interno mesmo no banco traseiro, que aceita bem três ocupantes, embora o do meio fique sem cinto de três pontos e apoio de cabeça. O espaço para pernas não é gigantesco, mas é apropriado. O porta-malas é generoso para o tipo de carroceria, 320 litros, porém a lamentar o encosto do banco traseiro ser inteiriço. E também o ajuste dos espelhos externos ser manual interno e, nem precisaria dizer, a ausência da faixa degradê no para-brisa.

Uma bela moldura para um bom carro

O Sandero 1,0 SCe Expression  é um automóvel, eficiente, robusto (origem Dacia, da Romênia), confortável, prático e muito bom de dirigir, e de preço atraente, R$ 47.040.  Uma olhada na lista de equipamentos de série deixa claro possuir uma atraente relação custo-benefício. São apenas dois opcionais, que o carro testado tinha (veja na lista de equipamentos), mas não foi possível obter preço no site da Renault.

Não por acaso o Sandero é o Renault mais vendido e sétimo de dez em vendas.

BS

(Atualizado em 5/10/17 às 22h15, inclusão de gráfico “dente de serra” e alcance das marchas na ficha técnica)

Assista o vídeo:

 

FICHA TÉCNICA RENAULT SANDERO EXPRESSION 1,0 SCe
MOTOR 3 cilindros em linha, transversal, duplo comando de válvulas, corrente, atuação direta por tucho-copo sem compensação hidráulica de folga, variador de fase na admissão e escapamento por 40º, 4 válvulas por cilindro, bloco e cabeçote de alumínio, flex
Cilindarada (cm³) 999
Diâmetro x curso (mm) 71 x 84,1
Taxa de compressão (:1) 12,0
Potência (cv/rpm, G/A) 79/82
Torque (m·kgf/rpm, G/A) 10,2/10,5
Formação de mistura Injeção no duto
Corte de rotação limpo (rpm) 6.500
Veloc. média do pistão no corte (m/s) 17,6
Comprimento da biela (mm) 123,6
Relação r/l 0,34
Combustível Gasolina e/ou álcool
Sistema de partida a frio Injeção de gasolina no coletor de admissão
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo dianteiro de 5 marchas manuais à frente 1 à ré, comando por cabo
Relações das marchas (:1) 4,09; 2,24; 1,39; 1,03; 0,82; ré 3,55
Relação do diferencial (:1) 4,93
Alcance na marchas a 6.500 rpm (km/h) 1ª 36,7; 2ª 67; 3ª 108; 4ª 145,7; 5ª 163 (a 5.640 rpm)
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular inferior, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletro-hidráulica
Relação de direção (:1) 15
Voltas entre batentes 3,4
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,6
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/258
Traseiros (Ø mm) Tambor/203
Circuito hidráulico Duplo em “X”
RODAS E PNEUS
Rodas Aço, 5Jx15
Pneus 185/65R15
DIMENSÕES
Comprimento (mm) 4.060
Largura sem/com espelhos (mm) 1.733/1.994
Altura (mm) 1.536
Distância entre eixos (mm) 2.590
CONSTRUÇÃO
Tipo e material Monobloco, aço, subchassi dianteiro
Nº de portas/nº de lugares Quatro/cinco
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,35
Área frontal (m², calculada) 2,13
Área frontal corrigida (m²) 0,74
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1.011
Carga útil (kg) 456
Porta-malas (L) 320
Tanque de combustível (L) 50
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) (G/A) 13,1/13,0
Velocidade máxima (km/h) (G/A) 160/163
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE
Cidade (km/l, G/A) 14,2/9,5
Estrada (km/l, G/A) 14,1/9,6
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 5ª (km/h) 28,9
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) 4.150
Rotação à vel. máxima em 5ª (rpm) 5.640
Alcance das marchas a 6.500 rpm (km/h) 1ª 36,7; 2ª 67; 3ª 108; 4ª 145,7; 5ª 163 (a 5.640 rpm)
MANUTENÇÃO
Revisões, intervalo (km/tempo) 10.000/anual
Troca de óleo do motor (km/tempo) 10.000/anual
Óleo, viscosidade 0W30
GARANTIA
Termo (tempo) 3 anos

 

EQUIPAMENTOS SANDERO 1,0 SCe EXPRESSION
Acelerador elétrico com comando eletrônico
Acionamento elétrico um-toque dos vidros dianteiros
Ajuste manual dos retrovisores externos
Ajuste de altura do banco do motorista
Ajuste de altura do volante de direção
Ajuste de altura dos cintos dianteiros
Alarme perimétrico
Alarme sonoro de luzes ligadas
Alças de teto, uma para o passageiro dianteiro e duas atrás
Alerta de cinto de segurança do motorista desatado
Apoios de cabeça dianteiros reguláveis em altura
Apoios de cabeça traseiros (2) reguláveis em altura
Barras antiinvasivas nas portas
Bloqueio da ignição por transponder
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias)
Cinto central traseiro subabdominal, demais de três pontos
Comando de abertura de portas por radiofrequência
Comando interno de abertura do porta-malas
Computador de bordo
Conta-giros
Desembaçador e limpador do vidro traseiro
Difusores de ar laterais cor cromo
Encosto do banco traseiro inteiriço e rebatível
Frisos cromados na grade dianteira
Iluminação do porta-luvas
Iluminação do porta-malas
Indicador de nível do reservatório de gasolina do sistema de partida a frio
Indicador de troca de marcha
Luz interna na parte anterior do teto
Maçanetas internas na cor preta
Para-sóis com espelho
Porta-copos/objetos nos consoles dianteiro e traseiro
Porta-malas revestido
Porta-objetos no painel
Puxadores internos da porta cromo fosco
Quadro de instrumentos com iluminação permanente
Rádio/CD Player MP3 2DIN, USB, Aux-in, iPod, Bluetooth e comando satélite no volante
Relógio
Revestimento da alavanca do freio de estacionamento
Rodas de aço com pneus 185/65R15, calotas integrais Fuego
Sistema de regeneração de energia
Temporizador do limpador de para-brisa
Terceira luz de freio
Tomada de energia de 12 V
Travamento automático das portas a 6 km/h
Travas elétricas das portas
Travas para crianças nas porta traseiras
Vidros esverdeados
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