• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

ONDE TEM FUMAÇA…

identicon por Wagner Gonzalez
07/09/2017
em Conversa de Pista, WG






US$ 105 milhões seguram Vettel na Ferrari até 2020. Próximas duas semanas favorecem a Scuderia. Bottas firma o pé na Mercedes

Fazia tempo que Lewis Hamilton não enquadrava Sebastian Vettel com tanta autoridade quanto como fez domingo passado, em Monza. O inglês não se preocupou em fazer marcação máquina-a-máquina ou atacar pelos flancos: simplesmente não tomou conhecimento que acelerava da pista do adversário e via nas arquibancadas um tom de vermelho que não tinha nada a ver com as nuances dessa mesma cor que enfeitam seu capacete.

Vettel perdeu a liderança que mantinha desde o início do campeonato (Ferrari)

Muito pior do que isso foi o alemão ter vivido essa experiência e voltar para o vestiário três pontos atrás do adversário na tabela de pontos do Campeonato Mundial, algo inédito nesta temporada. Nas treze corridas anteriores a melhor situação que Hamilton viveu foi o intervalo entre os GPs da China e do Bahrein, quando os dois estavam empatados com 43 pontos; em Mônaco a vantagem de Sebastian sobre Lewis chegou a 25 pontos.

A torcida italiana jamais nega a paixão pela Scuderia (Ferrari)

Como desgraça pouca é bobagem, tudo isso aconteceu em um autódromo que é a verdadeira basílica do automobilismo mundial e situado a meras duas horas de carro de Maranello, tempo pouco maior que a 1h15 que Hamiton levou para cumprir as 53 voltas da corrida. Para dar um tempero mais marcante, a perda da liderança do campeonato mundial de pilotos aconteceu sob as vistas do presidente do clube (Sergio Marchionne) e do padrinho da equipe (Piero Lardi Ferrari), os mesmos cartolas que dias antes haviam renovado o contrato com o artilheiro da equipe, supostamente uma combinação de US$ 35 milhões anuais no triênio 2018-2020, manter Kimi Räikkönen mais um ano na equipe e a condição indiscutível de primeiro piloto.

Maurizio Arrivabene, ex-Philip Morris, atual bam-bam-bam da Ferrari na F-1 (Ferrari)

Estivéssemos falando de futebol e técnico da casa já estaria trilhando o caminho da roça. Só que estamos falando de alguém com costas quentes: o “professor” Maurizio Arrivabene durante muitos anos foi quem comandou o orçamento que a Philip Morris dedica ao automobilismo. Durante esse reinado a multinacional e a Ferrari entraram num acordo que permitiu manter o patrocínio vigente mesmo sem exibir o nome Marlboro, algo que é proibido por lei, bastando para isso que o logotipo da Scuderia Ferrari tenha um esquema gráfico que remeta à embalagem do cigarro. Esse acordo, que foi renovado por mais três anos, ontem, é estimado em US$ 100 milhões anuais segundo a publicação SportsPro, especializada em patrocínios esportivos.

Antes e depois: como a Ferrari garantiu a continuidade do patrocínio Marlboro (imagens Ferrari)

Não há dúvida que vale a pena: a Ferrari é uma das marcas mais valiosas do mundo e agrega valor a qualquer coisa. O fato da marca italiana praticamente investir praticamente nenhum euro, dólar ou yuan em publicidade para vender seus carros de rua ajuda a entender a saúde do tal “valor intangível” exibido pela Scuderia. Se você está achando este parágrafo marqueteiro demais, relaxe: Bernie Ecclestone sempre fez questão de pagar um valor na casa de nove dígitos, em moeda forte, para adoçar a boca dos italianos. Quem conhece um pouco sobre Ecclestone sabe muito bem que ele nunca foi dado a rasgar dinheiro ou dar esmolas.

Em linhas gerais a Mercedes e, com menor intensidade a Red Bull são as únicas equipes que atualmente conseguem resultados financeiros saudáveis e comparáveis aos da Ferrari na F-1. Por isso mesmo, apesar das cíclicas crises que assolam a fortaleza de Maranello, ainda é cedo para dizer que o título deste ano será o quarto de Hamilton. Os circuitos que vem à frente, com exceção do Japão, não exibem os longos trechos de aceleração máxima que caracterizam Spa e Monza, palco das últimas duas vitórias consecutivas de Lewis Hamilton, o que deve diminuir a desvantagem mostrada na pista dos arredores de Milão.

Niki Lauda admitiu que Valtteri Bottas fica na Mercedes em 2018 (Mercedes)

Como sugere o título e lembra o dito popular, não é só na Ferrari que as novidades para 2018 estão acontecendo, ainda que na base do conta-gotas e vazamentos seletivos. Em conversa com a imprensa italiana, Niki Lauda deixou claro que a renovação do contrato de Valtteri Bottas para 2018 está definida. No campo da McLaren ganhou corpo a proposta de trocar a Honda pela Renault a partir de 2018; o maior entrave para concretizar esse acordo é o desejo comum de toda o planeta F-1 de não perder o fabricante japonês.

Carlos Sainz pode deixar a Toro Rosso, que pode perder o motor Renault (Toro Rosso)

A Toro Rosso, a equipe que perderia o motor francês, no entanto, não está muito animada em facilitar a conclusão do negócio, o que não chega a surpreender: ter a McLaren usando o mesmo motor que a Red Bull não interessa ao reino dos energéticos. A volta de Robert Kubica, provavelmente na Renault, o anúncio de Charles Leclerc na Sauber — substituindo Pascal Wehrlein —, e o destino dos espanhóis Fernando Alonso e Carlos Sainz podem ser as manchetes dos próximos 10 dias.

Charles Leclerc pode ser anunciado na Sauber nos próximos dias (FIA F2/Zak Mauger)

Nesse intervalo a F-1 vai revisar seus carros e enviar seu circo para as provas de Cingapura (17/9), Malásia (1/10) e Japão (8/10). Para botar lenha nessa fogueira a conta do aplicativo Twitter da Renault Sport exibia nesta madrugada, pelo horário de Brasília, uma sugestiva foto: Fernando Alonso vestindo um macacão da equipe nos tempos em que dividiu a equipe francesa com Giancarlo Fisichella…

Publicação de hoje no twitter da Renault Sport: Alonso e Fisichella (Renault Sport)

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.




Tags: AlonsoArrivabeneF-1mclarenRenaultSainzVettel
Anterior

QUANTO NÚMERO!

Próximo

FIAT ARGO DRIVE 1,3 GSR – 1ª SEMANA

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

FIAT ARGO DRIVE 1,3 GSR – 1ª SEMANA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021
Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

21/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021
Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

21/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In