• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home CM

O PRIMEIRO SUV

identicon por Carlos Meccia
24/09/2017
em CM, História






Inteligência não dá em árvores, como diz o velho ditado, e foi o caso de Brooks Stevens, que em sua genialidade desenhou o Willys-Overland Station Wagon, lançado em 1946 nos Estados Unidos, revolucionando os veículos utilitários da época. Com base no Jeep, a versão 4×2 serviu de referência para todos os demais modelos do SW, incluindo o 4×4.

Willys-Overland Station Wagon: detalhe interessante é a imitação da carroceria em madeira, feita totalmente em chapa estampada de aço; foto histórica do veículo em frente à residência de Brooks Stevens
Willys-Overland Station Wagon, propaganda da época mostrando claramente a imitação de madeira “with all-steel body and top”- tudo em aço, carroceria e teto.

Brooks Stevens nasceu nos EUA em 1911 na cidade de Milwaukee, no estado de Wisconsin, próximo a Detroit, lar da indústria automobilística americana. Seu pai, William Stevens, era estilista de mão cheia com vários projetos renomados na área, entre eles a alavanca seletora de marchas na coluna de direção e o freio de estacionamento acionado por alavanca abaixo do painel e instrumentos, que permitia acomodar três pessoas no banco dianteiro (motorista e dois passageiros). Em sua juventude, Brooks Stevens, acompanhando seu pai na divulgação de suas ideias inovadoras, interessava-se cada vez mais pelo ramo de desenho industrial.

Brooks Stevens (7/06/11–4/01/95)

Em 1944, como membro fundador da Society of Industrial Design, Brooks Stevens contribuiu com vários projetos, como o ferro elétrico de passar roupa auxiliado a vapor e a secadora de roupas elétrica com tambor rotativo. Durante sua vida, idealizou inúmeros objetos, nas mais diversas áreas, com destaque à automobilística, tornando-se um dos desenhistas industriais mais produtivos e criativos de todos os tempos.

Os trabalhos de Brooks Stevens no ramo automobilístico abrangeram inúmeros projetos para várias empresas, com destaque para a Alfa Romeo, Kaiser, Studebaker, Packard,  American Motors,  e Harley-Davidson. Na Willys, após o lançamento do Station Wagon em 1946, tornou-se responsável direto pelo desenho do todos os seus produtos, incluindo o Willys Aero-Ace, lançado em 1952, refletindo um veículo moderno e confortável para seis pessoas.

Aero-Ace 1952, propaganda da época
Interior do Aero-Ace 1952, muito charmoso

A Willys-Overland, que já produzia o Jeep, ficou com uma linha de veículos bem interessante que incluía um Pick-up, um Furgão, o Station Wagon e o Aero-Willys em suas versões Lark, Ace, Wing e Eagle.

Particularmente, o Station Wagon foi amplamente divulgado como veículo da família, forte, bonito e funcional para qualquer tipo de terreno, sendo definitivamente o precursor dos SUVs tão em moda atualmente. Podemos até afirmar que ele foi realmente o primeiro SUV fabricado no mundo.  A forte marca Jeep continuava a suportar as propagandas do Station Wagon e cada vez mais as mulheres se interessavam por ele, entendendo como veículo imponente e seguro à sua imagem, a família.

“Você nunca possuiu um carro tão útil e prático”, mostrava a propaganda do Station Wagon, sempre associada à marca Jeep; note a observação “carroceria e teto toda em aço”

 

O Station Wagon  no Brasil

A Willys-Overland se instalou no Brasil no início da década de 1950, na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo e já em 1954 seu primeiro produto, o Jeep, foi lançado no mercado brasileiro, inicialmente com muitos componentes importados e que foram pouco a pouco sendo nacionalizados.  Outro produto, o Station Wagon americano, antes importado, começou ser montado no Brasil a partir de 1956 e batizada de Perua Jeep. O nome Rural veio em 1957 e em 1959, já com 50% de nacionalização, recebeu a motorização nacional.

Com forte inspiração de Brooks Stevens, a Rural ficou diferente de sua irmã americana em muitos detalhes, como o acabamento da pintura em duas cores (saia e blusa), que tanto sucesso fez em seu lançamento. A partir de 1960, batizada de Rural Jeep e praticamente com 100% de nacionalização, os para-lamas, faróis, para-brisa e muitos outros itens de acabamento, também se diferenciaram do modelo original. Como nos Estados Unidos, o SW brasileiro foi anunciado como veículo multiuso, um misto de utilitário e carro de família.

Rural Jeep 1963, propaganda da época mostrando a família reunida como o forte compromisso do veículo

Na versão 4×2, a Rural mostrava seu grande espaço interno para seis pessoas, motorista mais cinco passageiros. Em 1968 passou a se chamar Rural Ford, após a aquisição da Willys ao seu grupo no Brasil e em 1971 passou a ser o Ford Rural, sempre com o apelo de veiculo utilitário e confortável para o dia a dia da família. Em 1975, a Rural recebeu o novo motor de quatro cilindros, o 2,3 OHC, produzido na fábrica de Taubaté, no Vale do Paraíba, continuando com sua reputação de veículo resistente, seguro e confortável para a família. Sem dúvida, a Rural foi um marco na história dos utilitários de uso misto.

Manual do Proprietário da Rural Ford 1969/1970

A Ford Rural se despediu em 1977 mantendo sua forte imagem, sendo para mim o primeiro SUV brasileiro. A Ford teve o privilégio de alavancar os SUVs no Brasil, com a Rural e com o EcoSport, este idealizado pelo engenheiro Luc H. de Ferran, que também revolucionou o segmento com o seu SUV compacto.

Como um exemplo de referência, veja o comparativo de dimensões e peso entre a Rural 1971 e o Jeep Compass 2018. A Rural mesmo sendo bem maior, era somente 51 kg mais pesada que o Compass.

RURAL 4×4 JEEP COMPASS
Comprimento (mm) 4.610 4.416
Largura (mm) 1.880 1.819
Altura (mm) 1.860 1.630
Distancia entre eixos (mm) 2.650 2.636
Peso em ordem de marcha (kg) 1,578 1,527

Hoje a homenagem vai para a Fiat Chrysler Automobiles, que conseguiu manter a imagem do conceito original do Willys-Overland Station Wagon, representado pelo seu atual e mundial Jeep Compass.

Aqui entre nós, o Compass vem ganhando terreno como o queridinho das mulheres, posição que pertenceu ao Ford EcoSport durante quase uma década. Parabéns à FCA.

Jeep Compass (Foto: divulgação)

CM





Tags: Aero-WillysBrooks StevensCMFordJeepRuralWillys
Anterior

VIAGEM AO FUTURO

Próximo

DIA MUNDIAL SEM CARRO É O DIA MUNDIAL DA IMBECILIDADE

identicon

Carlos Meccia

Engenheiro mecânico formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) em 1970, trabalhou 40 anos na Ford brasileira até se aposentar. Trabalhou no campo de provas em Tatuí, SP e por último na fábrica em São Bernardo do Campo. Dono de amplo conhecimento de automóveis, se dispôs a se juntar ao time de editores do AUTOentusiastas após sugestão do editor Roberto Nasser.

Próximo

DIA MUNDIAL SEM CARRO É O DIA MUNDIAL DA IMBECILIDADE

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

20/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

20/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In