• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 3ª SEMANA

    TOYOTA LANÇA NOVO MIRAI

    Captação de vídeo: Nissan/ALI Produtora; edição de vídeo: Márcio Salvo; fotos: autor

    NISSAN KICKS 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 2ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 3ª SEMANA

    TOYOTA LANÇA NOVO MIRAI

    Captação de vídeo: Nissan/ALI Produtora; edição de vídeo: Márcio Salvo; fotos: autor

    NISSAN KICKS 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 2ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Outros

VW MOSTRA O NOVO POLO EM ARGILA

identicon por Bob Sharp
01/09/2017
em Outros






A Volkswagen chamou a imprensa nesta sexta-feira (24), na fábrica Anchieta, para falar do novo Polo, focando em desenho e segurança.

De itens de segurança o novo VW está repleto, inclusive trazendo, de série bolsas infláveis laterais em adição às hoje obrigatórias frontais. Mas foi na parte de desenho foi que veio a surpresa, em que foi mostrada a maquete do Polo em escala 1:1, como na foto de abertura.

Toda a apresentação de desenho foi conduzida por José Carlos Pavone, novo gerente executivo de Design da Volkswagen do Brasil, sucessor de Luiz Alberto Veiga, que se aposentou. José Carlos é irmão gêmeo de Marcos, hoje chefe de Estilo da Volkswagen AG, em Wolfsburg e que foi o responsável pelo desenho do novo Polo.

Esses dois são mesmo uma dupla valorosa e são cria de Veiga, que desde que eram crianças acolheu seus desenhos (enviados por carta) e os orientou, inclusive aconselhando-os a cursarem desenho industrial na faculdade, no que foi atendido.  A bela atitude de Veiga rendeu bons frutos, como se vê.

Luiz Alberto Veiga, além desse feito e muitos trabalhos no desenvolvimento dos produtos VW, é o pai do Fox, de 2003, que até exportado para a Alemanha foi.

Pavone explica detalhes da confecção da maquete em argila, etapa essencial de qualquer projeto por permitir ver o carro em 3D; ao fundo, de paletó escuro, David Powels, presidente da VW do Brasil, que acompanhou as apresentações

Pode-se, assim, ter a perfeita antevisão de como  é  o novo Polo.

Vista em 3/4 de traseira revela linhas interessantes

Pôde-se ver também a fresadora usada para trabalhar a maquete em funcionamento, “estragando-a” para se ver bem sua capacidade de alterar as formas.

A fresadora fazendo um “estrago”

A VW aproveitou a ocasião para mostrar o desenho do Polo em vista lateral, que o Nasser mostrou na coluna dele  publicada ontem.

O novo Polo de perfil (Desenho: VW)

 

Segurança

Foi bastante enfatizada a questão de segurança nos impactos do novo projeto, exibindo vídeos de testes de impacto, bem como havia carros à mostra com resultados desses testes.

Colisão frontal deslocada contra barreira deformável  a 64 km/h
Impacto lateral de barreira de 950 kg vindo a 50 km/h
Impacto lateral contra poste a 29 km/h

Foram mostrados também detalhes construtivos da carroceria monobloco, com os diferentes tipos de aço empregados para formar o que se chama de célula de sobrevivência.

Cores indicam os tipos de aço utilizados

Foram mostrados reforços antiinvasivos das portas.

Reforços nas portas

 

Segurança ativa

Há a o sistema de frenagem automática pós-colisão que aciona os freios automaticamente numa batida para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores das bolsas infláveis.

O controle de tração tem a função de reduzir a patinagem das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a perder tração em curvas acentuadas, controlando eletronicamente a potência do motor.

O freio ABS é um dos mais modernos disponíveis e é composto por outros recursos de segurança, como a distribuição eletrônica das forças de frenagem e o aviso de frenagem de emergência para o tráfego à retaguarda pelas luzes de freio piscantes na frequência de 3 hertz sempre que a desaceleração atingir 7 m/s². Após o carro parar o pisca-alerta liga-se automaticamente a 1,25 hertz.

Há também o auxílio à frenagem, que aumenta a pressão na linha hidráulica sempre que os algoritmos detectam atitude  de frenagem de emergência pelo motorista.

Há o controle de freio-motor que evita o deslizamento das rodas motrizes nas reduções em piso de pouco atrito por meio de sutil aceleração do motor.

O novo Polo vem controle de estabilidade, que atua primeiro na redução de potência e, se necessário, freia seletivamente as rodas. Vem também com auxílio de partida em aclives e bloqueio da ação do diferencial por meio do freio.

Associado ao controle de estabilidade há o controle do movimento de guinada, que reduz a possibilidade de o veículo rodar quando sobre piso de diferentes atritos.

Outro item importante é a vetorização por torque, em que o freio da roda interna à curva é acionado para o veículo “mergulhar” mais facilmente nela.

Outro item é a secagem dos quatro freios a disco com chuva, disparada pelo acionamento do limpador  de para-brisa quando acima de 70 km/h. Além da secagem em si a ação promove ligeiro aquecimento dos discos, para máxima eficiência dos freios. Tudo é feito sem que o motorista perceba.

Finalmente, o monitoramento da pressão dos pneus valendo-se das informações de giro das rodas proporcionadas pelo ABS, em que uma redução de pressão implica diminuição do diâmetro da roda e sua maior rotação.

A produção do novo Polo na fábrica Anchietta começa em setembro, com chegada às concessionárias em meados de outubro.

BS





Anterior

NEM TUDO É SÓ TRABALHO

Próximo

CONTRADITÓRIO — POR FERNANDO NECTOUX

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

CONTRADITÓRIO — POR FERNANDO NECTOUX

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: jornalvs.com.br

DEZ PRINCIPAIS DÚVIDAS DO MOTORISTA AO ABASTECER COM GASOLINA

06/03/2021
Foto: pt.wikipedia.org

ERRO DE CONDICIONAMENTO ASSASSINO

06/03/2021
Foto: divulgação Toyota

CÉLULA A COMBUSTÍVEL, COMO FUNCIONA

05/03/2021
Fotos: autor

FIAT STRADA VOLCANO CD – 3ª SEMANA

05/03/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: jornalvs.com.br

DEZ PRINCIPAIS DÚVIDAS DO MOTORISTA AO ABASTECER COM GASOLINA

06/03/2021
Foto: pt.wikipedia.org

ERRO DE CONDICIONAMENTO ASSASSINO

06/03/2021
Foto: divulgação Toyota

CÉLULA A COMBUSTÍVEL, COMO FUNCIONA

05/03/2021
Fotos: autor

FIAT STRADA VOLCANO CD – 3ª SEMANA

05/03/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In