• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

JIM CLARK, SOBRE CURVAS E USO DOS FREIOS

identicon por Bob Sharp
12/07/2017
em BS, História






Compartilho com o leitor ou leitora um trecho do livro “Jim Clark at the wheel”, sua autobiografia, que já comentei parte aqui no AE. É do Capítulo 10, “Minha filosofia nas corridas”:

“Até pilotos experientes ficam perplexos com a maneira de outro usar uma linha de aproximação de uma dada curva de um dado circuito. Lembro-me de quando testava o o Cortina-Lotus (foto de abertura) em Silverstone no molhado, Colin Chapman, que provavelmente correu mais em Silverstone do que eu, quis ver o que aconteceria com o comportamento do carro se fosse adicionado algum peso no eixo traseiro. A melhor maneira de descobrir era Colin andar na pista comigo, eu dirigindo em regime de corrida. Assim, ele entrou no carro,  no banco traseiro.

Claro, andei bem rápido e estava me divertindo, me atirando com tudo nas curvas da maneira que os Cortinas aceitam e tudo dar certo. Após duas voltas Colin, segurando-se como podia, berrou lá de trás dizendo que eu fazia as curvas em Silverstone de modo estranho, e perguntei-lhe o que ele queria dizer com isso, pois era a minha maneira de pilotar. Ele então explicou que ele entrava nas curvas muito depois de mim e que seu traçado era completamente diferente do meu. Metade do tempo ele achou que eu ia bater em uma mureta ou no barranco no lado externo da pista.

Isso mostra como dois pilotos podem pensar diferente sobre como dirigir determinado carro. Mesmo que possa haver um traçado teoricamente correto para cada curva, depende do tipo de carro que se esteja dirigindo usarmos esse traçado ou algo mais adequado ao carro quanto às suas características, em que a teoria pode não ser verdadeira.

Todavia, pode haver verdade no que Colin diz, pois eu tenho tendência de entrar nas curvas mais cedo do que a maioria das pessoas. Com isso quero dizer que com os carros de hoje adentra-se mais às curvas antes de virar o volante para contorná-las. Desse modo pode-se terminar toda a frenagem em linha reta, como todos aconselham, antes de pôr o carro para efetuar a curva. Mas eu prefiro entrar na curva mais cedo, e até com os freios aplicados ainda, para posicionar o carro para a curva. Desse modo eu crio uma tangência falsa porque aplico potência antes e procuro escorregar o carro passando por essa tangência e continuar com essa atitude até ficar pronto para a próxima reta.

Isso me lembra o que acho ser o mais importante para se aprender numa corrida — como frear. Chega a assustar quando se descobre que se pode frear muito mais tarde do que se imagina e em qualquer tipo de corrida a frenagem é mais importante do que muitos pensam. Considera-se que deixar para frear no último momento é importante, e concordo. Mas eu diria que onde se tira o pé do freio também importa. Depende muito do carro que se esteja dirigindo.

Muitas vezes, quando quero fazer uma curva mais rapidamente, eu não necessariamente deixo para frear mais tarde do que o habitual, mas posso não aplicar os freios com a mesma intensidade e tirar o pé mais cedo. A armadilha é deixar a frenagem para muito tarde dentro da curva, freando no último momento. Pode-se chegar mais rápido a ela, mas há então uma tendência psicológica de se frear mais forte do que o necessário, freando demais o carro.

Acontece muito, um piloto estar no calor da corrida e dar uma volta muito rápida. Seu boxe então lhe pede para aliviar o ritmo e o piloto fica surpreso com o fato de estar tão rápido quanto antes. O motivo é ele estar antes freando mais que o necessário, reduzindo a velocidade mais do que precisava.

Eu estava falando sobre essa questão de frenagem com um grande amigo, Jackie Stewart, um jovem piloto escocês que considero ser extremamente hábil. Jackie tem grande experiência, já correu de Marcos e Jaguar E-Type e, mais recentemente, de Cooper Monaco e Tojeir0-Buick, da Ecurie Ecosse. Em 1964 ele correrá com o Tojeiro e também contra mim num Cortina-Lotus. Ele é um piloto de habilidade acima da média. Conversávamos sobre frenagem e os erros que ele estava cometendo. Ele disse que por duas vezes teve problema nos esses em Snertetton ao confundir os pedais do Cooper Monaco com os do Tojeiro.

Quando estava dirigindo o Cooper apertou por engano o acelerador em vez do freio. Perguntei-lhe se houve consequências, se houve algum risco, e quando ele me disse que não, eu disse que ele estava procurando frear quando não precisava. Estivesse ele dando tudo e andando no limite, cometer tal erro, o que lhe levaria a sair da pista, mostra que ele estava usando os freios desnecessariamente.” (Continua outro dia).

BS





Anterior

CONVERSA PARA BOI DORMIR

Próximo

UMA VIAGEM PREOCUPANTE

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

UMA VIAGEM PREOCUPANTE

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In