• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

¿HAY AVANZO? SOY CONTRA….

identicon por Boris Feldman
04/06/2017
em BF, Opinião de Boris Feldman






“Dirijo há mais de trinta anos, meus primeiros carros não vinham com nenhum equipamento de segurança e continuo vivo”.

 

Quantas vidas foram salvas pelo cinto de segurança? Entretanto, ao ser tornado obrigatório no Brasil, houve uma violenta reação ao equipamento, até da própria imprensa.

O principal argumento: “Absurdo! Se o carro cai no rio ou pega fogo, eu morro afogado ou queimado, pois o cinto vai impedir de me safar”. Inútil tentar explicar que era exatamente o cinto que protegeria os ocupantes, mantendo-os conscientes e aptos a se safar.

Reagir contra avanços é inerente ao homem. São muitos os motoristas que se aborrecem quando se anuncia um novo dispositivo eletrônico de segurança: “ E como fica o prazer de dirigir se o carro é todo controlado pela informática?”

Se reagem contra a parafernália eletrônica que “pasteuriza” o comportamento do automóvel, imagine quando chegar o carro autônomo de fato, que nem volante terá…

Os argumentos são os mais curiosos: “Dirijo há mais de trinta anos, meus primeiros carros não vinham com nenhum equipamento de segurança e continuo vivo”. E se esquecem de que, por sorte, sobreviveram para contar história. Mas milhares de azarados não estão vivos para contra-argumentar…

A reação contrária pode ser motivada por interesse pessoal. Se ainda não existem no Brasil postos de serviço com bomba  automática (do tipo self-service, como no Primeiro Mundo), não é, com certeza, por falta de tecnologia para debitar o valor no cartão de crédito ou ser pago no caixa do posto. O que atrasa o país e encarece o preço do combustível é a inexplicável força do sindicato dos frentistas…mais forte que o dos acendedores de lampião a gás nas ruas, no início do século 20. Eles reagiram contra o avanço mas acabaram derrotados pela iluminação elétrica. Aliás, voltando ao Primeiro Mundo, alguém já viu por lá algum cobrador em ônibus?

Mídia: nos mais de cinquenta anos como jornalista fui testemunha dos inúmeros avanços tecnológicos que evoluíram a cobertura de eventos, as redações e parques gráficos de jornais e revistas. E não adianta reagir: difícil imaginar que a mídia impressa iria levar golpe tão rápido e certeiro da digital. Jornais e revistas vão encontrar seus nichos, mas, por enquanto, ganham assinantes eletrônicos e perdem na edição impressa. Títulos poderosos como The Washington Post ou The New York Times continuam valendo centenas de milhões de dólares porque avalizam a edição digital com sua credibilidade. A diferença entre blog que dá palpite sem fundamento ou divulga notícia sem confirmá-la e jornalismo sério na web é a confiabilidade da informação assinada pelos verdadeiros profissionais da área.

Há quem diga que a tecnologia avança hoje dez vezes mais rapidamente que no século passado. O automóvel está aí para confirmar a tese e continuar provocando reações contrárias. Fonte alternativa de energia: todas as sinalizações do setor apontam para a elétrica como substituta dos atuais combustíveis. Eu me confesso um apaixonado pelo automóvel que ronca grosso e desprezava os elétricos até dirigir um deles, de 750 cv e que faz de zero a 100 por hora em três segundos…

O principal argumento de quem é contra o carro elétrico? “O problema é a bateria!” e faz de conta ignorar (ou não sabe mesmo…) que já existe no mercado o veículo que gera sua própria energia elétrica e dispensa a bateria (Toyota Mirai, foto de abertura). Como? Seu tanque é abastecido com hidrogênio que produz eletricidade numa célula (ou pilha) a combustível (fuel cell). “Mas o hidrogênio é caro de se obter e difícil de se armazenar!” alegam os que reagem a mais este avanço.

E provavelmente continuarão reagindo mesmo ao saber que o tanque pode ser abastecido com álcool, exatamente o mesmo que existe em nossos postos: dele se obtém (com um equipamento chamado “reformador”) o hidrogênio para alimentar a fuel cell. Solução de mobilidade que, para a matriz energética brasileira, seria sopa no mel!

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

FORD COSWORTH DFV: ESTREIA COM VITÓRIA HÁ 50 ANOS

Próximo

EXPERIÊNCIA DE CAMINHONEIRO

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

EXPERIÊNCIA DE CAMINHONEIRO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021
Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

21/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021
Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

21/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In