• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: Nissan/ALI Produtora; edição de vídeo: Márcio Salvo; fotos: autor

    NISSAN KICKS 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 2ª SEMANA

    NOVO GLA 200 AMG LINE É REVELADO

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: Nissan/ALI Produtora; edição de vídeo: Márcio Salvo; fotos: autor

    NISSAN KICKS 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 2ª SEMANA

    NOVO GLA 200 AMG LINE É REVELADO

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

COMBINOU COM OS RUSSOS?

identicon por Boris Feldman
18/06/2017
em BF, Opinião de Boris Feldman






Gerente de oficina de concessionária promete comissão ao consultor técnico que convencer o cliente a pagar por “empurroterapia”.

São tantas as picaretagens e empurroterapias nas oficinas, casas de peças, postos e concessionárias, que o dono do carro acaba sem saber o que deve ou não autorizar diante de um orçamento sujeito a controvérsias…

Esta coluna já mencionou diversas vezes a famosa “limpeza de bicos injetores”. É pi-ca-re-ta-gem?  Pode ser que seja: se o motor não tem nenhum problema de funcionamento, se o custo foi incluído sem que ninguém na oficina tenha sequer ligado o carro, apenas a título de “prevenção”, é “empurroterapia”. Por outro lado, mesmo que seu funcionamento esteja irregular, o problema pode não estar necessariamente nos bicos, mas em velas, bobinas, cabos, sensores da central eletrônica, etc.

A limpeza dos bicos ficou tão “manjada” que algumas oficinas inventaram outra descrição para dissimular  o engodo: a nova nomenclatura é “limpeza do sistema de injeção” que compreende o corpo da borboleta (ou TB) e… os bicos! Existem outras ainda mais criativas que sugerem até a limpeza do tanque de combustível! Imagina-se qualquer coisa para faturar desnecessariamente, aproveitando-se da falta de conhecimento técnico do motorista. Mecânicos que tentam faturar sem maiores preocupações éticas recorrem também à tal descarbonização do motor. Esteja o motor carbonizado ou não.

Empurroterapia é discutível e complexa de se comprovar tecnicamente. Até porque há situações em que se justifica o reparo sugerido pela oficina. Entretanto algumas outras justificam… chamar a polícia!

Leitor da coluna enviou orçamento da oficina de uma concessionária VW de São Paulo. O carro foi levado para revisão periódica e o valor orçado bem superior ao previsto pela fábrica. O dono do carro resolveu analisar os itens e, bingo!…. estava lá a tal limpeza de bicos injetores. Mas, se este era discutível, tinha outro que não deixava margem a dúvidas quanto à desonestidade da empresa: “Limpeza da sonda lambda”.

Ora, esta sonda fica no escapamento do automóvel, encarregada de verificar o teor de oxigênio dos gases queimados e informar ao módulo de comando eletrônico do motor, que se encarregará de corrigir a mistura ar-combustível se estiver errada. Mas é blindada e rigorosamente impossível de se fazer qualquer tipo de limpeza interna. A oficina estava — em tese —  cobrando para passar um paninho em sua cápsula metálica…

Outro dia, o diretor comercial de uma fabricante anunciava para a imprensa um novo plano de manutenção que custaria exatos R$ 1 por dia. Uma maneira simpática de comunicar ao interessado em adquirir os modelos da marca de que as revisões anuais custariam R$ 365,00.

E explicou para os jornalistas que sua equipe tinha elaborado cuidadosamente a relação de itens a serem verificados em cada revisão, os fluidos a serem substituídos, além das peças e mão de obra necessárias para deixar o carro em ponto de bala. Toda a rede de concessionárias da marca foi informada da promoção. O principal objetivo seria atrair mais clientes para o salão de vendas, tranquilizando-os por afastar o fantasma do elevado custo de manutenção. Além de criar uma fidelização à oficina, pois o custo reduzido e pré-fixado da revisão era um estímulo para que os carros não fossem levados para manutenção fora da rede.

Algum tempo depois eu me encontrei casualmente com o diretor e perguntei se ele tinha se lembrado de combinar aquela promoção das revisões com os russos. Como ele não é brasileiro, não entendeu a brincadeira da pergunta que Garrincha fez ao técnico Vicente Feola, que dava instruções de como driblar os russos num jogo da Copa de 1958.

Comentei com ele que, passando dias depois da tal entrevista numa concessionária da marca, vi um quadro afixado na parede da oficina com a seguinte tabela: Revisão Standard: R$ 365,00. Revisão VIP: R$ 650,00. Revisão Super: R$ 990,00. O recepcionista (eu me fiz passar por dono de um carro da marca) me explicou detalhadamente que, para a tranquilidade do cliente, o gerente o instruiu para sugerir a “Revisão Super”, que incluía toda a empurroterapia do mundo… e, que ele seria, claro, comissionado caso convencesse o cliente.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

VW APRESENTA O NOVO POLO, O DE 6ª GERAÇÃO

Próximo

KIA CERATO 2017, NO USO

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

KIA CERATO 2017, NO USO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor da história

ESPORTIVIDADE NA ESSÊNCIA – POR RODRIGO CANOZI

28/02/2021
Foto: fotograma do vídeo /Captação e edição do vídeo: Márcio Salvo

ERROS AO DIRIGIR (VÍDEO)

28/02/2021
Foto: auto.howstuffworks.com

MULHER AO VOLANTE DE PICAPE SEM ESC MORRE AO SE DESVIAR DE CACHORRO

27/02/2021
Captação de vídeo: Nissan/ALI Produtora; edição de vídeo: Márcio Salvo; fotos: autor

NISSAN KICKS 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

27/02/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor da história

ESPORTIVIDADE NA ESSÊNCIA – POR RODRIGO CANOZI

28/02/2021
Foto: fotograma do vídeo /Captação e edição do vídeo: Márcio Salvo

ERROS AO DIRIGIR (VÍDEO)

28/02/2021
Foto: auto.howstuffworks.com

MULHER AO VOLANTE DE PICAPE SEM ESC MORRE AO SE DESVIAR DE CACHORRO

27/02/2021
Captação de vídeo: Nissan/ALI Produtora; edição de vídeo: Márcio Salvo; fotos: autor

NISSAN KICKS 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

27/02/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In