• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

VITÓRIA JAPONESA NA INDY 500

identicon por Wagner Gonzalez
01/06/2017
em Conversa de Pista, WG






Vitória de Sato vai além de Indy. Conquista do japonês pode ativar mercado de pilotos. Se Toyota vencer Le Mans, mercado de pilotos terá grande impulso no Japão.

 

Até certo ponto inesperado, o triunfo de Takuma Sato na edição 2017 da 500 Milhas de IndianÁpolis, domingo, trará com certeza um grande impulso ao automobilismo japonês, mercado de trabalho dos mais importantes para o esporte. Nos anos 1980/1990 o Japão movimentava parcela considerável do PIB mundial do setor e organizava campeonatos de alto nível nas categorias Fórmula Nippon (equivalente ao que hoje é conhecido como F-2) e protótipos, que evoluíram e mantém níveis altos de competitividade e técnica. Ao se tornar o primeiro japonês a vencer em Indy, essa nova onda poderá crescer ainda mais caso a Toyota finalmente conseguir sua sonhada vitória em Le Mans, competição que se realiza daqui a três semanas.

Aos 40 anos, Takuma Sato se consagra como primeiro japonês a vencer em Indy (Indycar)

Takuma Sato já passou pela F-1 mas não brilhou o suficiente para se manter na categoria, apesar de ter marcado sua passagem como um piloto aguerrido e determinado. Em 2010 optou por disputar a F-Indy e durante duas temporadas defendeu a KV Racing; em 2012 ele se transferiu para a equipe de Bob Rahal e David Letterman e no ano seguinte iniciou um período de quatro anos com o celebrado A.J. Foyt, onde permaneceu ate dezembro último. O primeiro lugar em Indy rendeu um prêmio em dinheiro que superou em muito o que recebeu em sua primeira, e até então única, vitória na categoria americana, em Long Beach, 2013, exatos US$ 2.458.129, pouco menos de 20% do total distribuído na corrida de domingo.

Já a narração das voltas finais pela TV japonesa foi algo impagável graças à emoção dos comentaristas.

Fernando Alonso liderou a prova e já fala em voltar a Indianápolis em 2018 (Indycar)

Em um país que mantém um automobilismo financeiramente saudável e atrai patrocinadores de peso, o triunfo de Sato no célebre “brickyard”, o primeiro de um piloto oriental na história das 500 milhas mais famosas do mundo, é por si só antológico. O interesse e os investimentos da Honda na F-Indy ajudarão a alavancar mais patrocinadores ao piloto nascido em Tóquio aos 28 de janeiro de 1977, combinação de circunstâncias que aumentarão o interesse de outros pilotos japoneses no automobilismo americano. Nem mesmo o abandono de Fernando Alonso, que mostrou-se competitivo em sua estreia em Indy, causado por quebra de motor, impactou negativamente no sucesso de Sato, que disputou a prova com um Dallara equipado com motor Honda e inscrito pela mesma equipe que assistiu ao espanhol, a Andretti Autosport. Alonso, aliás, já fala em voltar em 2018.

Sato andou forte durante a corrida inteira (Honda)

Se por si só tal cenário já traz consequências ao automobilismo internacional, tal movida ficar ainda atingir nível astronômico caso a Toyota consiga finalmente conquistar o primeiro lugar na 24 Horas de Le Mans, conquista que em 2016 lhe escapou na última volta da corrida. Uma eventual e merecida vitória em Sarthe consagraria a indústria automobilística japonesa, até agora imune aos escândalos que vitimaram a VW e outros fabricantes de automóveis com motores Diesel nos EUA.

Helinho esteve perto de vencer Indy pela quarta vez (Indycar)

Hélio Castro Neves esteve muito próximo de vencer a corrida pela quarta vez e terminou em segundo. Caso tivesse superado Sato num duelo que eletrizou Indy nas sete últimas voltas, aí sim, os japoneses estariam vivendo hoje uma ressaca terrível: o brasileiro foi um dos poucos pilotos que disputaram essa 500 Milhas com carros propulsionados por motores Chevrolet. Tony Kanaan terminou em quinto lugar.

Outro brasileiro, o gaúcho Matheus Leist, largou na pole-position e venceu a prova Freedom 100, disputada na sexta-feira. A prova é igualmente a mais importante do calendário do calendário da Indy Light, categoria de acesso à F-Indy, e disputada com carros Dallara-Mazda.

 

Vettel amplia liderança na F-1

Com a vitória em Mônaco Vettel abre 25 pontos de vantagem sobre Hamilton (Ferrari)

Sebastian Vettel largou em segundo e explorou o baixo consumo de pneus para superar o pole position Kimi Räikkönen, e vencer o GP de Mônaco. Ao parar para trocar pneus quatro voltas mais tarde que o finlandês, o alemão herdou a liderança do finlandês, e conseguiu retornar à pista em primeiro lugar. Daniel Ricciardo completou o pódio. Os resultados completos do GP de Mônaco você encontra aqui. A vitória ampliou a liderança do primeiro piloto da Ferrari no Campeonato Mundial de F-1.  Lewis Hamilton, que largou em 13o, ficou em sétimo e soma agora 104 pontos, exatos 25 atrás de Vettel, quantidade que equivale a uma vitória. Felipe Massa terminou em nono e marcou dois pontos.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: F-1F-IndyGP de MônacoIndy 500Sabestian VettelTakuma Sato
Anterior

BRASINCA, MUITO ALÉM DO BREVE VOO DO UIRAPURU – POR EDSON STANQUINI

Próximo

VELOCIDADE, CARRÕES E NOVAS EXPERIÊNCIAS

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

VELOCIDADE, CARRÕES E NOVAS EXPERIÊNCIAS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

26/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

26/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In