• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

ANTES DA QUEDA DO MURO

identicon por Ronaldo Berg
22/05/2017
em Colunas, Do fundo do baú






Hoje vamos viajar mais um pouco no tempo, mas este não traz absolutamente boas lembranças, é de quando a Alemanha estava dividida em Ocidental e Oriental. Tive oportunidade de conhecer ambas, antes da queda do Muro de Berlim que aconteceu em 9 de novembro de 1989, 28 anos depois de sua construção.

Nos anos 80 eu trabalhava na Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo e em 1982, sete anos antes da queda do Muro. Eu acabara de ser convidado para participar de uma reunião técnica na Alemanha sobre produtos que contaria com a participação de vários países do mundo VW. Eu seria o representante do Brasil.

Essas reuniões, eu soube, tradicionalmente começavam com um jantar de boas-vindas no domingo à noite. Eu, como sempre muito curioso por conhecer coisas novas, cidades e gente de outros continentes, programei minha viagem para sexta-feira à noite para chegar à Alemanha no final da manhã do dia seguinte.

Já no aeroporto de Hannover, depois de uma conexão em Frankfurt, fui recepcionado por um supersimpático alemão, Willy Saalmann (já falecido) que me levou de carro para Wolfsburg, a 90 quilômetros, cidade-sede da mais famosa e maior fábrica de automóveis da Europa. A minha ansiedade por conhecê-la era mesmo enorme.

Fiquei realmente surpreso com a simpatia e receptividade deste alemão, o Willy, pois alemães sempre me pareceram muito frios e reservados — posso falar porque sou filho de alemães, o primeiro menino da família Berg nascido no Brasil, e sou testemunha destas características de um povo muito sofrido devido à guerra.

Registros no hotel em Wolfsburg, e um pequeno descanso de algumas horas. Marcamos sair para jantar no sábado à noite— diferença de fuso horário nunca foi um problema para mim, a curiosidade sobre o novo sempre foi maior.

Durante o jantar o Willy gentilmente me convidou para um passeio no domingo de manhã para conhecer um pouco mais da Alemanha Ocidental, região de Wolfsburg, que é muito próxima da fronteira com a Alemanha Oriental, coisa de 40 quilômetros apenas.

Saímos do hotel por volta das 9 horas e pegamos a estrada, e que estrada! Fiquei maravilhado com esta Autobahn — via expressa em alemão, em português seria uma autoestrada, tipo uma rodovia dos Bandeirantes aqui de São Paulo, com 4 faixas e excelente sinalização e respeito dos motoristas pelas leis de trânsito. A faixa da esquerda sempre livre, não havia nenhum limite de velocidade na época, ao contrário de hoje em regiões próximas a vilarejos e pequenas cidades e principalmente quando se chega aos grandes centros. Mesmo assim anda-se a 120 ou 130 km/h, não nos ridículos 90 km/h daqui quando aparece a placa Zona Urbana.

O domingo estava ensolarado, raro na Alemanha. Saímos da estrada principal e de lá já se podia ver algumas antenas de radiotransmissão no alto das montanhas no lado oriental, para onde nos dirigíamos. Estávamos indo em direção à fronteira com a Alemanha Oriental, cujo nome oficial era República Democrática Alemã (!) — a outra Alemanha, esta sim democrática, era a República Federal da Alemanha.

Chegamos ao limite até onde podíamos seguir. Eu estava preocupado, curioso, com medo e tudo mais que você pode imaginar.

Paramos o carro debaixo de uma árvore, eu só olhava para a divisa, a fronteira que dividia a Alemanha.

Fomos a pé até um ponto onde a visão era excelente, emocionei-me com o que vi: em vez do muro que eu imaginava haver por pensar no de Berlim, havia a uns 200 metros de onde estávamos vários obstáculos feitos por rolos de arame farpado a perder de vista, que eu soube serem eletrificados. Foi quando vi também um soldado do exército da Alemanha Oriental montado em sua motocicleta com sidecar e, acredite, um pastor alemão companheiro do policial. Note o leitor ou leitora que a foto de abertura é apenas ilustrativa e diferente do que contei aqui.

Minha intenção era fotografar aquele espetáculo terrível por um lado, porém absolutamente novo para mim. Fui recomendado pelo meu “guia”, o Willy, a não fazê-lo, poderia nos trazer complicações. Por esta razão não tenho registro deste importante momento.

Depois de fixar meu olhar por alguns momentos neste cenário, esta curiosidade, experiência e muitos outros sinônimos que poderia expressar para o que acabava de ver, voltamos ao carro estacionado debaixo daquela árvore que comentei acima. Outra surpresa me aguardava.

A ansiedade era tanta para ver a fronteira que não notei que aquela árvore era uma cerejeira — no meio do nada e carregada de frutos. Perguntei ao Willy, “E aí, posso pegar algumas?” Ele respondeu, “Tantas quantas você puder.”

Eu usava na ocasião um boné e este serviu de sacola para uma quantidade enorme de cerejas que catei. Fomos almoçar, e depois que ele me deixou no hotel coloquei as cerejas que sobraram no frigobar, lavei o boné durante o banho e finalmente fui descansar um pouco, porque à noite teríamos o jantar de recepção. Terno e gravata, uma camisa bem passada e lá estava eu pronto para conhecer meus colegas do mundo VW de outros países.

Tenho mais saudade das deliciosas cerejas do que desta reunião. Haveria muitas outras durante este longo período em trabalhei na VW. Posso dizer que por pouco não conheci todos os países da Europa: a cada ano esta reunião se realizava num país.

RB

A coluna “Do fundo do baú” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

SEM FREIO

Próximo

CITROËN C4 LOUNGE ORIGINE MANUAL, NO USO

identicon

Ronaldo Berg

Ronaldo Berg, com toda sua vida ligada intimamente ao automóvel, aos 16 começou como aprendiz de mecânico numa concessionária Volkswagen em 1964. De lá para cá trabalhou na VW (26 anos), Audi (4), GM do Brasil (8), Kia (2), Peugeot Sport (4) e Harley-Davidson (2 anos). Sempre em nível gerencial e ligado a assistência técnica, foi também o gerente responsável pelas competições na VW e na Peugeot Sport, gerenciando a atividade dos ralis. No começo da década de 1970 chegou a correr de automóvel, mas com sua crescente atividade na VW do Brasil não pôde continuar.

Próximo

CITROËN C4 LOUNGE ORIGINE MANUAL, NO USO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

18/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

18/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In