• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

PROPAGANDA ENGANOSA

identicon por Boris Feldman
09/04/2017
em BF, Opinião de Boris Feldman






São muitas, mas selecionamos sete mentiras aplicadas pelas fábricas para confundir o consumidor. Afinal, sete não é conta de mentiroso?

Bujão – Pode uma fábrica anunciar ABS em seu carro e explicar depois que as letras são iniciais de Abertura do Bujão Superior? Não é correto se utilizar de sigla já consagrada para identificar outro dispositivo, confundindo o consumidor. Mas foi o que fez a Hyundai, ao lançar o Creta no Brasil: anunciou que o SUV tem o sistema Stop&Go. Denominação há muitos anos vinculada ao sofisticado sistema eletrônico que mantém o carro à distância constante de outro que vai à sua frente, até mesmo parar automaticamente, graças a sensores e radares que assumem acelerador e freio. Atua com o carro em movimento e também quando o da frente para e torna a arrancar. No caso da Hyundai, é propaganda enganosa: Stop&Go no Creta não vai além do sistema que desliga e liga o motor quando o carro para, chamado universalmente de Start&Stop, presente até em compactos nacionais.

Braços – Multilink (multibraço) é a denominação consagrada do sistema de suspensão independente com braços múltiplos para conectar a manga de eixo ao chassis do carro. Sofisticado, faz com que as rodas se mantenham em posição ideal nas mais variadas situações dinâmicas. Confere extrema estabilidade e, no Brasil, o Ford Focus, com esta suspensão na traseira, está entre os automóveis de melhor dirigibilidade do mercado. A Nissan acaba de apresentar  a nova geração de sua famosa picape Frontier. Faz jus à fama: excelente mecânica, anda bem no asfalto e fora dele, cabine espaçosa, confortável e bem acabada. Não precisava, portanto, de anunciar suspensão traseira multilink, uma grande mentira, pois ela sequer é independente: um rígido eixo liga as rodas traseiras, vê-se bem na foto de abertura.

Alergia – Antes mesmo de construir sua fábrica no Brasil, a BMW decidiu “flexibilizar” alguns de seus motores. Assim, a Série 3, além de ganhar o motor “Active Flex”, foi dotada também do dispositivo Start&Stop que desliga e liga o motor nas paradas. A BMW só se “esqueceu” de avisar ao distinto público (e ao governo) que o sistema Start&Stop  só operava com o tanque abastecido com gasolina. Tinha alergia ao álcool…

“Desempenho” – A mais disputada competição no Brasil é a Stock Car. Mas é também a maior mentira do automobilismo brasileiro, pois apesar dos diferentes emblemas na grade, os carros são exatamente idênticos e não contam com sequer um parafuso da marca insinuada pelo logotipo frontal.  Mas a Peugeot, quando ganhou uma corrida no autódromo de Brasília, teve a cara-de-pau de anunciar que, “graças à resistência e desempenho do Peugeot 307 a marca foi vitoriosa na Stock Car”. Pode?

Cavalos – O grupo CAOA sossegou, depois de várias advertências e multas aplicadas pelo Conar e Ministério Público: a empresa, licenciada pela Hyundai para fabricar alguns de seus modelos em Anápolis (GO) e importar vários outros da Coreia do Sul, foi campeã da propaganda enganosa no Brasil. Entre outras, anunciou que seu “esportivo” Veloster tinha motor de 140 cv. O carro tinha o mesmo motor de 128 cv  que o do HB20 produzido pela Hyundai em Piracicaba. E os doze cavalinhos faltantes? Só existiam  nos modelos exportados para a Europa e EUA, com injeção direta de combustível. A CAOA chegou a afirmar que a maior potência era decorrente dos 25% de álcool misturados à gasolina brasileira…

Aditivos – Ninguém discute a importância dos aditivos na gasolina, que evitam a formação de depósitos no motor,  prejudicando a combustão e reduzindo o desempenho. Mas, anunciar que a gasolina aditivada aumenta a performance é propaganda enganosa. A Shell V-Power Nitro+, por exemplo, tem mais octanas na Europa e pode eventualmente aumentar a potência do motor. Mas no Brasil tem o mesmo índice de octanagem que qualquer outra gasolina.

Água – Por que a ficha técnica do porta-malas de alguns automóveis declaram capacidade maior que a real? Porque o fabricante despreza o padrão VDA de medição (por blocos ) e chegam a usar água, que entra em qualquer cantinho mas não reflete o volume efetivamente utilizável. No caso de SUVs e hatches, tem fábrica que vai até o teto e inclui o volume acima da tampa (“bagagito”),  onde não se deve levar bagagem por questão de segurança. Bons exemplos desta distorção estão nos carros da PSA (Peugeot/Citroën) e Land Rover.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

CITROËN C3 1,2 TENDANCE PURETECH – 1ª SEMANA

Próximo

LIVRO: THE MAN WHO SUPERCHARGED BOND

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

LIVRO: THE MAN WHO SUPERCHARGED BOND

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

20/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

20/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In