• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AE

O BRASIL RETOMA O CRESCIMENTO

identicon por Autoentusiastas
03/04/2017
em AE, Editorial






Não se deixe contaminar pelo medo da manada. Não fuja com ela em disparada. Erga a cabeça, observe a situação, e siga o seu próprio caminho com determinação.

Um pouco de Economia.

A maioria das instituições sérias, dentre elas o Banco Central, afirmam que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil caiu 3,6 % no ano passado e preveem que deva crescer 0,5 % neste ano de 2017. Se esse crescimento de 0,5 % parece pífio ao leitor, espero que mude de opinião após ler o que aqui vai.

Vamos exemplificar a situação econômica com algo que todo autoentusiasta domina: a velocidade.

Digamos que estamos viajando numa estrada plana, asfalto perfeito e numa reta tipo infinita como aquelas belíssimas estradas da Patagônia argentina. Estamos com o controle automático de velocidade ligado, seguimos a 100 km/h, e assim viajamos por uma hora. Ao cabo de uma hora teremos percorrido 100 quilômetros.

A cada clique para baixo no botão do controle automático de velocidade, ela reduz 1 km/h, aí você decide baixar 1 km/h a cada 5 minutos, então a cada 5 minutos dá um clique para baixo no botão. Portanto, nos primeiros 5 minutos você viaja a 100 km/h. Nos 5 minutos seguintes viaja a 99 km/h. Nos outros 5 minutos, a 98 km/h, e assim a coisa segue, reduzindo sua velocidade por 12 vezes ao longo dessa hora (60 ÷ 5 = 12).

Ao final de uma hora você estará a 88 km/h. Certo? Certo! Essa é a sua velocidade instantânea após uma hora, 88 km/h, ou seja, 12 km/h a menos do que vinha uma hora antes, já que vinha a 100 km/h.

E qual foi a distância que percorreu? Sua velocidade média foi de 94 km/h, portanto, percorreu 94 quilômetros.

Bom, então a sua situação instantânea agora é essa: você está a 88 km/h e na última hora percorreu 94 quilômetros de estrada.

Nesse instante você resolve que na próxima hora vai percorrer outros 94 quilômetros de chão, a mesma distância que percorreu na hora anterior.

O que terá que fazer? Terá que acelerar para obter uma média igual à que obteve na hora passada. Então, a cada 5 minutos dará um clique no controle de velocidade para que ela aumente em 1 km/h. Assim, ao cabo de uma hora sua velocidade instantânea será de 100 km/h e sua média horária terá sido 94 km/h.

Tranquilo. Assim, ao cabo de uma hora você tornou a percorrer outros 94 quilômetros.

Simples, não é? Chega a ser enfadonhamente simples, mas sigamos com ele, o simples, pois tudo na vida é simples, desde que nos saibam explicar direito a coisa.

Na economia acontece o mesmo. O produto interno bruto de um país corresponde aos quilômetros vencidos, acumulados ao longo de certo período de tempo. No ano passado, 2016, o produto interno bruto veio caindo a cada mês, a ponto de ao final do ano termos produzido 3,6% a menos que no ano anterior, 2015.

Em 2015 produzimos 100 “coisas” e em 2016 produzimos 94 “coisas”.

Mas acontece que essas 94 “coisas” não foram produzidas num volume mensal constante ao longo do ano. Começamos o ano numa velocidade instantânea de produção que produziriam 100 “coisas” ao ano, e terminamos numa velocidade instantânea de produção que produziriam 88 “coisas” ao ano.  Em termos instantâneos, em janeiro deste ano, não estávamos produzindo só 3,6 % abaixo da média mensal de 2015. Estávamos abaixo disso.

Outro exemplo, agora da roça. Digamos que você está a cavalo e tem que dar três voltas numa roça de milho. Na primeira volta vai a galope. Na segunda a trote, e na terceira a passo. Digamos que você levou cinco minutos para dar as três voltas. Ao completar a terceira volta sua situação instantânea é que você está a passo. Então você resolve dar mais três voltas. Se as fizer todas no ritmo em que se encontra, a passo, é óbvio que levará mais que os cinco minutos que levou anteriormente. Terá que também botar o cavalo para trotar e galopar, ou seja, terá que cutucar suas costelas, acelerá-lo, para conseguir completar as três voltas nos mesmos cinco minutos.

Portanto, para que o nosso PIB anual não caia em relação a 2016, a produção mensal obrigatoriamente terá que subir. Teremos que acelerar a economia para que o PIB de 2017 empate com o de 2016. E se todas as previsões de entidades sérias, nacionais e internacionais, preveem que o PIB de 2017 crescerá 0,5 %, é porque preveem que a economia vai esquentar, e direi mais, acho que já está esquentando. Preveem, portanto, que tomaremos um ritmo positivo um pouco mais forte que o ritmo negativo que tivemos em 2016.

Crescer 0,5 %, depois dessa tremenda queda de 3,6 %, não é “uma paradeira” não. É boa aceleração. Crescer 0,5 % só é “uma paradeira” se no ano anterior o PIB manteve-se estável ou em crescimento. Nunca após um ano de PIB em queda brusca.

Onde a economia está esquentando, onde ela vai esquentar, ainda não sei, mas o tempo, em breve, nos dirá. Portanto, não é momento de desanimar. É momento de animar, acelerar. Não é momento de fugir junto à manada espavorida. É momento de erguer a cabeça acima dela, estudar que rumo tomar, criar coragem, tomar suas precauções e investir no seu próprio rumo.

Quanto aos economistas… Coitados dos economistas. Esse negócio de só ser levado a sério quando faz previsões pessimistas deve ser um tédio.

AE/AK





Anterior

UM GOL GT DE AVÔ PARA NETO, DE PAI PARA FILHOS – POR CLÁUDIO MILAN

Próximo

PONTUALIDADE QUASE BRITÂNICA

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo

PONTUALIDADE QUASE BRITÂNICA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

26/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

26/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In