• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

ALONSO, UM LARANJA NA INDY

identicon por Wagner Gonzalez
13/04/2017
em Notícias, WG
(Foto McLaren)

(Foto McLaren)







Espanhol troca GP de Mônaco pela Indy 500. Honda vai melhor nos EUA que na F-1. McLaren se associa com Andretti.

Não chegou a ser uma bomba tão poderosa quanto à explosiva aposentadoria de Nico Rosberg dias após o alemão ter conquistado o título de Campeão Mundial de F-1 de 2016. Nem por isso o anúncio de que o triunvirato McLaren-Honda-Alonso concordou em trocar a corrida mais charmosa do calendário da F-1 pela cereja do bolo da F-Indy é algo para ser encarado com simplicidade: cortesia dos japoneses, os três vivem um prolongado inferno astral na categoria de escola europeia enquanto na América do Norte o construtor oriental tem o melhor motor do grid desta temporada.

McLaren, Honda e Andretti se juntaram para alegrar Alonso e amenizar crise com os japoneses (McLaren)

Para dar ares de alegria e festa, todo o pacote para inscrever Alonso na 500 Milhas de Indianápolis deste ano, a 101ª, foi embrulhado no melhor papel de presente possível: a equipe que vai cuidar da operação é a Andretti Autosport, comandada por Michael Andretti e vencedora da corrida de 2016 em uma operação conjunta com Bryan Herta e o piloto Alexander Rossi. Ironicamente, a vaga de Alonso foi conquistada em prejuízo da participação de Stefan Wilson, piloto inglês e irmão de Justin Wilson, falecido em consequência de um acidente no autódromo de Pocono em 23 de agosto de 2015. Stefan abriu mão de participar para ceder sua vaga ao espanhol.

Alexander Rossi venceu a Indy 500 em 2016 junto com Michael Andretti (Indy/Chris Owens)

O passado da McLaren em Indianápolis conta com três vitórias no tradicional circuito retangular de 4 quilômetros. Mark Donohue venceu em 1971 com um McLaren M16 B inscrito por Roger Penske, e Johhny Rutherford foi o melhor em 1974 e 1976 a bordo de modelos M16D e M16E, respectivamente, inscrito pela fábrica. Esse retrospecto, ainda que ocorrido quatro décadas atrás, ajuda a dar corpo à estrutura que será montada este ano e contribui para aumentar o apelo promocional. Em outras palavras, facilita a obtenção de fundos para financiar a operação e cria um ambiente positivo de trabalho.

A dupla Alonso-McLaren é positiva para Indianápolis e vice-versa (Indy/Karl Zemlin)

Ao citar ambiente positivo de trabalho, chegamos também à grande razão desta operação inesperada para o grande público. A ideia de participar da 500 Milhas é uma grande ação para mostrar que o insucesso da Honda na F-1 é um ponto fora da curva e, portanto, aliviar o clima pesado que a equipe vivencia desde 2015, quando começou a atual associação com os japoneses. As duas provas já realizadas este ano, em São Petersburgo e Long Beach, foram vencidas com carros equipados com os motores japoneses V-6 biturbo de 2,2 litros. Na comparação com o rival Chevrolet, a Honda leva vantagem de 50 pontos: 185 pontos contra 135.

Johnny Rutherford venceu a Indy 500 em 1976 (acima) e 1974 com um carro da equipe oficial (McLaren)

O carro de Alonso será pintado na cor laranja oficial da McLaren e um dos seis que a Andretti Autosport inscreveu na Indy 500 2017, que se realiza no dia 29 de maio. É bastante provável que um número bastante significativo de engenheiros da fábrica inglesa desembarque em Indianápolis para reforçar a equipe que cuidará do carro de Alonso. Pelo regulamento da categoria todos os concorrentes usam o mesmo chassi, fabricado pela italiana Dallara. O espanhol viaja para os EUA imediatamente após o GP da Espanha (14/5), um dia antes do início dos treinos para a competição de Indiana que marcará sua estreia nessa prova.

O último campeão mundial de F-1 a disputar a Indy 500 foi Nigel Mansell (1993/4), inclusive sagrando-se campeão em 1993. Michael Andretti é velho conhecido da McLaren, onde competiu boa parte da temporada de 1993 e obteve resultados decepcionantes. Por seu lado, o time fundado por Bruce McLaren tem presença importante na F-Indy atual, consequência de ser o fornecedor oficial das ECUs (unidade de controle eletrônico do motor) da categoria.

A McLaren e Fernando Alonso confirmaram que a prova de Indianápolis será a única prova de F-Indy que a dupla participará este ano e o GP de Mônaco como o único que o espanhol vai deixar de disputar nesta temporada. Ainda não foi definido quem pilotará o McLaren MCL32-Honda de Alonso nas ruas do principado monegasco — Jenson Button, ainda ligado à equipe, é o favorito para a vaga.

WG





Anterior

MERCADO EM MARÇO, SINAIS DE REAÇÃO

Próximo

ALGUMAS FOTOS DA COLEÇÃO DO JUVENAL

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

ALGUMAS FOTOS DA COLEÇÃO DO JUVENAL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autopapo.com.br

“JÁ FIZ DE TUDO, MAS O CONSUMO DO CARRO NÃO BAIXA!”

17/04/2021
Fotos: Divulgação Nissan

NISSAN GT-R NISMO REVELADO

17/04/2021
Foto: Mercedes

F1: HAMILTON, POLE NO SUFOCO EM IMOLA

17/04/2021
Foto: lucasdorioverde.portaldacidade.com

UMA DEFICIÊNCIA INACEITÁVEL

17/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autopapo.com.br

“JÁ FIZ DE TUDO, MAS O CONSUMO DO CARRO NÃO BAIXA!”

17/04/2021
Fotos: Divulgação Nissan

NISSAN GT-R NISMO REVELADO

17/04/2021
Foto: Mercedes

F1: HAMILTON, POLE NO SUFOCO EM IMOLA

17/04/2021
Foto: lucasdorioverde.portaldacidade.com

UMA DEFICIÊNCIA INACEITÁVEL

17/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In