• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AG

UMA KOMBI EM TRÊS RODAS

identicon por Alexander Gromow
10/03/2017
em AG, Falando de Fusca & Afins






Desta vez um causo sobre uma “Velha Senhora” desafiando a Lei da Gravidade certamente vai intrigar nossos caros leitores. Este é mais um causo do em amigo Tito, aliás, José Carlos Carlini Pereira, que já tem vários causos apresentados nesta coluna.


UMA KOMBI EM TRÊS RODAS

Por Tito Carlini

Nosso querido e saudoso irmão Luiz Fernando Carlini Pereira, engenheiro agrônomo e servidor público do estado de São Paulo, quando funcionário do antigo Dema – Departamento Estadual de Máquinas Agrícolas, na cidade de Franca, órgão hoje extinto e ligado à Casa da Agricultura do estado, narrava um caso inusitado ocorrido na década de sessenta do século passado (quem diria!) com uma Kombi daquela Secretaria e proporcionado por um velho e experiente mecânico-chefe de sua equipe.

Dizia ele — o mecânico, que infelizmente não guardei o nome — certa vez, quando voltava numa das visitas de rotina a uma das propriedades agrícolas da região, viajando já ao anoitecer por estrada vicinal de terra, foi surpreendido com o furo de um dos pneus traseiros da perua e, para seu desgosto, ao retirar o estepe que ficava alojado na parede divisória entre o banco dianteiro e o salão, verificou que o mesmo estava vazio também, por puro desleixo do Genivaldo, seu mecânico auxiliar, o outro motorista da Kombi, que esquecera de mandar consertar o pneu-reserva.

Sozinho e cansado naquele lugar ermo, longe da civilização, sem alternativa, depois de prestar respeitosa mas impronunciável homenagem à senhora progenitora do seu auxiliar negligente, o experiente mecânico, profundo conhecedor das características de suspensão da sua Kombi, não se apertou, tirou a roda dianteira do lado do acompanhante e passou-a para a traseira no lugar da que estava com o pneu furado.

Como os amantes da Kombi sabem, esse veículo que tantos serviços prestou ao Brasil, projetado na Alemanha do pós-guerra nos finais da década de quarenta, tinha como particularidade a carroceria montada sobre plataforma de aço formando um conjunto monobloco rígido, bem diferente do conceito do carro americano da época, montado sobre chassi convencional — até o Fusca tinha esse tipo de construção.

Essa característica peculiar e inovadora, aliada ao sistema de suspensão independente nas quatro rodas por barra de torção em vez dos tradicionais feixes de molas, propiciava um conjunto mecânico extremamente leve e robusto, porém não sendo muito compatível com as irregularidades das nossas estradas de terra da época, cheias de “costelas de vaca” e erosões.

Quem dirigiu Kombi — como eu, por muito tempo — sabe que ela “pulava que nem cabrito” e muitas vezes ao passar por um desnível, uma das rodas traseiras ficava suspensa, perdendo momentaneamente a tração e pregando um enorme susto no motorista desavisado, isso quando não parava de vez, quando o desnível era muito grande, com a roda dianteira num buraco, por exemplo.

Pois bem, voltando ao nosso “causo”, a seguir o diligente mecânico cuidou de remanejar o máximo de carga para trás e para o lado esquerdo do veículo, colocando tudo o que era material, inclusive a roda com pneu furado e o inservível estepe, mais o macaco e ferramentas que ficavam sob o banco dianteiro, no compartimento de bagagem sobre o motor. O chofer (é, naquele tempo ainda se falava chofer…) viu que seu raciocínio estava certo, o tambor de freio dianteiro direito não estava mais tocando solo, embora estivesse perto.

Para garantir, soltou o banco do meio (operação fácil na Kombi, é tirar quatro porcas-borboleta) e o colocou emborcado sobre o banco traseiro. O tambor de freio ficou um pouco mais distante do chão. Sabido como ele só e vendo que tudo consistia em equilibrar forças, abriu a tampa do motor, que na horizontal ajudaria mais na composição de forças contrárias ao peso na dianteira do que se estivesse fechada.

Mas tinha o peso dele, o chofer, como ficaria o equilíbrio? Com cuidado sentou-se ao volante, mas em vez de se posicionar corretamente no banco, grudou-se com tudo à porta, ocupando o amplo espaço que havia na Kombi entre banco e porta. Sentiu que o equilíbrio não foi tão alterado. E pôs a Kombi em marcha, completando o percurso até ao Dema com a heroica Kombi cambeta andando (quase) normalmente com apenas três rodas.

Só não conseguiu foi alcançar o cretino do Genivaldo, esse pulando e correndo também como cabrito, porém com suas duas pernas…


AG

Agradeço ao amigo Tito Carlini por mais esta colaboração. Aqui na coluna destaco os seus deliciosos causos “Negócio é negócio“ e “No mercado municipal“. Uma apresentação dele pode ser vista no “Negócio é negócio” no qual há uma apresentação e fotos dele e de sua família. Mas ainda tenho mais material dele para apresentar futuramente.
A ilustração de abertura é um desenho de Rodrigo Lucas, encontrado na página: http://rodrigolucas.deviantart.com/art/kombi-174222347
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

ORGANIZAR RALI, TAREFA NADA FÁCIL - PARTE FINAL

Próximo

GRUPO PSA ADQUIRE A OPEL/VAUXHALL

identicon

Alexander Gromow

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Próximo

GRUPO PSA ADQUIRE A OPEL/VAUXHALL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021
Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021
Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In