• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

FEVEREIRO: NÚMEROS DECEPCIONAM E NÃO DEVERIAM

identicon por Marco Aurélio Strassen
14/05/2017
em Colunas, MAS, Mercado






Na coletiva de imprensa que a Anfavea realizou no último dia sete, Antônio Megale, presidente da entidade, alegou certa decepção com os números de vendas de fevereiro. As 135,7 mil unidades negociadas corresponderam a uma queda de 7,8% sobre o já baixo mês de janeiro e 7,6% menor que o mesmo mês do ano anterior. Apresentou alguns fatores que poderiam justificar tal desempenho negativo. O primeiro trimestre deste ano se acenava como difícil, não há novidades.

No entanto, segundo parâmetros conhecidos e usados pela mesma Anfavea, nos dezoito dias úteis do mês tivemos 7.368 licenciamentos/dia de automóveis e comerciais leves (em fevereiro de 16 esse número foi 7.113), um patamar semelhante à média dos últimos doze meses, descontando dezembro, que costuma ser superior. Observa-se, assim, que se não houve a reação que muitos esperam, tampouco tivemos deterioração do nível de vendas. A média das vendas diretas também se manteve dentro da normalidade, 34%, com altos e baixos de alguns modelos, como veremos adiante. Não foi um mês que os fabricantes tiveram de desovar nos frotistas o seu excesso de produção.

Gráfico de emplacamentos diários de automóveis e comerciais leves (Fonte: Anfavea)
Vendas diárias de automóveis e comerciais leves (Fonte: Anfavea)

 

Fabricantes de caminhões enfrentam seus piores momentos. Em fevereiro comercializaram-se 2.612 unidades, um recorde de baixa. Já o mercado que foi bem em fevereiro foi o de exportação, porém não é bem um mercado. Nos primeiros dois meses de 2017, exportaram-se 104.200 unidades, deixando-nos a expectativa que este ano podem-se embarcar cerca de 600 mil unidades destinadas ao exterior (28% da produção). Para termos uma ideia, no melhor ano em desempenho de exportações, 2005, enviaram-se ao exterior 724,2 mil veículos, ou 30% do que se produziu aqui.

Emplacamentos totais de autoveículos (Fonte: Anfavea)

Das várias explicações que busquei para entender a demora em nossa economia reagir e, de reboque as vendas de veículos, uma das mais razoáveis foi a que apontou para o PIB per capita, que é tudo o que o país produz de riqueza dividido pelo número de habitantes. No ano passado atingimos um nível 9,5% inferior a 2013 e que, com todas reformas em curso, PEC do teto (já aprovada), da previdência e trabalhista (a aprovar ainda este ano) surtindo os efeitos planejados, em 2023 voltaríamos ao mesmo PIB per capita de 2013. Este colunista vem defendendo a ideia de que sem estímulos a recuperação demora. O problema já apontado aqui também é como persuadir o governo para definir esses estímulos e quais seriam aceitos ante as circunstâncias atuais.

Ranking de fevereiro e do primeiro bimestre

Como afirmei acima, no primeiro bimestre deste ano, o acumulado dos 50 modelos de automóveis mais vendidos atingiu 219 mil e no ano passado foi 221 mil, uma diferença de 1%. Podemos deduzir que drásticas quedas de vendas de um outro modelo nesses dois meses podem estar mais relacionadas a fatores específicos, como desempenho do segmento, por exemplo. Temos notado o lançamento de novos suves vem roubando compradores do segmento de sedãs médios e mais ainda dos hatches médios.

O campeão de vendas dos sedãs, o Corolla, acusou um golpe de samurai: suas vendas caíram 19% comparado com mesmo período de 2016, a despeito de a Toyota haver tentado conter a queda usando a conhecida ferramenta das vendas diretas. Trinta e quatro porcento dos Corollas seguiram por esse canal, enquanto somente 14% de Etios e Hilux vão para frotistas.

Num mês em que as vendas caíram 7,8% com relação a janeiro, sobressaiu a Honda, com +7%, Mercedes-Benz, +7%, Renault se manteve no mesmo patamar, o que é positivo. Na outra ponta, as marcas que mais decresceram em fevereiro foram a Peugeot, com -19%, Citroën, com -20% e Audi, mesma queda.

No bimestre, Jeep desponta com +28% e Nissan, com +27%, ambas impulsionadas pelo lançamento de novos suves, respectivamente o Compass e Kicks, que se agregaram ao seu portfólio. Chevrolet não fez feio, com +4% e Ford, com +3%. No outro extremo, vimos a Kia, com -45%, Audi, -38% e BMW, com -23%. Surpreenderam também as quedas da Hyundai, -15%, apesar de um novo modelo lançado, o Creta; Fiat e VW, ambas com -13% e sem novos modelos.

O campeão de vendas do mês foi o Onix, com 11.980 unidades, seguido do HB20, com 6.521 e Ka, com 5.765. Gol em bom quarto lugar, com 4.564. Apesar do mês morno, Onix fecha o bimestre com expansão de 9% em suas vendas, quando comparado com mesmo período de 2016, ampliando seu domínio. Porém a concorrência reagiu, Ka teve crescimento de 30%, Sandero, 29% e Gol, 23%. Os hatches compactos estão tomando espaço de veículos mais caros.

Nos comerciais leves, Toro liderou o mês de fevereiro, com 3.582 unidades, seguida da Strada, com 3.289, Saveiro, com 2.982, voltando ao seu histórico 3º lugar. Hilux em seguida, com 2.034. A picape nipo-argentina enfrentou queda de 10% nos emplacamentos no bimestre, enquanto S10 expandiu 57%, Mitsubishi L200, +10% e Ranger, +9%. O segmento de picapes cresceu 13% este ano.

Novos modelos, a Renault apresentou o Captur (foto de abertura), um suve mais sofisticado que o Duster, com conteúdo para competir com Renegade (nas versões flex) e HR-V e Creta. A cartada da marca francesa é interessante, num segmento que se pulveriza e cresce sem parar, ela compete com dois modelos que se complementam. Resta ver se a sua rede aprenderá rapidamente a lidar com Captur e Duster de forma a somar as vendas totais e não um em detrimento do outro.

Neste mês começam as vendas do Honda WR-V, já apresentado aqui no AE e que está sendo lançado para imprensa ontem e hoje em Foz do Iguaçu (PR), evento atendido pelo Paulo Keller, que deve competir com as versões mais espartanas do EcoSport e Duster.

O ano de 2017 promete.

Até mês que vem.

MAS

Fonte: Fenabrave
Fonte: Fenabrave
Fonte: Fenabrave





Anterior

TESTES F-1: FERRARI QUASE AL DENTE

Próximo

VOLKSWAGEN E DUNLOP EM PARCERIA

identicon

Marco Aurélio Strassen

Engenheiro Mecânico pós-graduado em Finanças e Marketing trabalha há vários anos na indústria de autopeças e faz a análise mensal sobre mercado especialmente para o AUTOentusiastas.

Próximo

VOLKSWAGEN E DUNLOP EM PARCERIA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In