• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

JOHN SURTEES (1939-2017)

identicon por Wagner Gonzalez
11/03/2017
em Notícias, WG
(Ilustração Wagner Gonzalez)

(Ilustração Wagner Gonzalez)







Inglês foi o único piloto campeão em motos e F-1. Venceu na F-1 com Ferrari azul e branco. Foi patrão de Môco e Luizinho.

Jack e John Surtees, pai e filho disputaram provas de sidecar na Inglaterra (Skidmark )

Faleceu nesta sexta-feira (10/3/2017) o inglês John Surtees, filho de um vendedor de motos de Forest Hill, bairro nobre de Londres e único piloto a conquistar o título de campeão mundial no motociclismo (1956/1958/1959/1960) e no automobilismo (1964). Natural de Tatsfield, no condado de Surrey, Surtees também tinha conhecimentos de mecânica amplos o suficiente para receber o título de doutor honoris causa em engenharia pela Universidade Oxford Brookes em 2015. Igualmente, era conhecido por suas posições irredutíveis, como puderam comprovar dois brasileiros que pilotaram seus carros de F-1: José Carlos Pace e Luiz Pereira Bueno.

Surtees e MV Agusta formaram uma combinação imbtível na Ilha de Man (ColumnM)

A estreia de Surtees no motociclismo inglês foi marcada pela vitória e pela desclassificação da dupla que formou com seu pai, Jack: nessa ocasião ele tinha apenas 14 anos e não poderia ter disputado a prova de sidecar. Uma vez atingida a idade legal para competir, ele disputou e venceu várias provas no motociclismo inglês e garantiu um lugar na equipe oficial da Norton em 1955. Em dificuldades financeiras, a marca não teve como evitar sua transferência para a MV Agusta, onde escreveu seu nome na história do esporte: entre 1958 e 1960 o binômio venceu 32 entre 39 provas. Nesse período ele se tornou o primeiro motociclista a vencer três edições consecutivas da clássica prova Tourist Trophy, na Ilha de Man, e venceu inúmeros títulos nas categorias 350 cm³ e 500 cm³.

Sua passagem para o automobilismo aconteceu de forma impressionante: após algumas experiências com um GTS da Aston Martin, ele estreou na F-Júnior vencendo em Goodwood ao volante de um Cooper inscrito por Ken Tyrrell. No mesmo ano foi convidado por Colin Chapman para integrar o Team Lotus e alinhou no GP de Mônaco 1960 ao volante de um modelo 18. A estreia na F-1, dia 29 de maio de 1960, foi menos que discreta: entre 24 inscritos ele foi o 15º em um grid de 16 carros e abandonou com problemas de transmissão após 17 das 100 voltas do percurso. No dia 16 de julho ele voltou a disputar um GP e o resultado foi bem diferente: alinhou em 11º em um pelotão de 24 carros e cinquenta segundos depois da bandeirada de vitória do GP da Grã-Bretanha ter sido dada a Jack Brabham (Cooper Climax), Surtees completou o percurso de 77 voltas em segundo lugar.

A disputa entre Surtees e Clark na decisão do título de 1964 no Autódromo Magdalena Mixhuca (Arquivo Pessoal)

Um período menos brilhante com as equipes Cooper (1961) e Lola (1962) precedeu um convite irrecusável de Enzo Ferrari, proposta que foi costurada pelo saudoso Franco Lini (1925-1997), provavelmente o primeiro jornalista a se tornar chefe de uma equipe de F-1, igualmente na Ferrari. Surtees venceu o campeonato de 1964 de forma, no mínimo, curiosa: ele ganhou os GPs da Alemanha e da Itália e chegou ao final da temporada disputando o título com Jim Clark e Graham Hill. Em uma das inúmeras desavenças entre Enzo Ferrari e o poder constituído, os carros da Scuderia foram inscritos pelo North American Racing Team para os GPs dos EUA e do México e, assim, devidamente pintados de branco e azul, cores oficiais dos Estados Unidos junto à Federação Internacional do Automóvel. No Autódromo Magdalena Mixhuca (hoje Hermanos Rodriguez), Surtees terminou a corrida em segundo lugar, 1’9”atrás do Brabham Climax de Dan Gurney; mesmo abandonando na penúltima volta (vazamento de óleo), Clark ficou em quinto lugar na corrida, Hill foi o décimo primeiro.

Com chassi projetado e construído pela Lola, o Honda RA 301 ficou conhecido como Hondola (Honda)

A vitória no GP da Bélgica de 1966, em Spa, marcou a despedida áspera de Surtees com a casa de Maranello, que ainda vivia os efeitos da conturbada administração de Eugenio Dragoni e Romulo Tavoni. De volta à equipe Cooper, o inglês conseguiu levar o pesado e exótico chassi T81 equipado com motor Maserati V-12 à vitória no GP do México. Em 1967 aceitou a proposta da Honda para desenvolver o RA 273, um chassi projetado pela Lola e equipado com motor V-12. A vitória na Itália, a última de sua carreira de 111 GPs, foi conquistada por apenas 2/100 de segundo sobre Jack Brabham (Brabham BT24 Repco), o ponto alto dessa união. No ano seguinte, Surtees comprovou de maneira trágica seus conhecimentos de engenharia ao se recusar a pilotar o chassi RA 302, equipado como motor V-8 arrefecido a ar. Segundo ele, o motor não funcionava de maneira confiável, mas o francês Jo Schlesser aceitou o desafio e acabou falecendo após bater com o carro na terceira volta do GP da França, em Rouen-les Essarts.

Carlos Pace abandonou a equipe Surtees no meio da temporada de 1974 (GP History)

Sua carreira na F-1 prosseguiu com atuações com um BRM da equipe oficial (1969) e com um McLaren inscrito por ele mesmo na temporada seguinte, até a estreia do Surtees TS7 Ford no GP da Inglaterra desse ano. Monza, em 1972, foi o último circuito a ver John Surtees a bordo de um F-1 em um GP oficial. O brasileiro José Carlos Pace foi um dos seus pilotos (disputou 22 GPs pela equipe em 1972 e 1973), mas frequentes quebras o levaram a se mudar para a equipe Brabham na metade de 1974. Luiz Pereira Bueno disputou o GP do Brasil de 1973 com o terceiro carro da equipe e somente após Moco pilotar o TS-9B de número 23 e comprovar as queixas de Luizinho é que Surtees concordou em fazer as mudanças pedidas por Bueno.

Surtees pilotou para várias equipes e fábricas, aqui ele está abordo do McLaren M12 da Chaparral (Chaparral History)

Além da F-1 ele construiu modelos de F-2 e desenvolveu carros da Lola e da Chaparral para a série Can-Am, incluindo um McLaren M12 comprado por Jim Hall para descobrir por que os carros de Bruce McLaren dominavam a categoria norte-americana. Em 2005 Surtees voltou às pistas como presidente de honra do Team GB na categoria A1-GP. Em 2009 auxiliava seu filho Henry no caminho para a F-1 quando uma tragédia se abateu sobre a família: o herdeiro faleceu em um trágico acidente em Brands Hatch quando, após uma batida, uma roda atingiu a cabeça do piloto.

John Surtees estava internado há cerca de dois meses no St. George’s Hospital, em Londres, com problemas respiratórios. Ele deixa esposa Jane e as filhas Leonora e Edwina.

WG





Tags: John Surtees
Anterior

FORD FUSION HYBRID, NO USO

Próximo

PORSCHE GT3 TEM OPÇÃO DE CÂMBIO MANUAL

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

PORSCHE GT3 TEM OPÇÃO DE CÂMBIO MANUAL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In