• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Automobilismo

ALFREDO GUARANÁ (1952-2017)

identicon por Wagner Gonzalez
28/03/2017
em Automobilismo, Notícias, WG
(Ilustração Wagner Gonzalez)

(Ilustração Wagner Gonzalez)







Piloto faleceu em consequência de falência múltipla de orgãos. Foi o maior rival de Nelson Piquet na F-Super Vê. Destacou-se em várias categorias.

 

Um dos pilotos mais rápidos e humildes que o automobilismo brasileiro já conheceu nos deixou neste domingo, 26 de março de 2017. Alfredo Guaraná Menezes, ou simplesmente Guaraná, sucumbiu à falência múltipla de órgãos, consequência de um quadro decorrente da combinação de cirrose hepática e hepatite C, situação que já havia justificado uma longa internação em dezembro último. Seus títulos mais importantes foram o Campeonato Brasileiro de Super Vê em 1977/1978 e, sem dúvida, sua participação na 24 Horas de Le Mans de 1978 foi um dos principais momentos de sua carreira.

Como esse Porsche 935, o trio Alfredo Guaraná, Paulo Gomes e Marinho Amaral correu em Le Mans 1978 e foi sétimo na classificação geral e segundo na sua classe  (Arquivo pessoal)

Guaraná começou no kart, acompanhando seu irmão Sérgio Guaraná, e mais tarde formou com Luiz Antônio Siqueira Veiga, o Teleco, a dupla vencedora da equipe Autozoom na classe A (motores até 1.600 cm³) da Divisão 3. Foi com os Fuscas pintados na cor abóbora e preparados por Ítalo Adami Jr. e Robertinho Simão que ele ganhou notoriedade no cenário nacional. Com a interrupção das atividades dessa equipe seguiu na categoria após “adotado“ pelo preparador Amador Pedro e também fez dupla com Eduardo Celidônio para a equipe Marcas Famosas da então nascente Fórmula Super-Vê.

O Polar que o levou ao título de 1978 está no Museu do Automobilismo Brasileiro, em Passo Fundo, RS (Pedro Martins)

Guaraná se destacou no meio como um excelente professor da Escola de Pilotagem Interlagos, onde ajudou a revelar e desenvolver o potencial de vários pilotos na estrutura onde trabalhava em parceria com Toninho de Souza e Arthur Bragantini. A forma amistosa e serena como falava com seus alunos era uma qualidade tão marcante quanto sua capacidade de acelerar automóvel que lhe entregassem em uma pista de corrida.

Celebrando com Gilberto “Giba” Magalhães uma vitória conquistada na F-Super Vê, em Brasília (Arquivo pessoal)

O período mais marcante de Alfredo Guaraná teve a companhia do preparador Gilberto “Giba” Magalhães, que o convidou para integrar a equipe Gledson quando Nelson Piquet foi disputar a F-3 na Europa. Gaúcho de Arvoredo e criado em São Paulo, “Magrão” (um dos apelidos que tinha por causa do seu físico) tinha tudo para repetir nas pistas estrangeiras as mesmas disputas que manteve com Piquet no Brasil, mas jamais teve a oportunidade de tentar uma carreira internacional em bases estruturadas. Guaraná estava para Nelson Piquet assim como Luiz Pereira Bueno estava para Emerson Fittipaldi e Mário Sérgio de Carvalho para Ayrton Senna: os três eram plenamente capazes de fazer história na F-1. O destino, porém, conspirou contra isso.

Guaraná também disputou a Stock Car, onde conseguiu uma pole position  (Foto Diário Motorsport)

WG





Tags: ALfredo Guaraná (1952-2017)
Anterior

REENCONTRO COM O McLAREN M23 – POR MARCELO CONTE

Próximo

HONDA CIVIC TYPE R, APENAS NO EXTERIOR

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

HONDA CIVIC TYPE R, APENAS NO EXTERIOR

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

26/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

26/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In